Jogo de terror do Mickey Mouse é anunciado e rende polêmicas

2 min de leitura
Imagem de: Jogo de terror do Mickey Mouse é anunciado e rende polêmicas
Imagem: Divulgação/Nightmare Forge Games

No mesmo dia em que a versão original de Mickey Mouse entrou em domínio público, um estúdio chamado Nightmare Forge anunciou que vai transformá-lo no vilão de um jogo de terror. Na última segunda-feira (1º), a desenvolvedora anunciou Infestation 88, que vai desafiar o público a lidar com uma infestação de ratos mortais.

O trailer divulgado pela desenvolvedora mostra uma série de exterminadores usando um gás letal para acabar com os ratos que tomaram conta de um galpão abandonado. No entanto, eles não são a única ameaça do lugar: uma figura gigantesca também vive no lugar e está pronta para defender seus companheiros.

“Este jogo é inspirado em obras que agora são de domínio público. Esta criação independente não foi autorizada, patrocinada ou de outra forma endossada por quaisquer autores originais de tais obras”, afirmam os criadores de Infestation 88. Eles também deixam claro que o Mickey usado é baseado naquele presente na animação Steamboat Willie.

Infestation 88 será um terror cooperativo

A Nightmare Forge descreve seu novo projeto como um título cooperativo com características episódicas. Nele, de 1 a 4 jogadores vão explorar diferentes fases em busca de infestações misteriosas que vêm acompanhadas de ameaças inesperadas. Para vencer, será necessário descobrir o ponto de surgimento dos animais e a melhor maneira de derrotá-los.

Mickey não será o único monstro de Infestation 88Mickey não será o único monstro de Infestation 88Fonte:  Divulgação/Nightmare Forge Games 

Além da versão clássica de Mickey Mouse, a desenvolvedora também pretende usar “um personagem clássico distinto ou lenda urbana” em cada capítulo do game. Isso significa que personagens como Pooh, que também está em domínio público, poderão fazer parte do elenco da experiência.

Com lançamento programado para algum momento de 2024, Infestation 88 inicialmente vai chegar somente ao Acesso Antecipado do Steam. Segundo seus criadores, isso vai permitir que ele seja aprimorado com ajuda da comunidade em um período de 6 a 12 meses. A versão completa promete ainda mais infestações, equipamentos e inimigos bizarros para enfrentar.

Polêmica envolvendo nazismo

Além de transformar Mickey Mouse em um monstro, o game também está protagonizando polêmicas nas redes sociais. Após a apresentação e repercussão do game, o estúdio por trás do projeto foi acusado de esconder alusões ao nazismo em Infestation 88.

Um dos indícios estaria no próprio nome do game, que possui o número 88, amplamente utilizado para representar a doutrina nazista. Além disso, o uso de um gás tóxico também foi visto por alguns usuários do Twitter (X) como uma possível conotação de cunho nazista.

Jogo com Mickey Mouse anunciado após o personagem entrar em domínio público.Jogo com Mickey Mouse anunciado após o personagem entrar em domínio público.Fonte:  Night Forge 


Em comunicado enviado ao Kotaku, a Nightmare Forge Games disse que o jogo não traz referências antissemitas e tudo foi uma coincidência. A empresa disse que não tinha conhecimento das possíveis ligações neonazistas quando escolheu o nome e temática do game.

"Nosso jogo se passa na década de 1980, com o ano de 1988 sendo escolhido simplesmente por seu design simétrico na arte do jogo", diz o estúdio. "Portanto, o 88 representa estritamente o ano de 1988; nenhuma conotação adicional é pretendida. Estamos em processo de revisão desta obra para esclarecer a abreviatura. Caso ainda haja preocupações, estamos abertos a alterar o nome do jogo."

E aí, qual a sua opinião sobre o caso? Deixe seu parecer nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.