Castlevania: relembre a cronologia e todos os jogos na franquia

12 min de leitura
Imagem de: Castlevania: relembre a cronologia e todos os jogos na franquia
Imagem: Konami/Reprodução

Franquias tão antigas e com um catálogo tão extenso como Castlevania podem ser meio confusas para jogadores que esperam uma ordem que faça sentido, ou apenas entender mais sobre a história contada ao longo de tantos anos e games. Felizmente, a linha do tempo da saga começou a ganhar forma ainda em 1997 em uma revista japonesa da Konami, uma época em que a empresa queria dar uma referência oficial para os desenvolvedores e fãs da série.

É claro que com o lançamento de ainda mais títulos posteriormente, essa linha do tempo mudou bastante desde então. Certos jogos foram removidos, outros incluídos e alguns foram considerados como eventos que aconteceram em outro universo, por exemplo. Seguindo essa linha oficial, nós separamos todos os jogos em ordem cronológica e te contamos mais sobre a história de cada um deles logo a seguir!

Castlevania: Lament of Innocence — 1094 d.C.

Apesar de ser um jogo bem mais recente que a maioria, Lament of Innocence é o primeiro na cronologia.Apesar de ser um jogo bem mais recente que a maioria, Lament of Innocence é o primeiro na cronologia.Fonte:  Konami/Reprodução 

Lament of Innocence conta a história de Leon Belmont, o primeiro da famosa família a se envolver em uma trama com vampiros. Após seu amigo Mathias Cronqvist perder sua esposa, Leon também se vê no meio de uma tragédia quando sua noiva Sara é capturada por um vampiro conhecido como Walter Bernhard. Infelizmente, ele a encontra tarde demais e precisa sacrificá-la para impedir que sua amada passe a eternidade como vampira, mas sua alma ainda é usada para a criação do poderoso chicote que conhecemos tão bem como o "Vampire Killer".

Devidamente equipado, nosso herói se vinga de Bernhard, mas a grande virada ocorre quando sua alma sombria é usada por Mathias, que deixa sua humanidade de lado e e se transforma em Dracula, o grande antagonista da franquia e, para sempre, um inimigo da familia Belmont.

Castlevania III: Dracula's Curse — 1476 d.C.

O período entre Lament of Innocence e Dracula's Curse é maior dentre todos os games da série.O período entre Lament of Innocence e Dracula's Curse é maior dentre todos os games da série.Fonte:  Konami/Reprodução 

Por quase 400 anos após os eventos de Lament of Innocence, Dracula traçou um caminho discreto enquanto se tornava mais poderoso. Durante esse período, o vampiro se casou e teve um filho chamado Adrian, mas sua esposa acabou sendo executada após ser julgada injustamente como uma bruxa. Essa nova tragédia fez com que Dracula declarasse guerra contra a humanidade, algo que a Igreja tenta impedir sem sucesso por um bom tempo, sem alternativas a ser não convocar a família Belmont, que se tornou especialista em caçar vampiros.

Desta vez, é Trevor Belmont que faz sua jornada ao castelo de Dracula, onde ele resgata Grant Danasty e Sypha Belnades. Além disso, ele encontra Adrian, o filho de Dracula, que mudou o nome para Alucard e possui uma relação bem estremecida com seu pai. Juntos, eles derrotam o vampiro e seguem suas vidas de forma distinta: Sypha e Trevor se casam, Grant reconstrói diversas partes de sua cidade e Alucard entra em um sono profundo pela culpa de ter matado seu pai.

Castlevania: Curse of Darkness — 1479 d.C.

O jogo de PS2 coloca um antigo serviçal de Dracula no papel de protagonista.O jogo de PS2 coloca um antigo serviçal de Dracula no papel de protagonista.Fonte:  Konami/Reprodução 

Mesmo após a derrota de Dracula, sua maldição continua a se espalhar através de pragas, heresia e violência, mas é outro fator que inicia a trama confusa de Curse of Darkness. Isaac, um serviçal do falecido vampiro decide matar a esposa de Hector, um outro empregado de Dracula que o havia traído previamente. Como de praxe na franquia Castlevania, Hector jura sua vingança contra Isaac, mas acaba trilhando um caminho ainda mais sombrio.

A grande virada é que tudo isso fazia parte de um plano da própria Morte para corromper e usar o corpo de Hector como um recipiente para a ressurreição de Dracula. Mas ao perceber essa manipulação, o nosso improvável herói desiste de matar o assassino de sua esposa. Sem desistir de seu objetivo, o vampiro retorna usando no corpo de Isaac em vez disso. No fim, Hector precisa lutar contra seu antigo mestre e consegue derrotá-lo eventualmente.

Castlevania: The Adventure — 1576 d.C.

É este simples jogo de Game Boy que inicia a profecia de que Dracula pode reviver a cada 100 anos.É este simples jogo de Game Boy que inicia a profecia de que Dracula pode reviver a cada 100 anos.Fonte:  Konami/Reprodução 

É claro que seria meio estranho se Dracula simplesmente morresse para sempre no início da nossa cronologia, então a Konami encontrou uma maneira de reverter isso em um jogo bem simples de Game Boy. Na trama de Castlevania: The Adventure, descobrimos a profecia de que a cada 100 anos, quando a humanidade esquecer de sua fé em Deus, Dracula retornará à vida.

Como um século se passou desde sua morte original em Dracula's Curse, o vampiro volta em 1576. E Christopher Belment, um dos descendente de Trevor Belmont, recebe a responsabilidade de mandar o vilão de volta para às cinzas. Infelizmente, ele não é tão bem sucedido nessa missão, como veremos em breve.

Castlevania II: Belmont's Revenge — 1591 d.C.

Esse outro jogo de Game Boy mostra os eventos diretos de seu antecessor.Esse outro jogo de Game Boy mostra os eventos diretos de seu antecessor.Fonte:  Konami/Reprodução 

Apesar de ter derrotado Dracula em uma luta, Christopher não conseguiu matá-lo de verdade em sua aventura prévia. O vampiro retorna depois de 15 anos em Belmont's Revenge, tendo se recuperado completamente neste período de tempo. Desta vez, Soleil Belmont, o filho de Christopher, decide enfrentar Dracula para poupar o seu pai, que já está bem mais velho.

Para trazer mais tragédia à franquia, Soleil é transformado em um demônio e Christopher é forçado a lutar contra o mestre vampiro novamente. A boa notícia é que, desta vez, o rapaz consegue matar o conde e ainda salva seu filho, transformando-o em humano novamente.

Castlevania — 1691 d.C.

O primeiro jogo da franquia é bem mais simples em sua história, contando apenas mais uma batalha contra Dracula.O primeiro jogo da franquia é bem mais simples em sua história, contando apenas mais uma batalha contra Dracula.Fonte:  Konami/Reprodução 

Mais um século se passa, trazendo Dracula de volta à vida e agora finalmente chegamos no primeiro lançamento da franquia Castlevania, que saiu em 1986 no NES. Até por esse motivo, a história é bem mais simples. Nós seguimos a jornada de Simon Belmont, que consegue derrotar Dracula, mas é amaldiçoado pelo vampiro logo antes de sua morte, o que nos leva diretamente para sua sequência.

Castlevania II: Simon's Quest — 1698 d.C.

Apesar de ter uma trama interessante, Simon's Quest não é um dos favoritos dos fãsApesar de ter uma trama interessante, Simon's Quest não é um dos favoritos dos fãsFonte:  Konami/Reprodução 

A maldição de Dracula continua a afetar Simon mesmo após 7 anos do confronto entre os dois e o corpo do rapaz começa a se decompor aos poucos. Uma mulher desconhecida o aborda para avisar que essa maldição eventualmente o matará e reviverá o vampiro. Para impedir isso, o herói precisa encontrar e reunir os pedaços do corpo de Dracula, que estão espalhados por diversos lugares, e queimar tudo onde o castelo dele se encontrava antigamente.

Ao realizar essa tarefa perigosa, o fantasma do vampiro surge do último pedaço de seu corpo que ainda não tinha sido destruído: suas presas. Uma grande batalha é travada entre os dois novamente e Simon garante sua vitória, evitando a ressurreição.

Castlevania: Harmony of Dissonance — 1748 d.C.

Harmony of Dissonance coloca mais um membro da família Belmont contra Dracula.Harmony of Dissonance coloca mais um membro da família Belmont contra Dracula.Fonte:  Konami/Reprodução 

Apenas 50 anos desde a última luta de Simon e Dracula, nós temos a oportunidade de acompanhar as aventuras de seu neto, Juste Belmont, em Harmony of Dissonance. O jovem rapaz tem suas caçada aos vampiros interrompida quando sua amiga de infância, Lydie, é sequestrada e levada para um castelo misterioso que surgiu do nada. Seu outro amigo Maxim se junta a ele para encontrar e ajudar Lydie, mas é claro que o jogo prepara algumas surpresas extras no meio do caminho.

A virada da trama acontece quando é revelado que Maxim foi possuído por um espírito que nasceu dos restos mortais de Dracula. O castelo em si foi todo conjurado com a mente do possuído Maxim, que planeja sacrificar Lydie para ressucitar Dracula. Felizmente, os três amigos juntam suas forças e derrotam o tal espírito, algo que também liberta a mente e alma de Maxim.

Castlevania: Rondo of Blood — 1792 d.C.

Adorado por muitos e importante na cronologia, Rondo of Blood demorou algum tempo para chegar no ocidente.Adorado por muitos e importante na cronologia, Rondo of Blood demorou algum tempo para chegar no ocidente.Fonte:  Konami/Reprodução 

Com mais de 50 anos se passando desde a história de Juste, chega a hora de Dracula reviver mais uma vez, desta vez conjurado por um sacerdote do mal conhecido como Shaft. O herói da vez é Richter Belmont, que parte na sua tradicional jornada para matar o vampiro, além de ter que salvar as mulheres de sua vila que haviam sido sequestradas pelo sacerdote.

Com a ajuda de Maria Renard, que possui muitos poderes extraordinários, Ritcher segue para o castelo e consegue derrotar os dois vilões. A má notícia é que após a intensa batalha, o herói fica vulnerável e uma maldição é colocada em seu corpo pelo vampiro e seu ajudante.

Castlevania: Symphony of the Night — 1797 d.C.

O jogo que dispensa apresentações até hoje é considerado o auge da franquia por muitosO jogo que dispensa apresentações até hoje é considerado o auge da franquia por muitosFonte:  Konami/Reprodução 

Depois de 5 anos, nos encontramos em meio aos eventos de Symphony of the Night, no qual é revelado que Shaft manteve seu espírito vivo em uma bola de cristal. Ele conseguiu recuperar parte de seus poderes através da maldição colocada em Ritcher, a quem ele consegue controlar e usar para reviver Dracula de novo. Sem qualquer Belmont à vista para salvar o dia, Alucard deperta de seu sono profundo após 300 anos e, com a ajuda de Maria Renard, livra Ritcher da maldição de Shaft.

É claro que o sacerdote não desiste tão fácil e conjura uma versão invertida e flutuante do castelo de Dracula logo acima da estrutura real. Depois de ser ressucitado, Dracula luta com seu filho e é derrotado novamente. Enquanto Richter simplesmente cai no esquecimento, Alucard desiste de voltar para o seu sono profundo depois de se apaixonar por Maria.

Castlevania: Order of Ecclesia — 18XX d.C.

Fugindo um pouco do tradicional, Order of Ecclesia pode ser bem divertido.Fugindo um pouco do tradicional, Order of Ecclesia pode ser bem divertido.Fonte:  Konami/Reprodução 

Em algum momento durante o século XIX, os eventos de Castlevania: Order of Ecclesia ocorreram, mas o ano exato não é mencionado. Essencialmente, a trama mostra Shanoa, membra da igreja escolhida para carregar um glifo conhecido como Dominus — uma arma que poderia ser usado como arma contra Dracula, se fosse necessário.

O problema começa quando um de seus colegas, chamado Albus, fica com inveja e rouba três fragmentos do Dominus. Contudo, eventualemente, Shanoa descobre que ele apenas estava tentando protegê-la dos efeitos da arma, composta pelos restos mortais e energia de Dracula. Sua criação foi obra de Barlowe, líder de sua igreja, para ressucitar o Mestre dos Vampiros.

Após o sacrifício de Albus, Shanoa derrota Barlowe, mas não antes de evitar o apareciemtno do Castelo de Dracula. Enquanto nele, a heroína enfrenta e derrota o conde sem perdão.

Castlevania: Bloodlines — 1917 d.C.

Deixando os Belmont de lado, Bloodlines foca nos membros do clã Morris.Deixando os Belmont de lado, Bloodlines foca nos membros do clã Morris.Fonte:  Konami/Reprodução 

Em seguida, temos dois jogos que são protagonizados por membros do clã Morris, que são parentes distantes dos Belmont. Em Bloodlines, descobrimos que o chicote "Vampire Killer" foi repassado para Quincy Morris para que ele pudesse lutar contra Dracula em 1897, uma batalha que tiraria sua vida e do vampiro ao mesmo tempo.

Após 20 anos, Elizabeth Bartley, a sobrinha de Dracula e também uma vampira, decide trazer seu tio de volta à vida, para a surpresa de ninguém. John Morris, o filho de Quincy, se junta ao amigo Eric LaCarde para combatê-la e impedir sua ressurreição. Eles são bem sucedidos no objetivo, mas por não ser um Belmont puro, John Morris sofre com o uso de seu chicote, que drena sua vida lentamente e o leva à morte depois de alguns anos.

Castlevania: Portrait of Ruin — 1944 d.C.

Um título subestimado, Portrait of Ruin segue com a história da família Morris.Um título subestimado, Portrait of Ruin segue com a história da família Morris.Fonte:  Konami/Reprodução 

Continuando a curta saga da família Morris, Portrait of Ruin coloca Jonathan Morris, o filho de John, como o protagonista da história. Com o mundo devastado pela Segunda Guerra Mundial, muitas almas angustiadas passam a andar livremente pela Terra, conjurando o castelo de Dracula. Seguindo os passos de seu pai, Jonathan se junta à sua amiga Charlotte Aulin para descobrir o que está acontecendo por lá.

Eles encontram Brauner, um vampiro que tomou posse do castelo e se recusa a deixar o local. É claro que a dupla entra em uma batalha com esse vilão secundário antes de descobrirem que isso apenas libertou Dracula do único selo que ainda o mantinha preso. Mesmo sendo uma luta mais difícil, Jonathan e Charlotte saem vitoriosos do confronto.

Castlevania: Aria of Sorrow — 2035 d.C.

Aria of Sorrow conta com uma boa surpresa, então cuidado com spoilers.Aria of Sorrow conta com uma boa surpresa, então cuidado com spoilers.Fonte:  Konami/Reprodução 

Após mais de 90 anos desde o último retorno de Dracula, Aria of Sorrow se passa no Japão e começa sua trama quando dois adolescentes, Soma Cruz e Mina Hakuba são misteriosamente transportados para o castelo de Dracula. Por lá, Soma encontra novos aliados: Julius Belmont, Yoko Belnades e Genya Arikado, que nada mais é do que Alucard com outro nome e nova aparência. Vale mencionar que o próximo paragráfo contém alguns spoilers, então tenha isso mente se quiser ler o resto.

Dentro do castelo, o grupo acredita que precisa derrotar Graham Jones, um homem que acredita ser a reencarnação de Dracula, mas eles logo descobrem que esse não passa de um fanático. Na verdade, eles se dão conta de que Soma é a tal reencarnação do vampiro, mas que ainda há tempo de deter esse mal e impedir a verdadeira ressurreição do conde em seu corpo. Ao viajar para o Reino do Caos, Soma se liberta do poder de Dracula e consegue escapar do castelo com seus novos amigos.

Castlevania: Dawn of Sorrow — 2036 d.C.

O último jogo da cronologia segue diretamente os eventos de seu antecessor.O último jogo da cronologia segue diretamente os eventos de seu antecessor.Fonte:  Konami/Reprodução 

No ano seguinte aos eventos de Aria of Sorrow, Celia Fortner, uma líder de seita, ataca Soma Cruz e diz que ele deve segui-la até o castelo de Dracula, sob a intenção de usá-lo para trazer o conde de volta à vida. Para tentar impedir os planos e acabar com a seita e todos os seus membros, Soma, Yoko, Julius e Genya Arikado vão ao castelo, onde diversos confrontos e tentativas de corrupção acontecem.

Quando Celia falha em corromper Soma, um dos membros da seita, Dmitrii Blinov, sacrifica a líder para selar os poderes de Arikado e revela ter copiado um dos poderes de Soma. Depois de ter consumido diversas almas para aumentar seu poder, Dmitrii perde o controle da situação e se transforma em um enorme monstro. É claro que Soma e seus aliados conseguem vencer a batalha e podem continuar a seguir suas vidas normalmente.

Jogos não mencionados

Conforme mencionamos no início desse artigo, há alguns jogos que não são considerados como parte da linha do tempo oficial de Castlevania, seja porque não são tidos como canônicos ou simplesmente porque pertecem à uma linha do tempo alternativa. Entre esses jogos, temos os seguintes:

  • Castlevania: The Adventure ReBirth
  • Castlevania: The Belmont Legacy
  • Super Castlevania IV
  • Castlevania: Order of Shadows
  • Castlevania: Dracula X
  • Castlevania: Circle of the Moon
  • Castlevania: Legacy of Darkness
  • Castlevania (N64)

Como dá para perceber, há alguns títulos bem amados pelos fãs de Castlevania nessa lista alternativa, mas no geral a história deles ainda segue o padrão de Dracula ou um seguidor do conde surgindo e tendo que ser derrotado por descentes da família Belmont ou outros caçadores de vampiros. É claro que há ainda outros jogos que nem fazem parte da linha alternativa, mas preferimos citar apenas os que realmente são considerados como principais e paralelos desta vez.

Dito isso, a nossa cronologia oficial realmente acaba com Castlevania: Dawn of Sorrow, lançado em 2005 para o Nintendo DS, então seria bem interessante ver o que a Konami poderia fazer em seguida com a série. Nos diga também nas redes sociais do Voxel o que você gostaria de ver nos próximos títulos de Castlevania!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.