EA Sports FC 24 não muda time que está ganhando - Review

13 min de leitura
Imagem de: EA Sports FC 24 não muda time que está ganhando - Review
Imagem: Eletronic Arts

EA Sports FC 24 será lançado no dia 29 de setembro para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S/X, Nintendo Switch e PC. O Voxel teve oportunidade de jogar a versão final do game, antes mesmo do acesso antecipado, que começará nesta sexta-feira (22), e conferiu tudo o que o jogo trouxe no início dessa sua nova fase.

Essa que marca o começo de uma nova nomenclatura, e da chegada de elementos que serão aprimorados em futuras versões, como novidades na jogabilidade e melhorias visuais. Mas será que tudo isso valeu a pena? Confira o nosso review completo!

Por que não é mais FIFA?

Antes de qualquer coisa, é importante explicar o porque houve a troca de nome depois de mais de três décadas com a nomenclatura FIFA Soccer. O motivo é simples: dinheiro. Isso porque a Eletronic Arts pagava nada menos que cerca de 100 milhões de dólares apenas para usar o nome da entidade, e realizar ações com seus respectivos torneios, como a reprodução da Copa do Mundo no jogo e competições de esports junto aos eventos de futebol reais.

EA Sports FC 24.EA Sports FC 24.Fonte:  EA Sports 

Sendo assim, o que deveria ser FIFA 24 agora se chama EA Sports FC 24. Mas não se preocupe se demorar um tempo para você se acostumar com tantas mudanças. O principal concorrente, que hoje se chama eFootball, começou como Winning Eleven, antes de mudar para PES (Pro Evolution Soccer). Mesmo depois de três anos da última troca, ainda tem gente que chama o game pelo velho nome, o que inevitavelmente deve ocorrer com o antigo FIFA.

Jogabilidade (um pouco) mais real

Assim como toda mudança da versão anual da franquia, FIFA, ou melhor EA Sports FC, conta com melhorias pontuais em sua jogabilidade. A principal delas é o PlayStyles, recursos que mapeia os movimentos reais de craques do futebol mundial, e os reproduz dentro do jogo. Com ele, é possível ver dribles e movimentação únicas de craques, como de Haaland, Messi e Neymar, tudo com um alto grau de fidelidade.

À medida com que você controla os principais times, onde jogam esses craques, é possível notar uma enorme diferença entre seus respectivos movimentos. O mesmo vale para outras ações, como chutes, passes e finalizações. E embora esse capricho tenha sido limitado à elite do futebol mundial, em outros modos, como o Carreira, é possível mesclar características de diferentes astros no seu jogador virtual. Mas isso darei mais detalhes adiante.

Atletas como Haaland possuem movimentos muito próximos do real.Atletas como Haaland possuem movimentos muito próximos do real.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Já outros elementos também tiveram melhorias necessárias. Os cabeceios finalmente agora funcionam de verdade. Em FIFA 23, acertar uma cabeçada em direção ao gol era mais difícil do que um voleio ou uma bicicleta. Com isso, objetivos onde era preciso fazer gols usando o movimento, eram o pesadelo de nós jogadores.

Agora é possível notar com clareza uma maior facilidade para cabecear. Mas isso não quer dizer que você fará gols de cabeça a todo momento, já que há também um realismo maior nos cruzamentos na área, que dependem muito mais das habilidades do que antes. Em outras palavras, jogadores que não possuem o atributo Cruzamento muito alto, precisam insistir na jogada até que ela tenha algum efetivo.

Uma alternativa é usar uma outra novidade do game: a que traz uma marcação para o destino da bola cruzada. Ela funciona da seguinte forma, segurando o botão L1 (ou os respectivos botões nos outros consoles), é possível visualizar um círculo no campo onde a bola será lançada. Embora seja complexo, com o tempo é possível se acostumar com ele, e eu posso garantir que você não vai parar mais de usar.

Também há o mesmo recurso para os passes em velocidade, mas eu confesso que esses não vi tanta facilidade para executar, principalmente em momentos mais intensos do jogo com a bola rolando. Lembrando que para visualizar essas novas opções é preciso que as configurações de passe manual estejam ativa nas configurações do jogo. 

É possível visualizar o destino da bola lançada.É possível visualizar o destino da bola lançada.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Outro elemento que ficou bastante real foi o controle da bola. A posse ficou mais real, o que acarreta em mais perdas da posse dependendo do tipo de ação que você realizar. Por exemplo, caso o seu jogador faça uma mudança brusca de direção, há um risco de perder o domínio da bola e até mesmo ser desarmado pelo adversário.

Já nos dribles, a famosa "esticada de bola", que funciona com um toque no direcional da esquerda, precisa ser mais precisa, Se antes ela automaticamente era adiantada em linha reta, agora qualquer outro direcionamento pode fazer com que ela fuja de direção, e consequentemente você perca o domínio.

Ainda sobre os dribles, finalmente é possível fazer os movimentos em alta velocidade, o que antes era um tanto complexo. Ainda pegando o movimento de "esticada da bola", é possível fazer uma firula similar, e avançar com a bola sem perder a velocidade. Porém, é preciso lembrar que tudo isso depende dos atributos de dribles do seu jogador, sendo assim, nada de tentar inventar esses movimentos com algum zagueirão mais lento.

Por fim, percebi também um maior número de faltas por parte dos adversários controlados pela CPU. Em versões anteriores, era comum terminar uma partida com poucas, ou quase nenhuma, infrações cometidas por eles. Agora elas são mais frequentes e muito utilizadas principalmente em ações de perigo de gol. Já as cobranças, tanto de falta como de pênalti, ficaram mais precisas com os novos gráficos e recursos.

EA FC 24 traz uma jogabilidade ainda mais real.EA FC 24 traz uma jogabilidade ainda mais real.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Problemas que ainda persistem

Um dos maiores problemas da franquia, que parece estar longe de uma solução, é em relação ao comportamento de seus goleiros, mais precisamente nos movimentos que eles executam. Não sei quem é o atleta utilizado como modelo para os saltos, mas já passou na hora de mudar, uma vez que ele realiza ações difíceis de serem replicadas pelos jogadores reais — como pulos com a mão junto ao corpo e saltos retos.

E por mais que muitos jogadores achem que isso torna o jogo mais real, eu discordo. Ter goleiros que falham de vez em quando, por mais irritante que seja, é aceitável, tendo em vista que na rotina dentro do campo isso também acontece. Mas que pelo menos eles falhem com movimentos reais, e não com "bracinhos de T-Rex" ou saltos que parecem que estão fugindo da bola.

Goleiros continuam polêmicos em EA Sports FC 24.Goleiros continuam polêmicos em EA Sports FC 24.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Visual ainda mais impressionante

EA Sports FC 24 traz uma versão ainda mais aprimorada do seu motor gráfico Frostbite. Ele agora conta com um elemento, chamado de Sapien Technology, que reproduz com fidelidade movimentos de jogadores para dentro do jogo. Com destaque, isso se dá principalmente em relação às suas musculaturas e outros elementos, como cabelos e camisas junto ao corpo.

O recurso traz um realismo ainda maior ao jogo, que já chamava atenção pelo seu visual desde que fez a sua estreia na atual geração de consoles. Porém, ainda sim é possível ver muitos elementos reciclados — como as animações antes das partidas, que muitas vezes são idênticas a de FIFA 21, jogo lançado em 2020.

Haaland é um dos atletas mais reais de EA FC 24.Haaland é um dos atletas mais reais de EA FC 24.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Ainda sobre as animações, elas também prezam pelos grandes astros do jogo. Mas enquanto closes em Haaland confundem os mais desavisados com o jogador real, os atletas mais modestos ganharam reproduções bizarras. Estes, muitas vezes além de não compartilhar similaridades, trazem um modelo virtual básico e meio genérico.

Merece destaque também a ambientação do jogo. Mesmo que ela também tenha elementos reciclados, como a famosa comemoração da torcida que se repete já faz três jogos, os efeitos de luz e sombra no gramado dão um realismo a mais. Isso se valoriza em partidas temáticas, como dos torneios UEFA Champions League e Libertadores da América.

Há muitos elementos reciclados de FIFA 23, como o visual e comportamento da torcida.Há muitos elementos reciclados de FIFA 23, como o visual e comportamento da torcida.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Por fim, o novo jogo conta também com novos elementos gráficos. A começar por estatísticas que são apresentadas dentro do campo, em pequenas pausas no jogo, como reposição de bola por tiro de meta ou por impedimento. Elas mostram uma espécie de mapa de posicionamento de seus jogadores, além de outros elementos que ajudam bastante, por exemplo, na hora de escolher quem deve ser substituído.

Já o nome dos jogadores agora aparece em cima dos atletas virtuais, o que não me agradou muito. Mas pelo menos é possível mudar essa visualização nas opções do jogo.

Jogadores menos populares possuem um visual mais genérico.Jogadores menos populares possuem um visual mais genérico.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Ultimate Team reformulado

O principal modo do jogo ganhou tantas novidades que é possível dizer que houve uma grande reformulação. A principal delas é a inclusão de jogadoras, que agora podem ser escaladas nos seus times, e que também contam com versões Icons, de atletas que fizeram história no mundo do futebol.

Confesso que foi emocionante ver a Rainha Marta escalada no meu time, principalmente por ter ficado de fora em diversas versões do jogo, e voltando apenas no modo Copa do Mundo Feminina de FIFA 23. Entretanto, há uma curiosidade em relação ao desempenho delas em campo: a altura. Grande parte das atletas são menores que os jogadores, o que acaba atrapalhando bastante nas jogadas aéreas. O jeito foi investir em colocar as melhores nas pontas, justamente para fazer a função de cruzamento.

A chegada de jogadoras ao modo caiu como uma luva.A chegada de jogadoras ao modo caiu como uma luva.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Mas o que mais me chamou atenção mesmo foi a possibilidade de evoluir cartas de um determinado jogador. Para quem não sabe, até a versão anterior da franquia, era quase impossível evoluir uma carta de um jogador, a não ser que ele fosse de coleções especiais. Por exemplo, como a Rumo às Finais da Champions League, onde o desempenho do atleta real influenciava nos atributos. Em outras palavras: à medida que o time do jogador de verdade ia evoluindo na competição, a sua carta aumentava os atributos automaticamente no game.

Agora é possível usar diferentes tipos de cartas e efeito para evoluir um determinado jogador. Sendo assim, você pode fazer com que um simples atacante, com um overall de menos de 80, fique tão bom quanto uma carta especial. Pelo menos nessa fase inicial do jogo, são poucas as opções disponíveis, mas a própria EA já garantiu que vai disponibilizar mais recursos ao longo dos meses.

Pena que a reformulação visual do modo ficou bastante desagradável. A começar pelas cartas, que se mostram mais simples que as versões anteriores, assim como seu tamanho. Os menus também foram alterados, e agora ficam na parte superior da tela. Para piorar, não há mais alguns atalhos, como o da Loja para abrir ou comprar pacotes. Isso acaba criando uma confusão inicial e que vai levar um bom tempo até me acostumar com tudo.

Menus do Ultimate Team foram reformuladosMenus do Ultimate Team foram reformuladosFonte:  Reprodução / Voxel 

Modo Carreira de jogador movido por agentes e PlayStyles

Pela primeira vez o Modo Carreira de jogador e manager são apresentados de forma separada, o que facilita na hora de escolher o que jogar. Para quem optar por iniciar a vida de de um jogador de futebol rumo ao auge, há novidades que agradam bastante, principalmente os eventos do dia a dia do atleta.

Dessa vez há um foco maior nos seus objetivos de carreira, que vão desde escolher um time no qual você deseja jogar, até os investimentos para render uma grana no futuro. Na primeira opção, é recomendável fazer escolhas mais modestas, para que seu empresário traga resultados em um tempo curto. Ou seja, por mais que você escolha o Manchester City, vai levar muito tempo até que comecem as negociações.

É preciso ter humildade para escolher o seu destino desejadoÉ preciso ter humildade para escolher o seu destino desejadoFonte:  Reprodução / Voxel 

Ainda sobre os agentes, eles são fundamentais para os rumos da sua carreira. Quanto melhor for a qualidade deles, maior são as chances de você receber boas propostas para atuar em times de ponta. Vale destacar também a opção de adicionar movimentos de jogadores reais no seu atleta virtual, graças ao PlayStyles. Com ele, é possível criar um atleta "híbrido" com habilidades de grandes craques do futebol mundial.

Por fim, caso o seu jogador tenha um rendimento digno de ser considerado um dos melhores do mundo, ele pode até mesmo concorrer ao famoso prêmio Bola de Ouro. A animação é divertida, com direito a comemoração e apoio de craques do futebol, e cara de desdém dos que perderam para você.

Carreira de treinador tem foco maior na estratégia

Já o Modo Carreira de treinador, conta com novidades que aumentam o realismo em relação às estratégias em campo. Agora você pode escolher um técnico já existente, e usar seus planos de jogo para o time no qual está administrando. O mesmo vale para sua comissão técnica, onde é possível investir em profissionais para melhorar o ataque, a defesa, e por aí vai.

EA FC 24 conta com diversos treinadores dos principais clubes do mundo.EA FC 24 conta com diversos treinadores dos principais clubes do mundo.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Já com as partidas em andamento, é possível trocar a estratégia por uma outra pré-armazenada, na qual você pode configurar no menu principal do modo. Nele, também é possível acompanhar relatórios sobre os próximos adversários, embora na prática isso não funcione tão bem, já que o comportamento dos mesmos varia bastante de acordo com o grau de dificuldade.

Para quem não é fã do gameplay, e sente saudade do clássico FIFA Manager, esse modo chega com bastante recursos, ao ponto de não me surpreender se, no futuro, ele se tornar um jogo à parte.

Crossplay agora também no antigo Pro Clubs e com o PC

Um outro elemento que deu o que falar durante a campanha de lançamento foi o novo Crossplay. Para quem não sabe, ele permite que jogadores de consoles diferentes, mas da mesma geração, possam jogar juntos. Por exemplo, quem possui um PS5 pode jogar com quem tem um Xbox Series S/X e quem tem um PS4 com aqueles que possuem um Xbox One.

O PC agora também faz parte do crossplay do game.O PC agora também faz parte do crossplay do game.Fonte:  Reprodução / Voxel 

A primeira diferença é que agora o PC também conta com essa opção. Porém, o Crossplay dele só funciona com os videogames da atual geração:  Xbox Series e PS5. E a outra é a ampliação dos Modos onde é possível usar o recurso, como o Clubs, onde onze jogadores podem jogar contra outros onze jogadores, cada um controlando um único atleta virtual.

Pena que, por conta de poucos terem sido privilegiados para jogar o game antes mesmo do lançamento antecipado, não foi possível achar ninguém para testar o Crossplay atuando no famoso modo.

Pro Clubs muda de nome e traz personalização de times

Ainda sobre o Pro Clubs, que agora se chama Clubs, ele conta com novidades além do crossplay citado anteriormente. No novo jogo é possível criar um time personalizado, com uniforme, cores e nomes que você preferir.

É possível criar o seu time no Clubs do EA FC 24.É possível criar o seu time no Clubs do EA FC 24.Fonte:  Reprodução / Voxel 

Ele utiliza um sistema de personalização similar ao do modo Ultimate Team, onde é preciso ir vencendo partidas para acumular pontos, e assim liberar itens customizáveis. Nele você também pode modificar seu estádio, que será apresentado nas partidas online que você tiver o mando de campo.

Já os atletas, contam com um leque ainda mais extenso de acessórios, que vão desde óculos e faixas para cabeça, até luvas e outros adereços. Isso sem falar na personalização da aparência, que além de permitir que jogadores e jogadoras atuam juntos no mesmo clube, faz com que a imaginação dos jogadores não tenha limites para criar os mais inusitados e inusitados atletas.

Há diversos acessórios para personalizar o seu atleta virtualHá diversos acessórios para personalizar o seu atleta virtualFonte:  Reprodução / Voxel 

Vale a pena?

EA Sports FC 24 chega com mais novidades do que os dois últimos títulos da franquia. Há mudanças significativas em praticamente todos os modos do jogo, com exceção do Volta que pode até mesmo sumir muito em breve, melhorias no visual e, principalmente na jogabilidade. Entretanto, para um jogo que é lançado anualmente, ainda sim é um tanto cara pagar mais de R$ 350, ou até mais de R$ 520 para os mais ansiosos e que querem jogá-lo de forma antecipada.

Para aqueles que vivem do Modo Ultimate Team, essa é a maior reformulação desde que ele foi atribuído como o modo competitivo do game. A inclusão de jogadoras amplia o leque, que já era gigante, de cartas de atletas disponíveis, e a opção de evoluir um determinado jogador vai criar um dinamismo ainda maior nas partidas oficiais do game.

Espero que esse seja só o início de uma nova fase da franquia, investindo em melhorias constantes, para justificar um valor que aumenta a cada nova edição. Seja bem vindo ao mundo dos games EA Sports FC!

Nota do Voxel — 90

Pros

  • Melhorias pontuais na jogabilidade;
  • Crossplay entre consoles e PC para vários modos;
  • Ultimate Team reformulado;
  • Visual ainda mais real;
  • Opções de personalização de times do Clubs.

Contras

  • Muitos elementos reciclados;
  • Goleiros imprecisos e com bugs;
  • Modo Volta abandonado;
  • Preço continua salgado.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.