Cenário brasileiro: 7 jogos famosos que se passam no Brasil

4 min de leitura
Imagem de: Cenário brasileiro: 7 jogos famosos que se passam no Brasil
Imagem: Rockstar Games

O Brasil é mundialmente conhecido por suas paisagens e riqueza cultural, inspirando inúmeras produções audiovisuais ao longo do tempo. Desde grandes franquias, como Street Fighter, até produções que ficaram esquecidas, como Shadowrun, estúdios e desenvolvedoras ao redor do mundo tentaram reproduzir os cenários do nosso país tropical.

No entanto, devido à extensão continental e diversidade de costumes, por vezes, essas tentativas resultaram em uma verdadeira mistura de conceitos e estereótipos. Nesta lista, o Voxel separou sete jogos que se basearam no Brasil, seja na construção de seus cenários ou de seus personagens.

1. Max Payne 3

Em Max Payne 3 (2012), o icônico protagonista trabalha como detetive particular e precisa encontrar Fabiana Branco. Ela é a esposa do chefe de uma rica família brasileira e foi sequestrada por uma gangue local. Toda a trama se passa em São Paulo, e sua representação é considerada realista por muitos fãs, com cenários bem construídos e pontos importantes da cidade, incluindo favelas, o rio Tietê e o estádio de futebol do Corinthians.

O jogo ainda retratou os costumes brasileiros de maneira natural, contando até mesmo com dubladores brasileiros que utilizaram gírias típicas e palavrões.

Confira o trailer do jogo:

2. Horizon Chase

Inspirado no clássico Top Gear, Horizon Chase (2015) é um jogo de corrida que apresenta quatro cenários brasileiros: Brasília, Niterói, Salvador e Chapada Diamantina. O jogo, que é uma produção 100% nacional, ainda conta com uma versão Turbo, que inclui uma expansão com Ayrton Senna.

Veja o trailer de Horizon Chase, a seguir:

3. Call of Duty: Modern Warfare 2

Call of Duty: Modern Warfare 2 (2022) possui uma missão inteira com o Rio de Janeiro como cenário. No jogo, agentes especiais do exército norte-americano devem impedir uma ação terrorista, caçando bandidos e traficantes de droga.

A representação visual da Cidade Maravilhosa foi elogiada e, apesar de alguns problemas de localização, o público ficou satisfeito com o mapa rico em detalhes. Assim como os figurantes de Max Payne 3, aqui, os inimigos e NPC também falam em português.

Veja o trailer:

4. Street Fighter

A franquia Street Fighter contou com diversos elementos brasileiros ao longo dos anos. Além de apresentar personagens, como o lutador Blanka e os irmãos Laura e Sean Matsuda, os jogos também contam com cenários inspirados no Brasil. No entanto, a franquia ficou conhecida por suas representações caricatas e, por vezes, preconceituosas.

Em Street Fighter II (1994), o cenário de Blanka era baseado na Bacia do Rio Amazonas, com pescadores, casas de madeira e serpentes gigantes. Já Street Fighter III (1997) introduziu Sean, com paisagens paulistas e urbanas, e o eremita Oro, que vive em cavernas brasileiras. Por fim, Laura é apresentada no Street Fighter V (2015), que trouxe pela primeira vez um cenário inspirado no Rio de Janeiro.

Confira o trailer da personagem, a seguir:

5. Assassin’s Creed 3

Assassin’s Creed 3 se passa na Revolução Norte-Americana, entre 1753 e 1783, e segue Connor, o ancestral de Desmond Miles. O protagonista tem ascendência mohawk e inglesa, e encara a luta contra os planos dos Templários. Uma das missões do título, porém, se passa em um bairro da contemporânea São Paulo, no século XXI.

Leia também: Assassin's Creed terá história em quadrinhos no Brasil na ditadura

Infelizmente, a representação foi considerada preconceituosa e gerou muitas reclamações por parte dos brasileiros. Além da representação estereotipada, os personagens foram dublados por estrangeiros, deixando a ambientação ainda mais estranha. A Ubisoft chegou a pedir desculpas na internet e disse que não repetiria o mesmo erro.

Confira o trailer, a seguir:

6. Tom Clancy's H.A.W.X

Tom Clancy's H.A.W.X é um jogo de caças aéreos, lançado em 2009, que apresenta missões de combate e defesa de pontos estratégicos. Um dos cenários do título é o Rio de Janeiro e, dessa vez, a Ubisoft se superou e entregou uma representação muito fiel.

Utilizando a transposição de diversas imagens aéreas com um recurso de super pixelização, é possível identificar alguns pontos turísticos marcantes da cidade, como o Cristo Redentor e o Maracanã.

Veja o trailer do jogo:

7. Shadowrun

Inspirado em um famoso RPG de fantasia e ficção científica, Shadowrun é um jogo de tiro com vários elementos multiplayer. O jogo se passa em Santos, no litoral de São Paulo, no ano de 2031.

Tratando-se de um título futurista e sem compromisso com a realidade, o cenário de favelas e centros comerciais é representado com elementos curiosos, além de estarem praticamente destruídos no pós-guerra.

Confira o trailer da trilogia:

Entre erros e acertos, os jogos citados nesta lista tentaram representar a diversidade brasileira e poderiam ter sido bem-sucedidos. Tendo como exemplo o cuidado e a pesquisa de Max Payne 3, nosso país tem potencial de sobra para protagonizar novas narrativas do mercado audiovisual.

E aí, qual é a sua representação preferida do Brasil no mundo dos games? Compartilhe a sua resposta nas nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades acompanhando o Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.