PS4: 8 exclusivos subestimados do console da Sony

5 min de leitura
Imagem de: PS4: 8 exclusivos subestimados do console da Sony
Imagem: Sony

O universo dos videogames é vasto e alguns verdadeiros tesouros podem acabar ofuscados pela sombra dos nomes mais populares. No reino do PS4, console da Sony que completa 10 anos de mercado nesta quarta-feira (15), há uma seleção de jogos exclusivos que, embora competentes em suas execuções, foram subestimados e não tiveram parte do merecido reconhecimento.

Nesta jornada pelos cantos menos explorados do catálogo do PlayStation 4, vamos descobrir e celebrar algumas dessas “gemas” escondidas do console. Aliás, se você ainda joga na geração passada e está procurando novas aventuras que valham seu tempo, talvez esta lista do Voxel com oito exclusivos subestimados do PS4 possa te dar uma luz.

8 exclusivos subestimados do PS4

The Order: 1886

The Order: 1886, um título que prometia uma experiência única, infelizmente não encontrou o sucesso estrondoso que muitos esperavam. Lançado em 2015 como exclusivo de PlayStation 4, a aventura cativou os jogadores com sua narrativa alternativa de uma Londres vitoriana e repleta de elementos steampunk.

The Order: 1886 oferta experiência cinematográfica no PS4.The Order: 1886 oferta experiência cinematográfica no PS4.Fonte:  PlayStation 

Contudo, apesar da sua rica ambientação, gráficos deslumbrantes e uma pegada mais cinematográfica, o título foi ofuscado por críticas relacionadas à sua duração relativamente curta e ao foco excessivo nas cutscenes, que reduziam a interatividade, segundo alguns jogadores.

Tearaway Unfolded

Lançado originalmente em 2013 para o PS Vita e posteriormente para o PS4, Tearaway Unfolded, joia criativa desenvolvida pela Media Molecule, oferece uma experiência única que utilizou de forma inovadora os recursos do PlayStation 4 na época — principalmente o DualShock 4.

Tearaway Unfolded explora muito bem os recursos do PS4, principalmente o DualShock 4.Tearaway Unfolded explora muito bem os recursos do PS4, principalmente o DualShock 4.Fonte:  PlayStation 

Apesar do charme, originalidade e estilo de arte carismático, o jogo não alcançou a fama merecida, em partes devido ao seu lançamento em meio a uma concorrência intensa. Alguns dos títulos lançados em sua janela incluíam Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, Mad Max, Forza Motorsport 6, FIFA 16 e Super Mario Maker.

Knack II

Desenvolvido pela “falecida” Japan Studio, o Knack original foi essencialmente uma demonstração técnica destinada a explorar todo o poder de fogo do PS4 na época do seu lançamento. Parecia ótimo, mas a alta dificuldade e o gameplay superficial simplesmente desviaram a atenção de muitas pessoas.

Knack II é um jogo de PS4 bem divertido para aproveitar com os amigos e família.Knack II é um jogo de PS4 bem divertido para aproveitar com os amigos e família.Fonte:  PlayStation 

Knack II buscou corrigir as falhas apontadas em seu antecessor, oferecendo melhorias nas mecânicas de jogo e uma narrativa mais desenvolvida. No entanto, apesar dos esforços, o título não conseguiu alcançar o reconhecimento merecido, já que a falta de novidades contribuiu para uma recepção mais modesta do jogo.

Porém, o gameplay acessível para crianças e desafiador para os adultos, além dos puzzles e modo cooperativo divertido, fizeram a aventura encontrar seu espaço entre jogadores que apreciam experiências mais leves e familiares.

Dreams

A Media Molecule expandiu os horizontes com Dreams, game que oferece um leque quase infinito de possibilidades na criação de jogos e modelos em 3D. O título foi lançado em fevereiro de 2020 e oferece todos os recursos necessários para que os jogadores possam criar games funcionais ou homenagear outras franquias.

Dreams é um dos títulos de PS4 que mais exploram a sua criatividade.Dreams é um dos títulos de PS4 que mais exploram a sua criatividade.Fonte:  PlayStation 

Explorar a criatividade para recriar Ratchet & Clank ou até mesmo uma arte impressionante baseada em Elden Ring são alguns dos exemplos.

O sucesso do game entre a comunidade criadora de conteúdo parece não ter conquistado o interesse do público comum, segundo um artigo do Kotaku publicado em dezembro de 2020. O texto sugere algumas razões para o jogo não ter emplacado, sendo a falta de incentivo para retornar às criações a principal delas.

Until Dawn

Apesar de ter recebido elogios pelo elenco, pela narrativa inovadora e a capacidade de moldar a história com base nas escolhas dos jogadores, Until Dawn não atingiu o mesmo nível de fama de alguns outros exclusivos do PS4. Uma possível razão pode ser a natureza específica do jogo, que é um thriller interativo com ênfase na narrativa.

Apostando forte na narrativa, Until Dawn é uma ótima opção entre os jogos de terror do PS4.Apostando forte na narrativa, Until Dawn é uma ótima opção entre os jogos de terror do PS4.Fonte:  PlayStation 

Indo na contramão da ação intensa, os jogadores que procuravam um gameplay mais tradicional talvez não tenham se sentido muitos atraídos pelo formato de Until Dawn. No entanto, é importante mencionar que o jogo pode conquistar aqueles de “mente aberta”, principalmente os entusiastas do terror.

InFamous: Second Son

InFamous: Second Son, embora tenha sido um dos primeiros first party de PlayStation 4, também não atingiu o mesmo patamar de reconhecimento que alguns outros jogos da plataforma. Apesar de oferecer um gameplay sólido e um mundo aberto bem divertido de explorar, a concorrência intensa de AAAs no lançamento do console de geração passada pode ser um dos fatores que o tornaram um exclusivo subestimado de PS4.

InFamous: Second Son é uma das aventuras mais legais da franquia.InFamous: Second Son é uma das aventuras mais legais da franquia.Fonte:  PlayStation 

Não entenda mal: Second Son é um ótimo jogo — e o DLC First Light também é uma experiência que deve ser apreciada. Portanto, é importante destacar que, apesar de não ter alcançado o mesmo status de alguns de seus contemporâneos, isso não significa que a aventura protagonizada por Delsin Rowe seja ruim. Muito pelo contrário: só faltaram holofotes.

Days Gone

Apostando em visuais impressionantes, mundo aberto, narrativa envolvente e mecânicas robustas de sobrevivência, Days Gone também não parece ter alcançado o mesmo nível de reconhecimento dos outros exclusivos de PS4 — mesmo que ofereça uma experiência única de explorar um vasto mapa repleto de zumbis e missões para cumprir.

Em meio ao apocalipse zumbi, Days Gone oferece um vasto mundo aberto para explorar.Em meio ao apocalipse zumbi, Days Gone oferece um vasto mundo aberto para explorar.Fonte:  PlayStation 

O potencial motivo pode estar relacionado à saturação de jogos de mundo aberto durante o lançamento, assim como a temática de apocalipse zumbi. Além disso, alguns críticos e jogadores mencionaram problemas técnicos no lançamento, que podem ter afetado a experiência e impactado negativamente na recepção — consequentemente, ofuscando a aventura de Deacon St. John ao longo dos anos.

Menção honrosa — AstroBot: Rescue Mission

Com o anúncio do PSVR, a maioria dos fãs imaginou grandes aventuras em primeira pessoa com um tipo de exploração jamais antes vista nos videogames — e essa expectativa, em partes, foi correspondida.

Porém, são experiências como AstroBot: Rescue Mission, um jogo de plataformas em 3D, que realmente fizeram o dispositivo de realidade virtual do PS4 valer a pena — apesar do pouco reconhecimento, principalmente por ser uma plataforma que nem todos têm acesso.

AstroBot: Rescue Mission traz experiência à lá Mario 64 no PSVR.AstroBot: Rescue Mission traz experiência à lá Mario 64 no PSVR.Fonte:  PlayStation 

O gameplay básico de AstroBot: Rescue Mission é terrivelmente revolucionário. Como apontada na análise do Voxel, a carismática aventura do robozinho da PlayStation é tão genial que “redefine a realidade virtual”, tal como Mario 64 fez com o 3D no Nintendo 64 lá nos anos 1990. Sim, este é o tipo de experiência indispensável caso você tenha o primeiro PSVR.

Curtiu a lista de jogos exclusivos e subestimados de PS4? Qual deles é o seu favorito da geração passada? Comente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.