Valve cancela projetos de Team Fortress 2 e Portal feitos por fãs

2 min de leitura
Imagem de: Valve cancela projetos de Team Fortress 2 e Portal feitos por fãs
Imagem: Valve

Não é difícil ver fãs trabalhando em projetos que homenageiam seus games favoritos, e alguns destes casos envolvem propriedades da Valve. É comum que a empresa acabe abençoando muitas dessas iniciativas, mas parece que uma mudança de estratégia já fez duas vítimas de cancelamento: Team Fortress: Source 2 e Portal 64.

Segundo o site GamesRadar+, a Valve interrompeu os dois projetos em menos de 10 dias alegando violação de direitos autorais de sua propriedade intelectual. Por conta disso, tanto Team Fortress: Source 2 quanto Portal 64 tiveram a produção encerrada para evitar problemas judiciais, e até mesmo o acesso ao repositório no GitHub do primeiro game foi removido.




"Infelizmente, isso significa que esta remoção do DMCA é o prego no caixão do projeto. Não podemos trazê-lo de volta e chamamos a atenção da Valve, parece que eles definitivamente não querem que usemos seu IP (o que é totalmente justo e legal da parte deles)", lamentou o time responsável por Team Fortress: Source 2 em mensagem oficial.

"Do fundo de nossos corações na Amper, foi uma honra fazer crescer este projeto com todos vocês e a incrível equipe por trás. Não poderíamos estar gratos o suficiente por todo o seu apoio e entusiasmo nos últimos 3 anos. Estamos muito felizes que chegamos até aqui", finaliza a mensagem.

Conhecendo os projetos

Team Fortress: Source 2 estava em desenvolvimento desde 2021, trazendo com premissa principal a portabilidade do jogo clássico para o s&box, tido como o sucessor espiritual do Garry's Mod. A proposta, como o título revela, era portar o game para o motor Source 2 e modernizar ainda mais o jogo de tiro em primeira pessoa, inclusive reconstruindo a mecânica de Team Fortress 2.

Entretanto, segundo a Amper Software, empresa que trabalhava nesse projeto, o S&box não conta com nenhum tipo de licença para uso dos assets de Team Fortress 2. Seguindo a lógica, isso acabaria enquadrando o projeto como uma iniciativa que infringe os direitos autorais da Valve.


Portal 64, como o nome dá a entender, seria uma versão do jogo de puzzle repensada para o Nintendo 64. Entretanto, o projeto teve um elemento adicional aqui: o fato de "depender das bibliotecas de propriedade da Nintendo", o que automaticamente fez a Valve ficar com receio dos advogados da Nintendo.

E você, estava de olho nestes games? O que achou do movimento da empresa de Gabe Newell? Compartilhe a sua mensagem com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.