Ator de GTA V tem casa invadida pela polícia durante live; veja

2 min de leitura
Imagem de: Ator de GTA V tem casa invadida pela polícia durante live; veja
Imagem: Voxel

O ator por trás de Michael De Santa de Grand Theft Auto 5, Ned Luke, foi vítima de swatting nesta quinta-feira (23). O episódio aconteceu enquanto o dublador fazia uma transmissão ao vivo jogando GTA Online.

No X, antigo Twitter, Luke se manifestou confuso com a situação, mas sem falar muito. O dublador parece estar bem após o ocorrido.

Durante a live, Ned Luke olhava para o placar de GTA Online quando de repente precisou atender a porta. Então, o ator informa a audiência que precisa encerrar a live, já que aparentemente foi alvo de swatting.

O que é swatting?

Em termos gerais, swatting é como um trote para a polícia norte-americana. O autor do trote aciona a polícia ou outras forças do estado e pede socorro na localização da vítima, fazendo com que as autoridades compareçam no endereço.

Contudo, é uma "brincadeira" bastante perigosa. O swatting já fez vítimas no passado e pode causar problemas caso o alvo seja pego de surpresa e reaja mal.

Por conta desse tipo de crime, influenciadores e criadores de conteúdo dos Estados Unidos precisam manter seus endereços residenciais sobre sigilo absoluto. Caso contrário, basta uma ligação para ter sua vida colocada em risco.

policiaCasos de Swatting ocorrem desde 2008, alerta o FBI.Fonte: Pexels

Para se ter noção da gravidade, há casos de swatting que acabaram em tragédia, como o Tyler Barriss. Em 2017, o norte-americano acionou a polícia alegando que teria feito sua família de refém, após atirar em seu pai.  

Contudo, o endereço relatado pertencia ao de Andrew Finch, de 28 anos, que acabou morto em sua residência por descumprir ordens da polícia. Segundo os policiais, ele não obedeceu as ordens para levantar as mãos, as levando até a cintura.

O motivo para ligação teria sido uma disputa em um jogo online, que sequer envolvia Andrew Finch. Após o incidente, Tyler Barriss foi condenado a 20 anos de prisão em 2019.

Brasil mais insano que GTA?

Embora casos de Swatting não sejam tão comuns no Brasil, o cotidiano nacional ainda pode surpreender a qualquer um — pelo menos é o que sugere o próprio Ned Luke, além de Shawn Fonteno, os respectivos dubladores de Michael e Franklin em GTA V. Em uma entrevista exclusiva ao Voxel, durante a BGS 2023, eles participaram de um jogo onde deveriam adivinhar se uma manchete era a descrição de uma notícia do país ou uma missão do jogo.

Surpreso com o resultado, Ned afirmou: "Não importa o quão louco GTA é... Nada que fizemos em GTA é tão louco quanto isso," comenta, "Eu amo o Brasil. Mais uma das razões para eu amar aqui. Eles tentaram roubar um banco usando papel alumínio!"

Aos risos, Fonteno responde: "É uma boa ideia," brinca, "É só não entrar em um micro-ondas," conclui. Para conferir o restante da entrevista, basta acessar nosso especial clicando neste link!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.