Super Mario Bros Wonder traz frescor e boas surpresas à franquia - review

8 min de leitura
Imagem de: Super Mario Bros Wonder traz frescor e boas surpresas à franquia - review
Imagem: Nintendo/Reprodução

É quase impossível pensar ou falar de videogames sem que as criações de Shigeru Miyamoto venham à nossa mente, especialmente o Mario. Um dos maiores mascotes dos games, o encanador italiano já apareceu em diversas formas e em gêneros diferentes ao longo das últimas décadas, mas são os jogos de plataforma em 2D que ainda nos trazem algumas das memórias mais nostálgicas com o bigodudo. Depois de algum tempo sem novas aventuras nesse estilo, finalmente tivemos a notícia de que Super Mario Bros. Wonder chegaria ao Nintendo Switch em 20 de outubro de 2023 e, desde o começo, tudo já parecia bem promissor.

Com tantos jogos de plataforma que se destacaram recentemente, especialmente entre os indies, a maior questão entre os fãs era se Super Mario Bros. Wonder realmente conseguiria se reinventar ou se apostaria na mesma fórmula tradicional que conhecemos tão bem. É claro que isso você confere na nossa análise a seguir!

Um mundo cheio de maravilhas

Algo importante de se citar antes de partir para o review, é que, por se tratar de uma análise que está saindo antes do lançamento do jogo, há certas coisas que não posso revelar ou falar com grandes detalhes a pedido da Nintendo. No geral, são apenas fatores que garantem que eu não vá estragar a sua surpresa com o jogo, então não precisa se preocupar. Dito isso, vamos direto ao ponto: Super Mario Bros. Wonder faz jus ao nome e é simplesmente maravilhoso.

Se você tinha algum receio com o título, pode ficar tranquilo. Esse é facilmente um dos melhores jogos de toda franquia e dá até para dizer que ele é um dos melhores desde o Super Mario World do Super Nintendo, por mais que possa ser difícil de acreditar. Embora os jogos subsequentes tenham sido muito bons e divertidos, eles ainda caíam no que falamos mais cedo, sobre seguir a mesma fórmula segura que sempre deu certo. Com Super Mario Bros. Wonder, eu nunca sabia exatamente o que esperar e estava sendo constantemente surpreendida por mecânicas novas, inimigos inesperados e até power ups meio doidinhos que mudavam como eu interagia com os cenários em que estava.

Mario Wonder é um dos melhores jogos de toda a franquia. 

A sensação é que a Nintendo realmente prestou atenção nas novidades de outros jogos de plataforma recentes e fez o possível para inovar à sua própria maneira, e sem que parecesse que Super Mario Bros. Wonder estava copiando os coleguinhas. Isso pode ser sentido bastante no design das fases, que podem ser exploradas sem limite de tempo e que escondem muitos segredos interessantes, o que pode te levar a se aventurar por elas por diversas vezes se quiser encontrar tudo.

Algo que torna isso mais divertido é o fato de termos insígnias que oferecem algum tipo de vantagem extra ao personagem com quem estiver jogando. Você pode adquiri-las em lojinhas espalhadas pelos diferentes mundos do jogo ou ao participar de fases especiais. Não posso falar de todas essas insígnias, mas para dar alguns exemplos, temos vantagens como um nado aprimorado, saltos mais altos, recuperação de quando você cai num abismo e até um chapéu planador extremamente útil. Quando você une isso aos novos power ups, como o elefantinho que você já deve ter visto no trailer do game, é fácil de entender como dá para repetir as mesmas fases e ainda ter experiências diferentes, seja para facilitar ou para tornar a aventura mais desafiante.

Se quiser fazer tudo, é provável que vá levar mais de 20 horas em Super Mario WonderSe quiser fazer tudo, é provável que vá levar mais de 20 horas em Super Mario WonderFonte:  Nintendo/Reprodução 

Falando nas fases, foi uma ótima surpresa descobrir que você não precisa seguir um caminho linear nos mundos que for explorar, bastando iniciar os cenários que desejar e só precisando de um número de “Sementes Fenomenais” suficientes para prosseguir em certos pontos. O legal é que nem a maioria dos mundos precisa ser completada em uma ordem específica, então você terá bastante liberdade neste aspecto. Não vou falar quantos mundos estão presentes no jogo, mas posso adiantar que há bastante conteúdo e que eu demorei cerca de 15 horas para zerar o título, mas que precisaria de mais se quisesse fazer 100% de tudo. Tenha em mente que eu estou longe de ser uma boa jogadora em games de plataforma, então é possível que você demore menos tempo para completar Super Mario Bros. Wonder.

Surpresas a todo momento

É claro que não são só as insígnias e power ups que garantem diversidade de gameplay em Super Mario Bros. Wonder. Além de termos fases mais tradicionais, há muitos cenários que oferecem desafios específicos aos jogadores, o que pode ser potencializado pelo fato de termos personagens diferentes com os quais podemos jogar todas as fases. Vale dizer que a jogabilidade dos personagens em outros jogos não é igual em Super Mario Bros. Wonder, então não espere que Luigi, Peach ou Daisy tenham movimentos muito diferentes de Mario. Apenas os Yoshi e o Ledrão são levemente diferentes, já que não sofrem dano dos inimigos, mas também não se transformam quando encontram power ups. Você pode considerá-los como um tipo de modo fácil para os jogadores que queiram experimentar o game sem muitas preocupações.

Já a dificuldade das fases varia bastante e o próprio game te avisa do nível de desafio com um número de estrelas de antemão. No geral, o mais difícil é encontrar e pegar tudo que um cenário tem a oferecer logo de primeira, mas você com certeza encontrará uma boa dificuldade do meio para o fim do jogo, especialmente em locais que não podemos mencionar nesta análise. É claro que se não for muito habilidoso em jogos de plataforma, como é o meu caso, não vai achar o game tão fácil assim de qualquer maneira.

Esse é facilmente o Mario 2D mais bonito e fluido que a Nintendo já fez. Esse é facilmente o Mario 2D mais bonito e fluido que a Nintendo já fez. Fonte:  Nintendo/Reprodução 

A única decepção que tive nesse aspecto é que alguns mini chefes do jogo deixaram a desejar, já que essa foi realmente a única parte que senti que a Nintendo apelou para as suas fórmulas mais antigas. Felizmente, mais para frente há um desafio bem maior em um evento específico, mas isso só potencializou a vontade de ver esse capricho extra nas batalhas anteriores. Ainda assim, o game é realmente muito mais sobre suas fases do que suas lutas, como sempre foi o caso com outros títulos da franquia, então esse não é um problema tão sério.

Alguns mini chefes do jogo deixaram a desejar.

Algo que estará no jogo logo no lançamento, mas que eu não tive como testar pelos servidores estarem em manutenção, é o modo online. Há algumas opções diferentes do que se pode fazer, seja para ver outras pessoas passando pela mesma fase, para aproveitar o jogo entre amigos ou até para oferecer ou receber ajuda de desconhecidos. Imagino que essa possa ser uma adição bem divertida, mas que não vai ser necessariamente algo crucial para a sua decisão de compra de um título como esse. É claro que só saberemos mais nos próximos dias.

Quase um desenho animado

Partindo para outros aspectos do jogo, eu não teria como deixar de mencionar dois pontos que tornam Super Mario Bros. Wonder em algo ainda mais especial: o som e seu visual. Não dá para negar que a Nintendo realmente caprichou na direção de arte do jogo, o destacando bastante em contraste com seus antecessores, seja nos cenários, nos inimigos ou até mesmo nas animações de Mario e os outros personagens, que parecem ter saído direto de um desenho animado.

É ótimo ver cada vez mais jogos da Nintendo sendo localizados em nosso idiomaÉ ótimo ver cada vez mais jogos da Nintendo sendo localizados em nosso idiomaFonte:  Nintendo/Reprodução 

Tudo é muito fluido e cheio de personalidade, mesmo nas coisas mais tradicionais desses jogos, como o simples ato de Mario entrar ou sair de um cano, por exemplo. Os efeitos sonoros também acompanham essa temática, já que há sons até para os pulos e bundadas no chão de Mario e companhia. É claro que a fantástica trilha sonora só dá o toque final na obra, se combinando perfeitamente com o resto.

Já que estamos falando de som, é claro que também preciso mencionar o fato de que você não só poderá ler todos os diálogos e menus em nosso idioma, como também ouvirá alguns personagens em nossa língua. Infelizmente, Mario e os outros personagens ainda só soltam palavras ou frases curtas em inglês, mas você encontrará algumas flores bem falantes te dando dicas em português brasileiro em todas as fases do jogo.

Vale a pena?

Acho que se você acompanhou a minha análise até aqui, já deve ser bem óbvio que eu recomendaria Super Mario Bros. Wonder para qualquer fã dos outros jogos de plataforma do mascote da Nintendo. É claro que se você não gosta muito de games deste estilo, não é esse título que fará milagres para você mudar de ideia. O que posso afirmar é que houve um capricho muito grande por parte dos desenvolvedores para que o jogo tivesse mais inovação, diversão e, principalmente, um frescor necessário que não víamos há bastante tempo em outros Marios 2D.

O que pode chatear alguns jogadores, como mencionamos antes, é que a maior parte do game não é tão desafiante e que os mini chefes são bem esquecíveis. Além disso, a duração do título pode ser bem curta se você só correr para fazer todas as fases, então recomendamos que aproveite bem elas e que tente fazer 100% dos objetivos para ter uma experiência mais completa. Sob essa perspectiva, eu reitero que é até difícil de lembrar de um jogo do bigodudo que me cativou tanto desde Super Mario World, o que sinto que será um sentimento bem comum entre outros fãs do mascote.

Com uma surpresa a cada momento, esse é um daqueles jogos com o qual você não vê o tempo passar e que aproveita cada segundo com um sorriso no rosto. Por mais clichê que soe pelo seu nome, Super Mario Bros. Wonder é, de fato, uma maravilha de início a fim.

Nota do Voxel: 95

Super Mario Wonder foi cedido pela Nintendo para a análise em acesso antecipado. O jogo será lançado oficialmente em 20 de outubro no Nintendo Switch.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.