Rockstar Games, de GTA 6, processa criadores de Alan Wake 2 devido a uma letra; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Rockstar Games, de GTA 6, processa criadores de Alan Wake 2 devido a uma letra; entenda
Imagem: Divulgação/Remedy Entertainment

A Take-Two Interactive iniciou uma disputa judicial contra a Remedy Entertainment, criadora de Alan Wake 2, a acusando de violar seus direitos autorais. Segundo a publicadora, o novo logotipo da desenvolvedora é muito semelhante ao “R” que tradicionalmente é usado para identificar as produções da Rockstar Games, desenvolvedora de GTA.

Conforme indica o site Respawn First, a disputa foi iniciada logo após a Remedy Entertainment anunciar sua nova identidade visual na primeira metade de 2023. Enquanto as duas desenvolvedoras usam a letra R em suas identificações, a criadora de Alan Wake também usa seu nome oficial, dificultando qualquer tipo de confusão.

O novo logotipo da Remedy Entertainment é o responsável pela disputaO novo logotipo da Remedy Entertainment é o responsável pela disputaFonte:  Divulgação/Remedy Entertainment 

Apesar de a nova identidade visual do estúdio ter sido revelada em abril do ano passado, até o momento ela está “passando por uma análise” no escritório de patentes dos Estados Unidos. Segundo a empresa, sua intenção era “refinar” sua identidade, representando um momento no qual ela está crescendo e diversificando suas equipes.

Remedy e Take-Two devem chegar a um acordo amigável

Disputas judiciais envolvendo marcas e logotipos são algo comum no mundo dos games, e, em muitos casos, são resultados de medidas automáticas para tentar proteger marcas conhecidas. A própria Take-Two Interactive chegou a processar a Hazelight Studios em 2021, afirmando que o jogo It Takes Two violava direitos protegidos.

A Take-Two Interactive está tentando proteger a marca da Rockstar GamesA Take-Two Interactive está tentando proteger a marca da Rockstar GamesFonte:  Divulgação/Rockstar Games 

Em sua nova ação, a publicadora afirma que o logotipo da Remedy, com um “R” estilizado, pode causar confusão no público. O processo atualmente se encontra em um período de pausa, durante o qual ambas as partes parecerem estar trabalhando juntas para chegar a um acordo amigável.

Apesar da disputa, a criadora de Alan Wake e a Rockstar Games possuem um ótimo relacionamento, e estão inclusive investindo juntas em novos projetos. As empresas estão colaborando com o desenvolvimento de um remake de Max Payne, que promete reunir em um só pacote os acontecimentos dos dois primeiros games da franquia.

Fique de olho no Voxel e não perca os desdobramentos deste caso!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.