Antivírus para jogos: descubra o modo gamer e melhore as partidas

4 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Antivírus para jogos: descubra o modo gamer e melhore as partidas

Antivírus para jogar: sim, mesmo usando o PC gamer apenas durante as partidas, vale sempre manter os sistemas atualizados. E isso inclui os programas para prevenir a ação de malwares, entre outros problemas virtuais.

Porém, algumas questões durante o uso de aplicações como essa podem prejudicar a jogabilidade do usuário, como a verificação em segundo plano. Ao ser ativado, dependendo do tipo de antivírus, ele pode impactar o desempenho durante as partidas.

Mas, é aí que entram em cena algumas dicas, como desativar as notificações durante as partidas, além de ligar o modo gamer, recurso disponível em algumas modalidades de proteção.

Pessoa jogando em um pcA versão Premium do Kaspersky Antivírus aumenta o desempenho durante as partidas. (Fonte: Getty images/Reprodução)

O que é modo gamer do antivírus?

Quando o modo gamer de um antivírus está ativado, as verificações em segundo plano são momentaneamente pausadas, bem como as próprias notificações. Dessa forma, evita-se que o jogador seja interrompido e tenha sua jogatina prejudicada.

Geralmente, quando se joga, é comum usar o modo tela cheia para que o usuário tenha uma melhor experiência durante a partida. Nesse caso, o modo gamer ou modo jogador do antivírus pode ser ativado.

Como exemplo, vamos usar o Kaspersky antivírus e explicar como funciona o modo gamer neste tipo de antivírus para jogos. Para ativá-lo, é muito simples:

1. Primeiro, é preciso abrir a janela principal do aplicativo do Kaspersky antivírus;

2. Em seguida, basta clicar no botão “Configurações”, localizado na parte inferior da janela.

3. Depois, uma janela de “Configurações” abre e, na parte esquerda dela, o usuário precisa selecionar a seção “Desempenho”;

4. Quando essa seção é marcada, a janela passará a mostrar as configurações do desempenho do Kaspersky antivírus;

5. Por fim, basta marcar a caixa de seleção “Usar Modo de Jogo”.

Pronto, o modo gamer do antivírus está ativado. Assim, o jogador pode aproveitar ao máximo as partidas, sem as notificações que, além de irritar, podem distraí-lo durante a jogatina. Além disso, o desempenho do equipamento não fica comprometido, já que todo o foco estará no jogo.

Após finalizar a partida, todas as funcionalidades voltam ao normal, inclusive as atividades do próprio antivírus e do sistema operacional.

Estudo verifica se o antivírus deixa o jogo lento

A própria Kaspersky liderou um teste para identificar os motivos que fazem com que um PC gamer fique lento durante as partidas.

Para tanto, a equipe por trás do estudo usou um PC para jogos e testou cinco programas diferentes. Chegaram à conclusão de que o antivírus em si não deixa a máquina lenta, mas alguns recursos podem impactar a jogabilidade, como são os casos das notificações, atualizações em segundo plano e verificação do disco rígido.

Pensando nesse contexto, a empresa desenvolveu o modo jogo, fator vantajoso entre os antivírus para jogar.

Quando essa função é ativada, os recursos que teoricamente deixam o jogo lento são pausados de forma momentânea sem afetar a segurança da máquina, retomando seu funcionamento quando a partida termina.

Benefícios do antivírus para jogos

O antivírus é um software originalmente criado para manter um equipamento livre de problemas, como vulnerabilidades que sirvam de porta de entrada para a ação de agentes maliciosos, sobretudo os crackers — hackers que tiram vantagens de terceiros — e os próprios vírus criados para afetar os sistemas.

Ao ativar um antivírus para jogos em seu PC gamer que tenha sido desenvolvido com essa funcionalidade, você pode ter como vantagens:

  • Melhor desempenho da sua máquina durante as partidas.
  • Atualização do banco de dados sempre que oportuno.
  • Detecção de situações que possam deixar seu pc gamer vulnerável.

No caso do Kaspersky antivírus, a versão Premium apresenta algumas funções extras que, além de garantir proteção, evitam que a responsividade das jogadas durante as partidas seja comprometida. Saiba mais na sequência.

Funções extras que ajudam o modo gamer do antivírus

Outros recursos também podem ser acionados e contribuem com todo o processo de proteção dos dispositivos durante os jogos. É o caso da VPN do pacote de segurança digital.

Ainda usando o Kaspersky antivírus como exemplo, esse programa apresenta os seguintes recursos que vão manter o seu PC gamer protegido:

  • VPN rápida e ilimitada.
  • Gerenciador de senhas e área seguros.
  • Suporte de TI premium e remoto.

No caso da VPN para jogos, essa é a sigla para Virtual Private Network, uma rede privada virtual que garante ao usuário uma navegação anônima. Basicamente, o recurso promove uma conexão segura e criptografada tanto na máquina em que se joga quanto no servidor em que a partida ocorre simultaneamente.

A VPN serve como uma camada extra de proteção que, entre outros benefícios, protege a privacidade do usuário, ocultando informações sensíveis como o endereço de IP da sua localização.

E não apenas isso. Quando uma partida fica “lagada”, a VPN pode entrar em ação. Aqui, ela atua reduzindo a distância física entre a máquina e o servidor. Assim, a velocidade da conexão é otimizada e a latência minimizada.

Pessoa jogando em um setup Quando o modo gamer do antivírus para jogos é ativado, a máquina permanece segura e com desempenho preservado, garantindo maior jogabilidade. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Resumindo: se você busca um antivírus para jogos e quer manter o seu equipamento seguro e livre de ameaças, a versão Premium do Kaspersky Antivírus pode ser a solução ideal.

Disponível nos sistemas operacionais Windows, macOS, Android e iOS, o software é um dos mais premiados do mercado em sua categoria. Ao todo, ganharam 69 prêmios em primeiro lugar ao longo de 2022 e estão entre os Top 3 da sua modalidade.

Com esse antivírus, tenha seu entretenimento sem interrupções, com otimização de desempenho e monitoramento constante de integridade dos componentes. Além disso, conte com o pacote Kaspersky Security Cloud, solução de segurança que oferece proteção e privacidade digital. Possui VPN ilimitada e cofre de identidade, protegendo seus dados e documentos digitais.

Acesse o site da Kaspersky e saiba mais sobre as condições de contratação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.