Compositor de Final Fantasy não criará mais trilhas sonoras completas

2 min de leitura
Imagem de: Compositor de Final Fantasy não criará mais trilhas sonoras completas
Imagem: Washington Post

Além dos gráficos de tirar o fôlego e das histórias cativantes e repletas de reviravoltas, outra característica singular da franquia Final Fantasy é a sua trilha sonora marcante — que desde a era do NES é do tipo que faz qualquer fã parar para ouvir. Elas foram envelhecendo como vinho e ficando cada vez melhores, principalmente com a estreia de FF VII no PS1 em 1997.

O responsável por tantas músicas boas na franquia (pelo menos nos nove primeiros jogos e em outros projetos) é o lendário compositor Nobuo Uematsu. Ele, inclusive, trabalhou nos temas principais da primeira parte e de Final Fantasy VII Rebirth, mas afirma que não será capaz de compor trilhas sonoras para um game inteiro novamente.

Em entrevista recente ao veículo alemão Zeit Online, Uematsu foi questionado se já sentiu que um dia a nostalgia poderia assumir o controle e convencê-lo a compor uma trilha sonora completa para uma aventura de novo.

O lendário compositor Nobuo Uematsu não pretende mais criar trilhas sonoras completas para um jogo inteiro, embora não descarte colaborações pontuais.O lendário compositor Nobuo Uematsu não pretende mais criar trilhas sonoras completas para um jogo inteiro, embora não descarte colaborações pontuais.Fonte:  ClassicFM 

"No que diz respeito a Final Fantasy, ainda estou envolvido na escrita dos temas principais dos jogos", explicou o compositor. "Mas não acho que vou compor música para um jogo inteiro novamente. Você teria que acelerar o processo a todo vapor por dois ou três anos, e acho que não tenho mais força física e mental para fazer isso".

"Acho que prefiro usar o tempo que me resta para trabalhar em outros projetos que adoro. Como composições para Merregon ou para a minha banda conTIKI", concluiu Uematsu.

Última trilha sonora completa criada por Uematsu foi para RPG exclusivo do Apple Arcade

A última trilha sonora completa criada por Uematsu foi para Fantasian, um RPG exclusivo do Apple Arcade que é escrito e produzido por Hironobu Sakaguchi — outro veterano e criador da franquia Final Fantasy. Em uma entrevista para promover o jogo em 2021, Sakaguchi já afirmava que esse poderia ser o último trabalho completo do colega de longa data.

Fatasian, RPG exclusivo do Apple Arcade que teve trilha sonora completa criada por Uematsu.Fatasian, RPG exclusivo do Apple Arcade que teve trilha sonora completa criada por Uematsu.Fonte:  Apple Arcade 

"Antes de abordá-lo para trabalhar em Fantasian, ele estava passando por alguns problemas de saúde e havia preocupações se ele seria capaz de compor tudo ou se seria mesmo possível para ele trabalhar nisso", contou Sakaguchi ao Mobile Syrup na época.

Qual trilha sonora completa de Uematsu você mais curtiu entre os nove primeiros jogos da franquia Final Fantasy? comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.