O que aconteceu com os celulares Sony Xperia?

2 min de leitura
Imagem de: O que aconteceu com os celulares Sony Xperia?
Imagem: Sony/Divulgação

Os celulares Sony Xperia foram importantes para o crescimento do mercado de smartphones no final dos anos 2000. Desde o lançamento do Xperia X1 em 2008, a fabricante japonesa criou uma tradição de dispositivos inovadores.

Entretanto, os clientes brasileiros devem ter notado a ausência da marca no mercado nacional nos últimos anos. Então, o TecMundo explica o que aconteceu com os celulares Sony Xperia.

Xperia X10 Mini foi um aparelho bem popular no Brasil.Xperia X10 Mini foi um aparelho bem popular no Brasil.Fonte:  Sony/Reprodução 

A ascensão dos celulares Xperia

Os celulares Sony Xperia popularizaram o conceito de smartphone em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. Por exemplo, o Xperia X10 Mini de 2010 foi um dos primeiros aparelhos Android de muitos brasileiros.

Em 2014, o topo de linha Xperia Z3 chamou a atenção dos usuários da época pela conexão 3G e a rara certificação IP68 contra água e poeira. Os intermediários da série Xperia M, como o Xperia M4 Aqua de 2015, também foram destaque por aqui.

Com o sucesso em terras brasileiras, a marca japonesa continuou trazendo uma grande variedade de dispositivos para o país. Contudo, certas questões começaram a dificultar a expansão no mercado nacional.

O intermediário Xperia M4 Aqua conquistou o público brasileiro.O intermediário Xperia M4 Aqua conquistou o público brasileiro.Fonte:  Sony/Divulgação 

A queda dos smartphones Xperia

Apesar da popularidade, o preço alto dos aparelhos Xperia se tornou um impeditivo para vários consumidores. Para mais, a Sony Mobile adotou uma estratégia que focava nos modelos topos de linha e reduzia as opções de dispositivos de entrada.

O novo posicionamento atingiu até mesmo os mercados em que a marca se destacava com modelos intermediários, incluindo o Brasil. Previsivelmente, isso gerou prejuízo em várias regiões a partir de 2017.

Paralelamente, as marcas chinesas – principalmente, Xiaomi e Huawei – começaram a ter maior participação no mercado móvel. Em especial, as empresas oferecem opções de telefones mais acessíveis em diferentes categorias.

Xperia XZ2 foi o último celular da Sony lançado oficialmente no Brasil.Xperia XZ2 foi o último celular da Sony lançado oficialmente no Brasil.Fonte:  Sony/Reprodução 

Diante das questões financeiras não favoráveis, a Sony Mobile começou a reduzir a participação em certos mercados. No Brasil, devido a diversos fatores, a situação da empresa também não era das melhores.

Depois de perder incentivos financeiros do governo brasileiro, a marca parou de fabricar os dispositivos localmente em 2016. Então, ao importar os produtos de outros países, os preços começaram a ficar cada vez mais altos.

Após a divulgação do relatório financeiro do primeiro trimestre de 2019, a Sony anunciou a saída do mercado mobile no Oriente Médio, América Central e América do Sul. Com isso, a japonesa deixou de lançar os celulares oficialmente no mercado brasileiro.

A linha Xperia ainda existe?

Os dispositivos Xperia ainda são lançados nos EUA, Europa e Ásia. Contudo, os novos aparelhos da Sony miram no público que busca uma experiência premium com foco em fotografia, segmentando ainda mais a atuação da marca no mercado mobile.

O intermediário Xperia 5 IV estreou em setembro de 2022.O intermediário Xperia 5 IV estreou em setembro de 2022.Fonte:  Sony/Divulgação 

O Sony Xperia 1 IV, considerado uma “câmera que faz ligações”, é o modelo topo de linha de 2022. Neste ano, a marca japonesa ainda lançou os intermediários Xperia 10 IV e Xperia 5 IV.

Custando a partir de US$ 699 (cerca de R$ 3.710 na atual conversão direta), os celulares possuem preços bem elevados até para os padrões norte-americanos e europeus. Infelizmente, os valores ficam ainda altos para quem deseja importá-los.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.