Os melhores jogos de Mundo Aberto de 2023 no PC e consoles

5 min de leitura
Imagem de: Os melhores jogos de Mundo Aberto de 2023 no PC e consoles
Imagem: PlayStation

Os jogos de mundo aberto vem se tornando cada vez mais frequentes no mercado de games. Graças as tecnologias atuais, é possível construir um imenso cenário a ser explorado livremente pelos seus jogadores.

E alguns jogos vão além, como Starfield, que colocou diversos planetas e seus respectivos mapas imensos a serem desvendados pelos tripulantes virtuais. Ou até mesmo franquias de sucesso, como Diablo 4, apostaram na mecânica para expandir seus horizontes.

Diante de tantas opções, hoje o Voxel traz uma lista com os melhores jogos de mundo aberto lançados em 2023. Confira a seguir!

1. Starfield

Starfield traz diferentes planetas a serem explorados no gameStarfield traz diferentes planetas a serem explorados no gameFonte:  Steam 

O esperado game da Bethesda prometeu um dos maiores ambientes a ser explorado e cumpriu a promessa. Nele, o jogador embarca em sua nave com destino a uma série de planetas, cujas regiões chamam atenção pelo tamanho de seus respectivos mapas. Isso sem falar na variação dos cenários de cada uma delas.

Com isso, o jogo de exploração espacial é de longe um dos melhores na categoria de mundo aberto. Sendo assim, prepare-se para gastar horas e horas desbravando planetas com suas respectivas fauna e flora bem diferenciadas uma das outras. Além é claro dos perigos que cada um deles reserva.

2. Spider-Man 2

Spider-Man 2 traz um dos mapas abertos mais interativos do anoSpider-Man 2 traz um dos mapas abertos mais interativos do anoFonte:  PlayStation Store 

Outro game que se destaca pelo seu mundo aberto é Spider-Man 2. Exclusivo para PS5, ele permite que os jogadores, no controle de Peter Parker e Miles Morales, explorem toda a cidade de Nova Iorque, em uma versão alternativa baseada no universo dos quadrinhos dos aracnídeos.

Para completar, o mesmo mundo aberto é repleto de atividades que ampliam a imersão no jogo. Ao circular pelas ruas e becos, é possível interagir com pedestres e acompanhar atividades do dia a dia dos cidadãos, isso sem falar nas dezenas de missões secundárias, onde boa parte das tarefas consiste em ajudar a solucionar problemas do cotidiano, como recuperar itens roubados e até encontrar um amor desaparecido.

3. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom 

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom traz um mapa de mundo aberto similar ao do capítulo anteriorThe Legend of Zelda: Tears of the Kingdom traz um mapa de mundo aberto similar ao do capítulo anteriorFonte:  Nintendo 

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom é uma continuação direta de Breath of the Wild, e traz muitos dos elementos que consagraram o capítulo anterior, como o imenso mundo aberto. Nele, jogadores podem optar por seguir as missões da história principal, ou percorrer toda a região em busca de atividades paralelas.

Além disso, com as ferramentas de construção do jogo, é possível deixar a criatividade fluir para fazer as mais loucas engenhocas. Sejam elas para ajudar a derrotar os inimigos do jogo, ou até mesmo a percorrer esse mesmo mapa de uma forma mais rápida.

4. Hogwarts Legacy

Hogwarts Legacy conta com uma dos mapas mais divertidos a serem explorados este anoHogwarts Legacy conta com uma dos mapas mais divertidos a serem explorados este anoFonte:  Steam 

Um dos títulos mais esperados do ano, Hogwarts Legacy colocou os jogadores dentro do famoso colégio de magia que dá nome ao game. Entretanto, o que chamou mesmo atenção foi a quantidade de áreas a serem exploradas no enorme mapa do jogo. Ele abrange não apenas as instalações do castelo mágico, mas também locais inéditos que não foram abordados nos livros ou nos filmes.

Sendo assim, mesmo aqueles que torcem o nariz quando o assunto é Harry Potter irão se interessar pelo jogo. Principalmente se estes também forem fãs de jogos de mundo aberto, uma vez que Hogwarts Legacy conta com um dos mais divertidos a serem explorados neste ano de 2023.

5. Diablo 4

Diablo 4 inovou ao apresentar, pela primeira vez na franquia, um imenso mapa aberto a ser explorado livrementeDiablo 4 inovou ao apresentar, pela primeira vez na franquia, um imenso mapa aberto a ser explorado livrementeFonte:  Steam 

Depois de anos e anos em desenvolvimento, Diablo 4 finalmente chegou aos PCs e consoles em 2023. E entre as inúmeras novidades, nenhuma chamou mais atenção que o seu imenso mapa de mundo aberto. Ele permite que jogadores escolham entre seguir as missões principais da história, ou completar atividades secundárias para fortalecer seu personagem.

Ainda sobre o mapa de mundo aberto, ele possui diferentes indicações para alertar os jogadores do nível ideal para explorá-lo, além de segredos que somente explorando as regiões para que sejam destacados no mapa, como masmorras, estátuas da vilã Lilith, e outros. Por fim, as atualizações constantes do game também trazem novidades nesse mesmo mapa, e regiões inéditas disponíveis por um tempo determinado.

6. Avatar: Frontiers of Pandora 

Avatar: Frontiers of Pandora traz uma imensa área inédita a ser explorada no gameAvatar: Frontiers of Pandora traz uma imensa área inédita a ser explorada no gameFonte:  PlayStation Blog 

Considerado o último grande lançamento do ano, já que o título chegou às lojas apenas alguns dias atrás, Avatar: Frontiers of Pandora é um prato cheio, principalmente, para os fãs da saga cinematográfica. Isso porque ele traz uma nova região, nunca antes abordada nos filmes, e que pode ser totalmente explorada pelos jogadores.

Ela é composta de um imenso mapa, no melhor "estilo Ubisoft", onde é possível encontrar elementos na fauna e flora local para criar itens e armas. O jogo também traz outros elementos comuns aos títulos da produtora, como elementos que liberam partes do mapa, e bases inimigas que, quando destruídas, também dão acesso a regiões antes bloqueadas.

7. LEGO Fortnite

LEGO Fortnite mal chegou ao game e já superou o modo battle royale em relação à quantidade de jogadoresLEGO Fortnite mal chegou ao game e já superou o modo battle royale em relação à quantidade de jogadoresFonte:  Fortnite 

O jogo mais recente da lista chegou como quem não quer nada, mas rapidamente superou até mesmo o modo mais popular de Fortnite, o battle royale. Em LEGO Fortnite, que pode ser baixado de graça, os jogadores controlam uma Minifigura em um enorme mundo aberto, onde é possível explorá-lo atrás de recursos para construir suas instalações.

Além disso, ele conta com um Modo Sobrevivência, onde é preciso encarar as mais variadas criaturas, e sobreviver aos ataques noturnos de monstros impiedosos. Se não bastasse tanta similaridade com Minecraft, é justamente o imenso mapa aberto que chama atenção. Além de ter mais de dez vezes o tamanho do modo battle royale, ele é criado de uma maneira aleatória cada vez que você entra no jogo. Ou seja, ele e seus itens e elementos nunca se repetem.

8. Assassin’s Creed Mirage

Assassin’s Creed Mirage traz mapa de mundo aberto inspirado no Iraque do século passadoAssassin’s Creed Mirage traz mapa de mundo aberto inspirado no Iraque do século passadoFonte:  Ubisoft 

Assassin’s Creed é de longe uma das maiores referências quando o assunto é mundo aberto. Entretanto, em Mirage, que se passa no Iraque, houve uma certa redução em comparação aos dois últimos mapas dos jogos anteriores, que por conta de seu tamanho faziam o game durar facilmente mais de 80 horas por conta de tantas áreas a serem exploradas.

Mas nem por isso o novo game deixa a desejar. Pelo contrário, ele é um presente para os fãs mais nostálgicos, que se sentiram um tanto incomodados com tanta mudanças de enredo e ambientação, principalmente em Assassin's Creed Valhalla, que mais parecia um jogo de vikings do que um novo capítulo no universo do clã de assassinos.

E na sua opinião, qual foi o Melhor Jogo de Mundo Aberto de 2023? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.