5 ótimos jogos de terror para quem é medroso

4 min de leitura
Imagem de: 5 ótimos jogos de terror para quem é medroso
Imagem: Capcom

O gênero terror certamente é um dos mais buscados por alguns jogadores, enquanto outros até gostariam de dar uma chance a esses títulos, mas ficam com receio de serem impactados de alguma forma e não conseguir dormir de noite. Porém, há alguns games que se enquadram nessa temática e oferecem uma experiência tranquila para os mais medrosos.

Na sequência, vamos listar alguns games que trazem zumbis, criaturas do outro mundo e coisas do gênero e que não vão atrapalhar sua noite de sono (pelo menos não no mesmo grau de Dead Space e Resident Evil 3, por exemplo). Confira quais são eles a seguir, lembrando que todos vão aparecer em ordem aleatória de preferência.

1. FEAR 3


Quem manja um pouco de inglês já bate o olho no nome deste game e já espera medo e coisas assustadoras, e isso de fato aconteceu nos dois primeiros jogos da franquia. Porém, o terceiro episódio mudou bastante as coisas nesse sentido.

Muito da aura de medo existente na franquia é culpa de Alma, a garota com poderes especiais e a responsável por muitos dos pulos que demos nos dois primeiros FEAR. Porém, isso não acontece em FEAR 3, que ainda possui uma boa ambientação, mas acaba deixando de lado esses momentos mais tensos para focar em uma jornada totalmente focada na ação direta em primeira pessoa.

2. Left 4 Dead


Left 4 Dead é um dos maiores sucessos da Valve e traz centenas de inimigos na tela para descer chumbo grosso no controle de um dos protagonistas. Evidentemente você pode esperar por vários momentos de ação aqui, mas o mesmo não pode ser dito sobre sustos.

Mesmo com os comedores de cérebro correndo a solta pelo cenário e prontos para atacá-lo, é muito pouco provável que você acabe tendo noites de pesadelo por conta da jornada vista aqui - especialmente se jogar de maneira local ao lado de alguns amigos, o que deixará a jornada ainda mais divertida e afastará qualquer possível medo que ainda exista.

3. Alan Wake


Para quem tem medo de escuro, Alan Wake é um jogo que brinca bastante com luz e sombra, inclusive usando esses dois elementos para compor muito de suas mecânicas. Aqui, um dos pontos mais importantes é utilizar a lanterna do protagonista como mira para dissipar a sombra em volta dos monstros e, dessa forma, atingi-lo com seus tiros.

A história do jogo até tem uma ambientação um pouco mais sombria, já que nele vemos Alan Wake lidando com criaturas que saíram das obras escritas por ele. Algumas dessas não representam grande perigo, mas outras podem até surpreender com alguns momentos em que você dará um pulo ou outro da cadeira — especialmente quando um desses monstros brotar do nada nas suas costas falando algo parecido com "die" (morra, em inglês).

Aliás, vale mencionar que Alan Wake 2 está agendado para chegar em 27 de outubro, trazendo uma nova aventura para quem curtiu essa série criada pela Remedy.

4. The Walking Dead

O título da Telltale Games inspirado na obra criada por Robert Kirkman envolve zumbis em sua composição, mas não há muito aqui que possa fazer com que você realmente dê pulos na cadeira ou gritos de susto com algumas situações.

A história aqui é centrada em Lee, um ex-presidiário, e seu relacionamento com uma garotinha chamada Clementine. Após encontrá-la durante suas andanças em um mundo que ele acaba de saber que está tomado por zumbis, o protagonista inicia uma jornada para ensiná-la sobre como lidar com a nova realidade.

Como em outros títulos da Telltale Games, esse é um jogo em que o andamento do enredo é moldado por algumas das escolhas que você faz ao longo da jornada, e todo o pacote apresentado aqui fez com que The Walking Dead inclusive ganhasse o título de jogo do ano em 2012, superando adversários de peso como Assassin's Creed 3 e Mass Effect 3.

5. Resident Evil 4


A série Resident Evil nasceu com foco no terror, e esse elemento se manteve firme na franquia até o terceiro episódio (vai me dizer que você nunca se assustou com Nemesis em Resident Evil 3?), mas esse cenário mudou um pouco com a chegada de Resident Evil 4.

Muito dessa mudança certamente se deu por conta da nova ambientação, já que deixamos de lado Raccoon City e seus perigos para acompanhar Leon em uma jornada por uma vila europeia onde os habitantes estão agindo de forma muito estranha.

Claro, sempre existe a possibilidade de que você acabe se surpreendendo com um momento ou outro e até dê um pulo da cadeira, mas nem de longe vai te causar pesadelos ao encostar a cabeça no travesseiro para dormir.

E você, lembra de mais jogos de terror que não causam tantos sustos assim? Compartilhe as suas indicações com os demais leitores do Voxel utilizando as nossas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.