Silent Hill 2: veja comparativo do jogo original com o remake

4 min de leitura
Imagem de: Silent Hill 2: veja comparativo do jogo original com o remake
Imagem: PS Blog

O remake de Silent Hill 2, sem dúvidas, é aguardado pelos fãs da obra há muito tempo. Felizmente (ou não), a Konami ouviu as preces dos fãs e decidiu engatar nessa empreitada com a Bloober Team, estúdio de The Medium que dará novos ares para a triste jornada de James Sunderland no PS5.

Mais imagens oficiais da reimaginação, inclusive, foram divulgadas no State of Play da última quarta-feira (31) — e já tem vários vídeos por aí comparando a nova versão com o jogo original, lançado em 2001 no PS2. Confira alguns deles abaixo:


Conforme noticiado no PS Blog em outubro de 2022, o remake de Silent Hill 2 está sendo desenvolvido com base na Unreal Engine 5 e contará com dois novos recursos: o Lumen e o Nanite, que podem levar "os gráficos a novos níveis, altamente detalhados e realistas, ao mesmo tempo em que eleva a atmosfera de nervosismo do jogo".

Além disso, o game aproveitará todos os recursos de nova geração, então espere pelo áudio 3D (com o mecanismo de som WWise), suporte ao DualSense e, claro, carregamentos extremamente rápidos por conta do SSD.

É muito diferente do original?

Geralmente, esse tipo de conteúdo é uma ótima régua para comparar um remake com o jogo original. O último trailer, claro, evidenciou todo o trabalho da Bloober Team em muitos dos cenários do remake de Silent Hill 2 — que são bastante familiares aos fãs de longa data.

Os cenários de Silent Hill 2 estão bem bonitos.Os cenários de Silent Hill 2 estão bem bonitos.Fonte:  PS Blog 

Naturalmente, agora esses cenários estão visualmente repaginados e com algumas mudanças pontuais que deram novos ares à atmosfera do game. As ruas da cidade também estão de arrepiar e passam uma sensação desconfortável de vulnerabilidade, assim como no clássico.

Além das novas texturas em alta definição, o remake de Silent Hill 2 também passa a impressão de estar mais amedrontador, principalmente nos trechos onde James precisa explorar corredores e becos escuros. Bom, a atmosfera do game, assim como os inúmeros puzzles, parecem estar bem fieis à experiência original.

Remake de Silent Hill 2 dividiu opiniões nas redes

Aparentemente, nem tudo serão flores para o remake de Silent Hill 2. Logo após a apresentação do trailer de gameplay no State of Play, muitos fãs foram às redes sociais reclamar sobre alguns aspectos, principalmente o combate, a câmera e as animações dos inimigos.


"O ano é 2007, Silent Hill é entregue a um desenvolvedor com um histórico ruim.

O ano é 2012, Silent Hill é entregue a um desenvolvedor com um histórico ruim.

O ano é 2024, Silent Hill é entregue a um desenvolvedor com um histórico ruim".






Bom, é impossível olhar para o remake e não perceber uma evolução notável em comparação ao jogo original de 2001. A movimentação, a câmera e principalmente o combate do clássico são alguns aspectos que envelheceram bem mal — claro, são elementos que casavam bem para a realidade da época.

O combate do remake de Silent Hill 2 causou estranheza em alguns fãs.O combate do remake de Silent Hill 2 causou estranheza em alguns fãs.Fonte:  PS Blog 

O grande problema aqui é que a qualidade dos atuais remakes acabou gerando um padrão muito alto para os nostálgicos. Resident Evil 4 e Dead Space, duas das grandes reimaginações de 2023, tiveram uma apresentação e uma execução impecáveis, redefinindo em alta performance as experiências originais.

Portanto, os questionamentos dos fãs em relação ao remake de Silent Hill 2 são válidos — até porque a Konami também tem tanta experiência quanto a Capcom e a EA com videogames. Mas será que a escolha da Bloober Team, que não tem um histórico tão bom assim, foi a correta para um projeto dessa importância?

Vale lembrar que a reimaginação sairá primeiramente no PS5 e PC. Após 12 meses, a exclusividade temporária no console da Sony acabará. A data, no entanto, ainda não foi definida — mas está previsto para 2024.

E você? O que achou do gameplay de Silent Hill 2? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.