Tlauncher é seguro? Saiba se baixar Minecraft com o programa é pirataria

4 min de leitura
Imagem de: Tlauncher é seguro? Saiba se baixar Minecraft com o programa é pirataria
Imagem: Mojang/Divulgação

Um dos mais famosos jogos de exploração e sobrevivência do mercado, Minecraft é inegavelmente um sucesso. Lançado pela Mojang em novembro de 2011 depois de cerca de dois anos de versões de testes privados, o game é ainda hoje muito popular e serve de inspiração para uma porção de outros títulos lançados para consoles, PC e celulares.

Um fator crucial e que não pode ser ignorado é que o título quadradão estrelado por Steve, Alex e sua turma é um título pago — ou seja, é preciso comprar uma cópia para jogar —. Sem contar que em algumas versões é preciso ainda pagar um valor extra para jogar online, como nos casos de consoles PlayStation e Nintendo Switch. Para "burlar" todos estes gastos, surgiu o Tlauncher, que se tornou bastante popular entre uma parcela dos fãs do game.

O que é Tlaucher?

O Tlauncher nada mais é do que uma versão "crackeada" de Minecraft que permite jogar sem pagar. Em outras palavras, é uma versão pirateada do jogo da Mojang. O programa, que deve ser executado no computador, quebra as barreiras da versão Java de Minecraft, possibilitando aos jogadores terem acesso ao game sem gastar dinheiro.

Então sim, se você estava entre aqueles que ainda tinham dúvidas sobre a legalidade de rodar o Tlauncher para rodar Minecraft de graça, agora você tem certeza: esta opção é sim pirataria e uma prática ilegal.

Um dos motivos pelos quais a Microsoft e a Mojang não tomaram providências sobre o programinha é provavelmente a forma como ele funciona: como o desbloqueio ocorre na versão Java, liberar atualizações de bloqueio seria como tentar tampar o Sol com uma peneira. Em pouco tempo os crackers encontrariam outra brecha e dariam um jeito de lançar uma nova versão do launcher pirata.

O download do Tlauncher é gratuito, o que condiz com a proposta do projeto de oferecer uma versão de Minecraft grátis, e requer alguns passos para que sua instalação seja feita corretamente — incluindo liberar algumas permissões de segurança para que o game seja instalado com sucesso.

Quais as funções do Tlaucher?

A primeira delas é bem clara e já citamos mais acima: o Tlauncher permite jogar Minecraft de graça. Após baixar e instalar o launcher pirata, jogadores podem acessar o game da Mojang e curtir a jogatina com amigos em diversos servidores compatíveis com esta versão "Jack Sparrow" do título.

Tlauncher oferece aos jogadores acesso grátis e permite adicionar variados mods de Minecraft.Tlauncher oferece aos jogadores acesso grátis e permite adicionar variados mods de Minecraft.Fonte:  Tlauncher/Reprodução 

Além disso, o Tlauncher dá aos gamers a opção de personalizar a experiência de jogo com a adição de Mods que podem transformar bastante o visual e a ambientação do mundo de Minecraft. É possível, por exemplo, instalar pacotes de skins, novas modificações que tornem a iluminação do game mais realista e adicionar diferentes tipos de texturas, além de diversos outros mods disponibilizados pela e para a comunidade.

Usar o Tlaucher é seguro?

Em questão de segurança, o uso do Tlauncher cai no mesmo esquema de todo e qualquer launcher não-oficial: ao instalar um programa destes no seu computador, sempre existe a possibilidade de abrir brechas para invasões, roubos de dados, instalação de vírus, trojans, spywares e todo o tipo de ataque digital. Por mais que a ideia de jogar seu game favorito de graça seja tentadora, é sempre bom pesar as consequências de tal ato.

Ao instalar o Tlauncher você pode estar expondo seu computador, seus arquivos, seus dados e suas contas a pessoas desconhecidas que podem não ter exatamente o seu bem estar e segurança como uma prioridade. Pode até ser que haja uma versão do Tlauncher que seja limpa e segura de usar, mas sabe-se lá quantas outras estão circulando na internet com códigos maliciosos esperando apenas para serem executados no modo administrador em seu PC ou notebook.

Instalar launchers não-oficiais costuma ser perigoso pois pode abrir as portas do seu computador para vírus e ataques hackers.Instalar launchers não-oficiais costuma ser perigoso pois pode abrir as portas do seu computador para vírus e ataques hackers.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Tanto no caso de Minecraft com o Tlauncher quanto de qualquer outro jogo e seus respectivos launchers que prometem desbloquear a jogatina gratuita, sempre há o risco de que brechas estejam sendo abertas no seu computador. Por isso, a melhor e mais segura forma de jogar, ainda que também seja a forma mais cara, é comprando uma cópia do jogo.

Até porque, no caso do próprio Tlauncher, os servidores que oferecem suporte ao launcher pirata costumam estar sempre abarrotados de hackers que, sem dúvida alguma, vão atrapalhar bastante sua experiência de jogo. Já os que talvez consigam conter a atividade hacker, segundo relatos da própria comunidade em fóruns como o Reddit e o Quora, geralmente apresentam desempenho bastante abaixo do esperado, com travamentos, lentidão e por aí vai.

Ou seja: além da incerteza da segurança, o Tlauncher também não é exatamente a melhor forma de aproveitar o mundo Minecraft. Se o preço atual do jogo não cabe no seu bolso, talvez valha mais a pena esperar por uma promoção e jogar contando com a segurança dos servidores oficiais.

Lembrando que Minecraft também está disponível na assinatura Xbox Game Pass. O jogo pode ser utilizado tanto nos consoles quanto no PC por meio da assinatura, que possui um teste gratuito de 14 dias com códigos de convite.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.