Dia do Gamer: 6 situações pelas quais só jogadores antigos passaram

3 min de leitura
Imagem de: Dia do Gamer: 6 situações pelas quais só jogadores antigos passaram
Imagem: Jogo Veio

Ah, os anos 80 e 90. Embora algumas tecnologias já estivessem disponíveis nesse período, elas não eram capazes de promover muitos dos confortos existentes atualmente ou mesmo facilitar tanto a vida das pessoas. Com o mundo dos games, as coisas não seriam diferentes.

Como 29 de agosto marca o dia internacional do gamer, que tal viajar no tempo com o Voxel? 
Pensando nisso, vamos mostrar nas linhas abaixo algumas situações pelas quais só os jogadores antigos passaram e possivelmente lembram (ou não) com saudades de cada uma delas. Bora reviver essa nostalgia gamer?

1. Sexta-feira: dia da locadora

Locadoras de game eram praticamente um ponto de referência para muitos jogadores. (Fonte: Blog Tectoy/Reprodução)Locadoras de game eram praticamente um ponto de referência para muitos jogadores. (Fonte: Blog Tectoy/Reprodução)Fonte:  Blog Tectoy/Reprodução 

Todo jogador das antigas esperava ansioso pela sexta-feira, pois era o dia da semana em que muitos pais permitiam alugar jogos para se divertir no Super Nintendo, Mega Drive ou qualquer outro console no fim de semana.

Nesse período, era comum termos muitas carteirinhas (afinal, uma locadora apenas não tinha todos os jogos disponíveis) e até mesmo combinar com os amigos de alugar juntos para ter mais tempo de aproveitar o game. Como a lógica era "quanto mais jogos alugados, mais tempo com eles em casa", ter parceiros nessa jornada era algo valioso.

2. Não alugar exatamente o jogo que queria

Ok, você correu na locadora, alugou seu Sonic 3, Top Gear ou qualquer outro jogo. Chegou em casa, ligou o console e estava com o controle na mão pronto para iniciar a partida e descobriu que alguém que alugou o jogo antes simplesmente trocou o chip original.

Era muito comum as locadoras usarem alguns lacres de papel ou outros artifícios (algumas chegaram inclusive a usar uma espécie de silicone para bloquear os parafusos, o que causa problemas para alguns colecionadores atualmente). No entanto, quem não tinha nada do tipo corria o risco de ficar no prejuízo e ver um Super Street Fighter 2 virando o jogo da Barbie.

3. Jogar com revistas de games do lado

Revistas de games foram grandes aliadas dos jogadores por anos. (Fonte: GameBlast/Reprodução)Revistas de games foram grandes aliadas dos jogadores por anos. (Fonte: GameBlast/Reprodução)Fonte:  GameBlast 

Em uma época na qual a internet era inexistente ou ainda dava os primeiros passos, a melhor forma de se manter informado sobre o mundo dos games e até mesmo conseguir um guia para avançar no seu jogo favorito era com as revistas especializadas.

Ação Games, Videogame, Super Game Power, Gamers... Tínhamos algumas opções no mercado, e uma coisa em comum nelas, além das análises e prévias, eram os detonados. Ainda que muitas vezes eles trouxessem uma descrição básica sobre o que fazer, certamente foi o bastante para ajudar muita gente.

4. Ligar para os serviços especializados de dicas

Muita gente talvez não saiba, mas no auge dos anos 90 tanto a Nintendo quanto a Sega mantinham em nosso país um serviço de dicas por telefone. Quando uma revista não ajudava muito ou você estava desesperado para conseguir ajuda, entrar em contato com esses canais era a melhor saída.

A lógica era bem simples: você ligava, falava com um atendente e dizia sobre qual jogo gostaria de pedir ajuda. Desse ponto em diante, bastava descrever em qual parte estava encalhado e aguardar um pouco para obter sua resposta. Simples, prático e (muitas vezes) funcional.

5. Ter um caderno de passwords

Fala sério: você certamente teria muitos problemas se tentasse memorizar três passwords parecidos com esses. (Fonte: Snes Entertainment/Reprodução)Fala sério: você certamente teria muitos problemas se tentasse memorizar três passwords parecidos com esses. (Fonte: Snes Entertainment/Reprodução)Fonte:  Snes Entretainment/Reprodução 

Gamers atuais certamente já estão acostumados com o avanço salvo automaticamente em momentos específicos, mas antigamente nem todos os jogos traziam a função de gravar. Foi aí que conhecemos os passwords.

Os passwords nada mais eram que combinações de letras, símbolos e números para garantir que, ao ligar o console de novo, você teria chance de resgatar o seu progresso. As próprias revistas de videogame costumavam trazer algumas combinações mais avançadas, entregando praticamente de bandeja tudo que você precisava para concluir a aventura.

Aliás, esses cadernos não serviam apenas para passwords. Vai me dizer que você nunca anotou uns códigos de GTA também?

6. Implorar para jogar na TV colorida

(Fonte: Reddit/Reprodução)(Fonte: Reddit/Reprodução)Fonte:  Reddit/Reprodução 

Pode ser difícil para pessoas da geração atual imaginar algo assim, mas no passado era comum que nossos pais comprassem uma TV colorida para ficar na sala e, em muitos casos, nos davam uma televisão preto e branco para jogar videogame.

Com alguma conversa, muitas casas permitiam que ligássemos o videogame na TV colorida em um período específico do fim de semana, dando a chance de curtir nossos games favoritos da melhor forma possível. Aliás, era importante aproveitar bem esse tempo, pois praticamente todas as mães diziam que o console podia estragar a televisão.

E você, lembra de mais momentos pelos quais só os gamers antigos passaram? Compartilhe as suas opiniões com os demais leitores utilizando as redes sociais do Voxel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.