Resident Evil 5 completa 15 anos; relembre sua importância para a franquia!

5 min de leitura
Imagem de: Resident Evil 5 completa 15 anos; relembre sua importância para a franquia!
Imagem: PlayStation
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Ao longo dos seus quase 30 anos de existência, a franquia Resident Evil passou por muitas metamorfoses, sempre marcadas por títulos que impactaram consideravelmente o mercado. A maior evolução, evidentemente, foi do terceiro para o quarto jogo, momento em que uma tendência sem precedentes foi criada para influenciar não só os games seguintes da série, mas a indústria no geral.

O que veio a seguir, apesar de estar longe da perfeição, ainda conseguiu melhorar a fórmula do quarto jogo em absolutamente tudo. Arrisco dizer que Resident Evil 5 foi um dos principais "culpados" para os gamers adquirirem um PS3 ou Xbox 360 em 2009. Sim, há quinze anos — mas parece que foi ontem.

Resident Evil 5 celebrou seu 15º ano de mercado no último dia 5 de março e por muito tempo manteve-se no topo como um dos maiores best sellers da Capcom. Bom, o tempo passa e a fórmula precisa de novidades, então, naturalmente, novos jogos foram chegando e tomando o seu lugar como o mais vendido da franquia.

Por muito tempo, Resident Evil 5 foi o jogo mais vendido da franquia.Por muito tempo, Resident Evil 5 foi o jogo mais vendido da franquia.Fonte:  Capcom 

Atualmente, o quinto jogo, estrelado por Chris Redfield, ainda configura no top 10, em sétima posição. Segundo a página oficial de títulos de platina da Capcom, foram vendidas mais de 9 milhões de unidades desde seu lançamento em 2009 — números que potencialmente ganharam ainda mais força com a chegada do DLC Lost in Nightmares.

Quer matar a curiosidade e saber quais foram os jogos mais vendidos da Capcom? Então confira abaixo o top 10 entre os best sellers:

  1. Monster Hunter: World — 19,6 milhões de unidades
  2. Monster Hunter Rise — 14,2 milhões de unidades
  3. Resident Evil 2 (remake) — 13,6 milhões de unidades
  4. Resident Evil 7 — 13 milhões de unidades
  5. Monster Hunter World: Iceborne — 11,6 milhões de unidades
  6. Resident Evil Village — 9,3 milhões de unidades
  7. Resident Evil 5 — 9 milhões de unidades
  8. Resident Evil 6 — 9 milhões de unidades
  9. Resident Evil 3 (remake) — 8,4 milhões de unidades
  10. Devil May Cry 5 — 7,8 milhões de unidades

Resident Evil 5 é tão importante quanto Resident Evil 4

Resident Evil 4 revolucionou a forma como jogamos videogames em 2005. Acha exagero? Sabia que o quarto jogo da série é uma das maiores inspirações para o God of War de 2018?

A perspectiva de câmera por cima do ombro, criada por Shinji Mikami, renovou não só a fórmula da franquia, mas é uma técnica tão atemporal que, mesmo 13 anos depois, influenciou um dos games mais importantes da indústria. Isso realmente é para poucos.

Resident Evil 5 é uma evolução natural de Resident Evil 4.Resident Evil 5 é uma evolução natural de Resident Evil 4.Fonte:  Capcom 

Muitos não olham com bons olhos para Resident Evil 5, ao julgarem que ele parte muito mais para a ação do que para o terror. Bom, o fato é que há uma notável evolução em comparação ao quarto jogo, como a possibilidade de troca rápida de armas, o multiplayer local ou online e a maior dinâmica no gameplay em termos gerais.

Outro aspecto de RE 5 que simplesmente brilha é a sua história, que amarra pontas soltas das tramas do primeiro Resident Evil de 1996, assim como de Resident Evil: Code Veronica e de Resident Evil 4. O mais importante de tudo é que conclui a saga de um dos maiores vilões dos videogames: Albert Wesker.

Saturação global completa

Atenção: as próximas linhas podem conter spoilers sobre a história de Resident Evil 5.

Ambientado na África, Resident Evil 5 segue Chris Redfield e Sheva Alomar em uma missão para, mais uma vez, deter uma ameaça bioterrorista que pode causar uma "saturação global completa" — icônica frase de Wesker no jogo.

Bom, seria impossível seguir este especial sem antes dar uma passadinha pela expansão Lost in Nightmares. O conteúdo faz parte dos extras do quinto game e mostra a suposta morte de Jill Valentine pelas mãos de Albert Wesker.

Túmulo de Jill Valentine após os acontecimentos do DLC Lost in Nightmares.Túmulo de Jill Valentine após os acontecimentos do DLC Lost in Nightmares.Fonte:  Capcom 

Três anos depois do ocorrido, Chris vai até à África, em 2009, para investigar um contrabandista de armas biológicas, chamado Ricardo Irving.

Logo no início do game somos apresentados à Sheva Alomar, membro da B.S.A.A. e nova companheira de Chris. Os inimigos da vez são chamados de Majinis — muito parecidos com os Ganados de RE 4.

Chris descobre que Jill está viva, mas sendo controlada por Wesker. Após uma longa jornada por tribos, minas abandonadas e laboratórios gigantescos, eles finalmente se encontram, resultando em uma das boss fights mais icônicas da franquia: Wesker e Jill vs. Chris e Sheeva.

Resident Evil 5 marca o fim da história de Albert Wesker.Resident Evil 5 marca o fim da história de Albert Wesker.Fonte:  Capcom 

A conclusão de Resident Evil 5 também foi marcante, não só pelo fato de Chris simplesmente ignorar as leis da física e socar uma pedra gigante em um vulcão com lava escaldante, mas também por marcar o fim de Wesker na trama da saga.

Sim, queremos o remake de Resident Evil 5

Com o lançamento da reimaginação de Resident Evil 4, a Capcom atingiu novos patamares e conseguiu trazer uma experiência sólida de gameplay. Isso, além de não ter escorregado em outras coisas importantes, como no desenvolvimento da história — um dos aspectos mais criticados pelos fãs nos remakes de Resident Evil 2 e 3.

Agora, a comunidade segue ansiosa para saber quais os próximos passos da gigante japonesa. A expectativa, claro, é que o remake de Resident Evil 5 aconteça e traga frescor para a fórmula.

Resident Evil 4 é o modelo ideal que a franquia deve seguir daqui para frente.Resident Evil 4 é o modelo ideal que a franquia deve seguir daqui para frente.Fonte:  Capcom 

Essa é uma chance de ouro para a Capcom transformar a estrutura do quinto jogo e, quem sabe, desviar o foco da ação e trazer o terror para mais perto. E isso é totalmente possível, visto o que foi feito em Resident Evil 4.

Já imaginou o quão bom ficaria Resident Evil 5 se você pudesse andar e atirar ao mesmo tempo? Pois é.

Qual a sua melhor lembrança com o quinto game da franquia? Conta para a gente nas redes sociais do Voxel!

---

Jogo Resident Evil 4, PlayStation 5

7% off
Imagem: Jogo Resident Evil 4 Remake, PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Resident Evil 4 Remake, PlayStation 5

Resident Evil 4 é um remake do original de 2005. Com gráficos refeitos, jogabilidade atualizada e enredo reimaginado, mas preservando a essência do jogo original, Resident Evil 4 tem de tudo para ser o melhor jogo de horror e sobrevivência.


R$ 299,90

Jogo Resident Evil 4, PlayStation 4

7% off
Imagem: Jogo Resident Evil 4, PlayStation 4
Imagem: Tecmundo Recomenda

Jogo Resident Evil 4, PlayStation 4

Resident Evil 4 é um remake do original de 2005. Com gráficos refeitos, jogabilidade atualizada e enredo reimaginado, mas preservando a essência do jogo original, Resident Evil 4 tem de tudo para ser o melhor jogo de horror e sobrevivência

R$ 299,90

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.