O que acontece com Aerith em Final Fantasy VII Rebirth?

3 min de leitura
Imagem de: O que acontece com Aerith em Final Fantasy VII Rebirth?
Imagem: Divulgação/Square Enix

Quando Final Fantasy VII chegou às lojas em 1997, ele mudou completamente a história da série. Não somente ele foi seu primeiro capítulo tridimensional, como também marcou o início de um longo relacionamento entre a Square Enix e a PlayStation. Além disso, o título trouxe um fim trágico para uma personagem amada, que até hoje é lembrado pelos fãs.

Mais de 20 anos depois, a empresa voltou a esse universo com a promessa de recontar sua história, ao mesmo tempo em que introduziu uma série de mudanças. Se ela já alterou alguns elementos do Remake de 2020, em Final Fantasy VII Rebirth, que acabou de chegar às lojas, isso não é diferente. Cuidado com os spoilers daqui em diante.

Aerith é uma das personagens mais marcantes de Final Fantasy VIIAerith é uma das personagens mais marcantes de Final Fantasy VIIFonte:  Divulgação/Square Enix 

O novo capítulo da franquia responde a uma pergunta que tem habitado a mente dos jogadores há quatro anos, desde que os créditos do Remake rolaram. Entre promessas de mudanças, teasers de destinos diferentes e esperanças de que as coisas seriam diferentes, a desenvolvedora trouxe a resposta do que acontece com Aerith Gainsborough. Confira a seguir.

Uma jovem com um destino importante

Assim como no jogo original, a Aerith de Final Fantasy VII Remake e Rebirth nos é apresentada como uma jovem florista que vive em meio ao caos urbano de Midgar. O fato de ela ser a única que consegue fazer algo florescer dentro da cidade tem a ver com sua herança como a última Cetra, raça de protetores do planeta que sumiu após uma grande tragédia.

Isso faz com que ela seja alvo da observação constante da Shinra, que deseja estudá-la para recriar seus dons e encontrar a lendária “Terra Prometida”. De forma quase inevitável, isso entrelaça seu caminho com o da Avalanche e o mercenário Cloud Strife, que lutam contra a corporação e tentam evitar que a força vital do mundo seja destruída.


No Final Fantasy VII de 1997, a herança de Cetra acaba determinando o destino da personagem. Após se separar temporariamente do grupo, ela é encontrada rezando em uma cidade abandonada por seus ancestrais. Logo depois que a encontramos, ela é trespassada pela espada do vilão Sephiroth, em uma cena que continua emocionante até os dias atuais.

Aerith em Final Fantasy VII Rebirth

Em Final Fantasy VII Remake, Aerith segue uma história semelhante. No entanto, ela inicialmente parece ter uma grande consciência do futuro e de seu destino trágico, pedindo várias vezes que Cloud não se apaixone por ela ou fique triste por não ser capaz de salvá-la das garras de Sephiroth. Porém, isso é algo que se perdeu em Rebirth graças aos Murmúrios.

Quando chegamos na Cidade dos Anciões, o destino da personagem parece se encaminhar para ser exatamente igual ao do original. Nós a encontramos rezando para encontrar uma forma de deter a Black Materia e, ao tentar nos aproximar, somos atacados pelos Murmúrios, que tentam evitar que o destino seja alterado.

Final Fantasy VII Rebirth brinca com o destinoFinal Fantasy VII Rebirth brinca com o destinoFonte:  Divulgação/Square Enix 

No momento em que parece que isso iria acontecer, Cloud se liberta das entidades e, com um golpe poderoso, apara o golpe que Sephiroth tenta desferir em Aerith — e, com isso, muda o destino. Ou ao menos é o que parece acontecer. Instantes depois, vemos a espada ensanguentada do vilão e relances de um mundo paralelo no qual a personagem não foi salva.

Em seguida, a Cetra de Final Fantasy VII Rebirth cai no chão, e começam a se alternar imagens entre ela intacta e outras em que aparece ensanguentada. Logo em seguida, o game inicia a batalha final contra o vilão que, derrotado, foge para lutar no terceiro capítulo que a série vai receber futuramente.

Final ambíguo

Assim que o jogo volta sua atenção para a Cidade dos Anciões, a Square Enix passa a tratar o destino de Aerith de forma ambígua. Enquanto os companheiros de Cloud lamentam por seu destino, o protagonista parece continuar vendo a jovem. Em uma cena seguinte, na qual o grupo se prepara para continuar perseguindo Sephiroth, ela aparece sorridente em meio a um campo florido.

Final Fantasy VII Rebirth dá respostas ambíguasFinal Fantasy VII Rebirth dá respostas ambíguasFonte:  Divulgação/Square Enix 

Apesar dos esforços da companhia, parece ficar claro que Aerith não escapou ao destino e que sua nova relação com Cloud vai além do próprio conceito de vida ou da realidade. Ela parece seguir viva em um mundo que somente ele consegue ver — ou, mais precisamente, continua existindo dentro do fluxo do lifestream.

Independente do que você acreditar, a personagem acaba ficando para trás para continuar suas preces e encontrar um meio de parar a Black Materia. Com isso, ela deve ter um papel menor na terceira parte do Remake, embora seja improvável que a Square Enix não traga diversas menções a seu destino e ao papel que ela ainda tem a desempenhar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.