PlayStation está banindo contas sem motivo, alertam jogadores

2 min de leitura
Imagem de: PlayStation está banindo contas sem motivo, alertam jogadores
Imagem: GettyImages

Uma série de jogadores donos de consoles da Sony alegam que foram banidos sem motivo da PlayStation Network. Várias reclamações começaram a surgir a partir da noite de segunda-feira (4).

Segundo o site The Verge, inúmeros relatos em redes sociais e subfóruns como o Reddit trazem depoimentos muito parecidos sobre o que aconteceu. No geral, as pessoas reclamam que foram "permanentemente suspensas" de todos os serviços da plataforma PlayStation sem que tenham feito qualquer coisa errada.

Uma das mensagens de erro no console indicando a suspensão.Uma das mensagens de erro no console indicando a suspensão.Fonte:  Reddit/BO-DACIOUS55 

Isso significa que os usuários afetados não podem acessar nenhum tipo de informação sobre a conta e nem mesmo a biblioteca digital de jogos salvos online.

De acordo com os relatos, a suspensão veio por meio de uma notificação no console, sob o código WS-11367-4. Nenhum tipo de motivo foi fornecido pela companhia, que também não explicou via email ou outras plataformas o que levou o usuário a ser suspenso.

O que diz a Sony sobre as contas suspensas?

Até agora, a Sony não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Usuários afetados não têm qualquer meio de contornar o banimento por enquanto ou então contestar a suspensão.

"O acesso à PSN foi suspenso. Se este erro aparecer durante o uso da PlayStation™Network, sua conta pode estar suspensa. (...) Se você não conseguir entrar de outro dispositivo, sua conta será suspensa devido a uma violação dos termos de serviço", diz o texto relativo ao código de erro WS-11367-4 no site oficial de suporte.

Alguns comentários de usuários pedindo ajuda nas redes sociais.Alguns comentários de usuários pedindo ajuda nas redes sociais.Fonte:  Ask PlayStation/X 

Nas redes sociais da companhia, em especial nos perfis de ajuda à comunidade, já são muitos os comentários de usuários pedindo ajuda e denunciando a suspensão instantânea.

Todos alegam que não fizeram nada de errado, seja em partidas online ou nos serviços da PS Store, e receberam a mensagem de forma repentina.

Alguns usuários que foram vítimas da suspensão instantânea tiveram a suspensão banida em questão de poucas horas após o problema começar. É o caso de Michael Dhaliwal, que relatou o ocorrido na rede social X, o antigo Twitter.

Entretanto, nem todos os usuários que comentaram sobre o banimento nas plataformas tiveram o problema revertido até a publicação desta matéria.

A hipótese mais provável é de que a suspensão em massa de contas seja um bug causado por algum tipo de erro interno no sistema da Sony, mas o caso só deve ser explicado após alguma manifestação por parte da companhia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.