Os 11 melhores jogos de terror de 2022

6 min de leitura
Imagem de: Os 11 melhores jogos de terror de 2022
Imagem: Striking Distance Studios

Estamos nos aproximando do fim de 2022, um momento ideal para relembrar todas as novidades incríveis apresentadas pela indústria de games ao longo desses últimos meses. Para os amantes do horror, com certeza não faltaram boas opções, com o lançamento de The Callisto Protocol em 2 de dezembro fechando o ano com chave de ouro para os fãs do gênero.

E no melhor clima de retrospectiva aterrorizante, separamos uma lista com os 11 melhores jogos de terror de 2022, usando como métrica notas maiores do que 70 no Metacritic ou suas avaliações na Steam. Confiram abaixo:

The Mortuary Assistant (Steam 9/10)

Este título indie super recomendado na Steam coloca os jogadores no controle de uma recém-graduada em ciências mortuárias, que está fazendo um estágio na funerária de River Fields.

Porém, além das tarefas cotidianas como ajudar o agente funerário a embalsamar e lidar adequadamente com os falecidos, suas funções aqui também incluem realizar rituais para identificar forças demoníacas, encontrar pistas para banir os demônios, proteger sua alma e ainda desvendar a história de Rebecca Owens, uma assombração local ligada a segredos macabros. Mais um dia qualquer no trabalho, certo?

Plataforma: PC

SCP: Secret Files (Steam 9/10)

Outro título indie de horror que conquistou os amantes do gênero este ano é SCP: Secret Files, cuja história gira em torno do pesquisador novato Karl, que entra como assistente do Dr. Raymond Hamm para uma fundação encarregada de conter anomalias perigosas e caos paranormais.

Conforme coisas bizarras ocorrem enquanto Karl organiza os arquivos ultrassecretos da organização, sua visão de mundo passa a mudar gradualmente, o levando a questionar tudo o que sabe, e precisando se esforçar muito para manter sua sanidade dentro do emprego.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC

Ravenous Devils (Steam 9/10)

Neste simulador de culinária com boas doses de terror e gore, o ingrediente secreto com certeza não é amor.

Após se mudarem para uma cidade repleta de crime, corrupção e pobreza, Percival e Hildred elaboram um plano exótico para se tornarem extremamente ricos: ele cuida de uma alfaiataria, matando os clientes no momento certo para então jogá-los por um alçapão para que ela possa utilizar a carne dos falecidos como base para os pratos servidos em seu pub.

Com o dinheiro recebido dos fregueses, os dois podem comprar novos equipamentos, aprender receitas e melhorar suas lojas, tudo para ampliar e refinar seu império de assassinatos.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, Nintendo Switch e PC

Immortality (Metascore: 88)

Dirigido por Sam Barlow (Her Story e Telling Lies), Immortality gira em torno do enigma ligado à Marissa Marcel, uma atriz que desaparece misteriosamente e cujos três filmes nos quais estrelou jamais foram lançados.

Apresentada através da técnica narrativa de full-motion video, que utiliza arquivos de vídeo pré-gravados, a trama do game leva os jogadores a descobrirem o destino de Marcel, analisando clipes dos longas, bastidores e entrevistas, sendo possível pausar e clicar em um indivíduo ou item de interesse para achar pistas que solucionem o caso.

Plataformas: Xbox Series X|S, PC, Android e iOS

SIGNALIS (Metascore: 81)

Ambientado em um futuro distópico no qual a humanidade colonizou o sistema solar, este survival horror inspirado nas obras de Stanley Kubrick, Hideaki Anno e David Lynch segue a jornada de Elster - parte dos androides humanoides conhecidos como Replikas – que desperta da criostase em uma nave destruída.

Presa em um planeta congelante, ela precisa explorar uma instalação governamental e profundezas desconhecidas em busca de seus sonhos perdidos, fugindo de criaturas aterrorizantes e ainda desvendando um mistério cósmico.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, Nintendo Switch e PC

The Quarry (Metascore: 79)

Desenvolvido pelo estúdio responsável por Until Dawn e The Dark Pictures Anthology, The Quarry é uma narrativa cinematográfica com um elenco de peso, composto por atores famosos do universo do terror como David Arquette (da franquia Pânico) e Lin Shaye (de Sobrenatural).

Sua história apresenta jovens monitores no último dia do acampamento de verão, que ao se verem sozinhos no local, decidem dar uma festinha antes de partirem na manhã seguinte. Porém, o clima de diversão e flerte acaba rapidamente quando passam a ser caçados por estranhos moradores e criaturas sinistras em uma noite aterrorizante, na qual as escolhas dos jogadores podem significar a sobrevivência ou morte de cada um dos protagonistas.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC

Dying Light 2 Stay Human (Metascore: 77)

O segundo jogo desta franquia de survival horror se passa 15 anos após os eventos de seu antecessor, trazendo como protagonista Aiden Caldwell, um viajante com a capacidade de mudar o destino da Cidade, um dos últimos bastiões da humanidade, que se encontra dividida por conflitos.

Em busca de compreender as memórias que o assombram, Aiden precisará de força e inteligência para explorar a área urbana, fazer aliados e derrotar seus inimigos, desvendando segredos sombrios pelo caminho, tudo enquanto faz o possível para continuar humano.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, Nintendo Switch e PC

The Callisto Protocol (Metascore: 76)

Concebido por Glen Schofield, o produtor executivo de Dead Space, The Callisto Protocol é um game futurístico de terror e sobrevivência cujo protagonista, Jacob Lee, é levado injustamente para a Prisão de Ferro Negro, uma penitenciária de segurança máxima em Calisto, a lua de Júpiter.

A situação que já estava ruim acaba piorando quando vários guardas e prisioneiros acabam se transformando misteriosamente em criaturas bizarras, obrigando Jacob a lutar para sobreviver e escapar do local, descobrindo em sua fuga os segredos macabros escondidos abaixo da superfície dessa lua.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC

MADiSON (Metascore: 75)

Neste jogo de terror psicológico em primeira pessoa, assumimos os controle de Luca, um jovem que acorda desorientado em um quarto escuro e com as mãos cobertas de sangue.

Procurando uma forma de compreender o que aconteceu, o rapaz logo percebe ter sido envolvido em uma teia macabra envolvendo uma assassina em série e um ritual extremamente medonho iniciado décadas atrás.

Sua única ferramenta para navegar nessa jornada insana é uma câmera de fotos instantâneas, recebida como presente de aniversário há muitos anos, e que agora parece ter a estranha habilidade de revelar segredos e mostrar o paranormal.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5, Nintendo Switch e PC

Fobia – St. Dinfna Hotel (Metascore: 73)

Desenvolvido por um estúdio brasileiro, Fobia é um jogo de terror psicológico em primeira pessoa com algumas inspirações em Resident Evil e Silent Hill.

Sua história gira em torno de Roberto, um jornalista que viaja até a pequena cidade de Treze Trilhas, em Santa Catarina, em busca de informações para uma matéria sobre o Hotel Santa Dinfna, lar de diversos boatos sobre atividades paranormais e desaparecimentos misteriosos.

Porém, após dias de investigações infrutíferas e frustrantes, o rapaz decide a voltar para casa, é então que coisas estranhas começam a ocorrer no local, obrigando Roberto a lutar por sua sobrevivência e descobrir a verdade sobre este enigma que envolve experimentos humanos, um culto e aparições em uma jornada que borra as linhas entre passado, presente e futuro.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC

Martha is Dead (Metascore: 73)

Este jogo de suspense psicológico com toques de terror se passa na Itália em 1944, mesclando realidade, antigas superstições e os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.

Quando o corpo da jovem Martha é encontrado afogado e violado, Giulia, sua gêmea, precisa achar uma forma de lidar com o peso do luto e as repercussões desse assassinato. Para encontrar a verdade por trás da morte da irmã, ela terá que se lançar em uma busca tomada por um folclore misterioso e os horrores de um conflito que parece cada vez mais próximo de sua vida.

Plataformas: Xbox One, Xbox Series X|S, PS4, PS5 e PC

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.