Quem é Hiroki Totoki? Conheça o novo CEO da marca PlayStation

2 min de leitura
Imagem de: Quem é Hiroki Totoki? Conheça o novo CEO da marca PlayStation
Imagem: Sony

A notícia inesperada da aposentadoria de Jim Ryan do cargo de presidente e diretor-executivo da Sony Interactive Entertainment (SIE), anunciada nesta quarta-feira (28), significa uma mudança na estrutura corporativa da gigante japonesa. E um substituto interino já foi anunciado.

Com a saída do responsável pela marca PlayStation, outro executivo assume imediatamente no seu lugar: Hiroki Totoki, outro veterano da Sony. Ele ficará de forma interina no cargo até que o substituto de Ryan seja escolhido — o atual presidente sairá em março de 2024.

Jim Ryan deixa o cargo no começo de 2024.Jim Ryan deixa o cargo no começo de 2024.Fonte:  Sony 

É natural que você não o conheça, já que ele atua em cargos de gerência e pouca visibilidade na empresa. Entretanto, é provável que ele apareça com mais frequência nos próximos meses, em especial em anúncios relacionados a games e consoles.

Quem é Hiroki Totoki?

Na Sony desde 1987, o japonês Hiroki Totoki tem 59 anos e ocupa dois cargos de grande importância e alto escalão na Sony. Ao mesmo tempo, ele é gerente financeiro (CFO) e gerente de operações (COO) de todo o grupo.

Isso significa que, na hierarquia da companhia, Totoki responde apenas ao CEO do Grupo Sony, Kenichiro Yoshida, e o seu papel envolve garantir resultados e supervisionar divisões como a Sony Pictures, a Sony Music, o grupo PlayStation, a unidade de eletrônicos e o segmento de semicondutores da empresa.

Totoki participou de mudanças no setor mobile da Sony na última década.Totoki participou de mudanças no setor mobile da Sony na última década.Fonte:  GettyImages 

Anteriormente, ele participou do lançamento do banco online Sony Bank, que opera apenas no Japão desde 2001, além de ter chefiado os departamentos de Estratégia de Negócios, Desenvolvimento Corporativo, Finanças e Desenvolvimento de Novos Negócios na companhia.

Totoki virou diretor e chefe financeiro da Sony Network Communications em 2013 e, no ano seguinte, foi o responsável pela reestruturação de toda a unidade de comunicação mobile da empresa — o que significa a marca Xperia de smartphones, que no período ainda era bastante relevante no mercado.

Entre as decisões tomadas por ele diretamente estão o maior investimento no setor de chips e a aquisição da gravadora EMI Music Publishing, feita em 2018.

No final de 2017, ele passou para o cargo de vice-presidente executivo sênior da Sony Corporation como um todo e, em 2020, ganhou o cargo de CFO. Ele ficou na posição até o começo deste ano, quando passou a acumular também o cargo de COO.

Totoki durante conferência da Sony.Totoki durante conferência da Sony.Fonte:  Sony 

Em uma reunião durante a última troca de cargo, Totoki descreveu a si mesmo como uma pessoa "obcecada com crescimento" e em "fazer um projeto concreto", alegando que, quando isso não acontece, a empresa corre o risco de "cair em uma espiral negativa".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.