Cheiro gamer? Novo dispositivo com IA solta aromas de jogos na vida real

2 min de leitura
Imagem de: Cheiro gamer? Novo dispositivo com IA solta aromas de jogos na vida real
Imagem: GameScent/Red Dead Redemption 2

As definições de imersão nos videogames acabam de ser atualizadas. Já imaginou poder sentir o cheirinho do mundo dos jogos na vida real? Com o GameScent, um gadget inteligente baseado em inteligência artificial, isso é totalmente possível a partir de hoje.

O dispositivo, lançado recentemente no mercado, libera aromas que correspondem à ação que estiver acontecendo na tela do seu monitor ou TV. Além disso, ele também é compatível com PC, consoles e até óculos de realidade virtual — como o Meta Quest e o PS VR2.

O GameScent contém um adaptador que usa sinais de áudio em tempo real para emitir diferentes tipos de cheiros, como da chuva durante uma tempestade, da floresta ou até mesmo de uma corrida. Ele já pode ser adquirido em varejistas online, como a Amazon, por US$ 149,99 — ou R$ 740,04 em conversão direta e sem impostos.

Quais aromas o GameScent libera no ambiente?

Segundo as especificações do GameScent, o gadget usa cartuchos trocáveis para emitir diferentes aromas. Além disso, ele conta com um produto específico que limpa o ar após uma sessão de jogatina — para que você não precise se preocupar com o cheiro de pneu queimado nos cantos da casa se estiver jogando um game de corrida.

Caixa do GameScent.Caixa do GameScent.Fonte:  Amazon 

Confira abaixo alguns dos aromas liberados pelo GameScent que podem tornar a sua jogatina ainda mais imersiva. Lembrando que outros cheiros serão lançados como "DLCs" no futuro — como de arenas de esportes, de sangue, de "esforço humano", do oceano e de grama cortada.

  • Tiro de armas — Experimente a intensidade de um tiroteio;
  • Explosão — Sinta a magnitude de uma explosão;
  • Corridas — Sinta a velocidade e a emoção das pistas;
  • "Ar Limpo" — Neutraliza instantaneamente quaisquer aromas no ambiente;
  • Tempestades — Mergulhe no cheiro fresco após uma tempestade;
  • Floresta — Conecte-se com a aura calma da natureza.

"Estudos mostraram que o sentido do olfato marca a memória de longo prazo com mais força do que qualquer outra coisa", explicou o presidente da GameScent, Casey Bunce, em comunicado de imprensa. "Com o GameScent, esperamos elevar as experiências dos jogadores para que sejam mais emocionantes e memoráveis do que nunca".

Se você acha que o produto é bom demais para ser verdade, basta conferir a sessão de avaliações na Amazon. "Isso é simplesmente incrível. Joguei Elden Ring e assisti um filme e os aromas acertaram em cheio", contou um dos clientes da varejista.

Que doidera esse GameScent, não? Já imaginou jogar algum game com esse nível de imersão? Comente nas redes sociais do Voxel o que achou do dispositivo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.