Call of Duty: como usar DLSS e Nvidia Reflex em Modern Warfare 3

4 min de leitura
Imagem de: Call of Duty: como usar DLSS e Nvidia Reflex em Modern Warfare 3
Imagem: Activision Blizzard

As tecnologias de otimização de desempenho da Nvidia estão presentes em Call of Duty: Modern Warfare III desde o lançamento. Desde o primeiro dia de acesso antecipado, donos de placas Nvidia RTX podem aproveitar a ferramenta de upscaling com inteligência artificial, mas será que realmente faz diferença?

A resposta é bem curta: sim. A implementação do Deep Learning Super Sampling (DLSS) da Nvidia em CoD: MW3 traz ganhos expressivos em desempenho. Segundo a própria Nvidia, a ferramenta pode quase dobrar o número de quadros obtidos na renderização nativa.

O que é DLSS 3?

DLSS 3 é a versão mais recente da tecnologia de upscaling com IA da Nvidia. A solução é exclusiva para placas da série RTX 40 e é uma combinação entre os recursos de super resolução e a geração de quadros com inteligência artificial.

Nesta nova versão, a Nvidia inaugurou o Acelerador Óptico de Fluxo e a geração de múltiplos quadros a partir de um. Essas duas novas tecnologias trabalham em conjunto para aumentar a geração de quadros, capturando detalhes sobre a imagem e tentando "prever" onde estarão os pixels no próximo.

Porém, esse processamento robusto só acontece graças aos núcleos Tensor das placas RTX 4000. Esse componente consegue criar até sete novos frames a partir de um quadro redimensionado, mas sem depender de outros recursos do sistema.

Como o DLSS 3 melhora o desempenho?

Em dados de benchmark fornecidos pela Nvidia, o incremento na quantidade de quadros com DLSS 3 é significativo. Abaixo, confira a média de quadros gerados por segundo com e sem a tecnologia em Call of Duty Modern Warfare 3.

O Nvidia DLSS 3 quase dobra a média de quadros por segundo gerados pelas placas RTX 40.O Nvidia DLSS 3 quase dobra a média de quadros por segundo gerados pelas placas RTX 40.Fonte:  Nvidia 

Os ganhos são interessantes em todas as placas RTX 4080, sendo extremamente importantes para garantir fluidez na jogatina do jogo de tiro. A RTX 4090 vai de 124,6 fps para 206 fps, enquanto a RTX 4070 foi de 59,8 quadros para 113, oferecendo bem mais estabilidade — ambas as placas na resolução 4K.

Os testes na resolução 1440p também mostram que o DLSS 3 proporciona 1,6x mais quadros por segundo. Neste experimento, até a RTX 4060 foi colocada para jogo, indo de 59,3 fps para 100,8 fps.

Os ganhos do DLSS 3 também foram expressivos em 1440p.Os ganhos do DLSS 3 também foram expressivos em 1440p.Fonte:  Nvidia 

Em Full HD, uma das resoluções mais utilizadas atualmente, o resultado não podia ser diferente: todas as placas RTX 40 apresentaram melhor taxa de quadros, independente da categoria. Confira:

O DLSS 3 consegue melhorar o desempenho até na resolução 1080p.O DLSS 3 consegue melhorar o desempenho até na resolução 1080p.Fonte:  Nvidia 

DLSS 2 também está disponível

Para as placas mais antigas da família RTX, a Nvidia oferece o DLSS 2. Essa solução de upscaling com IA não é a mais recente da companhia, mas tem um bom histórico de ganhos de desempenho desde que foi lançada.

Entendendo o Nvidia Reflex

Complementando a experiência, o Nvidia Reflex promete encurtar o tempo de resposta entre o clique e a ação no jogo diminuindo a latência local. A tecnologia está disponível para diversos títulos, incluindo Call of Duty: Modern Warfare III, e não é exclusiva das GPUs mais modernas.

Os ganhos com o Nvidia Reflex ficam na casa dos milissegundos, o que deve ser suficiente para aprimorar a jogatina e o tempo de resposta do jogador. No novo jogo da Activision Blizzard, a redução de latência chega a 28%.

Quais as opções de DLSS 3 em Call of Duty: Modern Warfare III?

A ativação do Nvidia DLSS 3 acontece no menu de configurações, na aba "Qualidade". A opção está contida no submenu "Otimização/Nitidez" e está disponível em quatro modos:

  • Desempenho Ultra;
  • Desempenho;
  • Equilibrado;
  • Qualidade.

Cada uma das opções oferece uma definição diferente para o DLSS, mas a regra é básica: quanto melhor o desempenho, menor a resolução de renderização.

O Nvidia DLSS está disponível em quatro opções.O Nvidia DLSS está disponível em quatro opções.Fonte:  Igor Almenara/Voxel 

A Nvidia recomenda utilizar o Desempenho para jogatinas em 4K, enquanto a opção Qualidade é preferível para jogos em 1440p e 1080p.

Como ativar DLSS 3 em Call of Duty: Modern Warfare III?

Para ativar o DLSS 3 em CoD: MW3, você deve:

  1. Dentro do jogo, entre em Configurações > Qualidade;
  2. Abra o submenu "Otimização/Nitidez";
  3. Clique na opção "Nvidia DLSS";
  4. Escolha entre as opções de qualidade no menu "Mostrar mais".

Como ativar o Nvidia Reflex em Call of Duty: Modern Warfare III?

Já o Nvidia Reflex fica em outra posição no menu. Neste caso, você deve:

  1. Dentro de CoD: MW3, entre em Configurações > Tela;
  2. Procure por Nvidia Reflex - Baixa Latência entre as opções;
  3. Selecione "Ligado" ou "Ligado + Impulso";

Nesta ferramenta, a opção "Ligado + Impulso" acelera a frequência da GPU numa tentativa de conter engasgos do processador.

O Nvidia Reflex pode ser ativado nas Configurações de Call of Duty: Modern Warfare III.O Nvidia Reflex pode ser ativado nas Configurações de Call of Duty: Modern Warfare III.Fonte:  Igor Almenara/Voxel 

Essa alternativa aumenta o consumo energético da placa gráfica (e, por consequência, a temperatura), mas pode ajudar a reduzir a latência em cenários que o CPU não consegue manter o ritmo.

Não esqueça de atualizar seus drivers

Falta pouco para o mundo jogar Call of Duty: Modern Warfare III em todos os seus modos. Antes disso, é importantíssimo estar pronto para aproveitar o jogo e permitir que seu computador esteja preparado para encará-lo.

Para isso, verifique se há download de drivers pendentes no Nvidia GeForce Experience e, se houver, baixe assim que possível.

Call of Duty: Modern Warfare III será lançado em 10 de novembro deste ano para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.



Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.