SCP: conheça os 9 melhores jogos sobre a creepypasta

5 min de leitura
Imagem de:  SCP: conheça os 9 melhores jogos sobre a creepypasta
Imagem: SCP Foundation
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Creepypastas são histórias de terror curtas e virais que circulam pela internet, muitas vezes projetadas para assustar e perturbar os leitores. Elas se tornaram um fenômeno cultural, inspirando uma variedade de conteúdo, incluindo jogos e filmes.

Um exemplo notável dessa influência é a Fundação SCP, cuja sigla significa Secure, Contain, Protect ("Assegurar, Conter, Proteger" em tradução livre), uma coleção colaborativa de ficção que explora o sobrenatural através de documentos e relatórios científicos detalhados. Embora não seja uma creepypasta em si, se assemelhando mais com um grande arquivo assombroso, ela compartilha semelhanças com essas histórias assustadoras e se destaca por sua abordagem única e complexa.

Essa combinação deu origem a uma série de games horrendos e tenebrosos baseados na Fundação. Confira a seguir:

SCP: Secret Laboratory (PC)

SCP: Secret Laboratory é um jogo de terror multiplayer grátis, que se passa em um laboratório secreto, no qual criaturas e entidades perigosas escapam de suas celas e causam o caos. Você pode ser um dos funcionários do laboratório, um agente de segurança, um prisioneiro, um rebelde ou até mesmo uma das anomalias.

Cada um tem um objetivo diferente, que pode ser fugir, conter ou eliminar os outros. Ele é muito divertido e assustador, pois nunca se sabe o que vai encontrar pelo caminho. Você pode se comunicar com os outros jogadores por voz, mas cuidado, pois eles podem ser seus aliados ou inimigos.

O jogo é gratuito e está disponível para PC via Steam.

SCP: Blackout (PC)

SCP: Blackout é game de horror que pode ser jogado no computador ou com um óculos de realidade virtual. Nele, assumimos o papel de um prisioneiro que foi levado para um laboratório secreto, onde conduzem experiências com criaturas estranhas e perigosas. Mas algo dá errado e elas escapam. Agora temos que explorar o lugar, encontrar pistas, resolver enigmas e fugir dos monstros.

SCP: Blackout está em acesso atencipado na Steam.

SCP-087 (PC)

SCP-087 é uma experiência assustadora que te coloca em uma escada sem fim. Sua tarefa é descer os degraus e explorar o que está escondido lá embaixo: mas cuidado, pois você não está sozinho. Algo sinistro está observando e emitindo barulhos estranhos.

Baseado em uma narrativa específica da Fundação SCP, este título é simples, mas repleto de tensão. A jogabilidade envolve apenas o uso das setas do teclado para se mover e uma lanterna para iluminar o caminho. No entanto, não se deixe enganar, pois nunca se sabe o que pode estar esperando.

O título independente pode ser baixado de graça neste link!

SCP: Labrat (PC)

SCP: Labrat é uma recriação de Containment Breach de 2012, que nos coloca na pele de um sujeito de teste em uma instalação subterrânea onde várias anomalias escaparam das suas celas. É preciso encontrar uma saída, fugindo dos SCPs, descobrindo objetos anômalos e coletando recursos pelo caminho. Ele tem modos single player e multijogador, e pode ser curtido em realidade virtual ou não.

SCP: Labrat está disponível gratuitamente na Steam.

SCP: Fragmented Minds (PC)

SCP: Fragmented Minds mistura ação e survival horror, e se passa em uma instalação de pesquisa em Marte, na qual anomalias perigosas escaparam e estão caçando os sobreviventes. O protagonista acorda de um sono criogênico depois de uma catástrofe global e precisa explorar os restos da instalação para encontrar respostas e recursos.

É necessário usar mecânicas de plataforma, personalização de armas e criação para enfrentar os desafios do jogo, que inclui uma variedade de criaturas com habilidades e fraquezas únicas.

SCP: Fragmented Minds está disponível em acesso antecipado na Steam.

SCP: 5K (PC)

SCP: 5K é FPS no qual assumimos o papel de um membro de uma equipe de combate contra a própria Fundação. Nele, precisamos enfrentar aberrações perigosas e descobrir a verdade por trás de uma entidade que está manipulando a humanidade.

Ele é inspirado no conto SCP-5000, escrito por Tanhony, e oferece uma história semi-linear com diferentes cenários e objetivos. Você pode jogar sozinho ou coop com outros usuários online.

SPC: 5K está disponível em acesso antecipado na Steam.

SCP: Secret Files (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Android)

SCP: Secret Files é uma experiência tenebrosa de aventura que apresenta casos paranormais da Fundação, encarnando um pesquisador assistente do Dr. Raymond Hamm, que completou um rigoroso programa de indução que te faz questionar tudo o que sabe.

O game oferece uma variedade de gameplay como: investigar uma misteriosa usina hidrelétrica, mergulhar em uma fábula inspiradora ou explorar um mundo bizarro e retrô. Cada história tem seu próprio tom, mecânica e elenco de personagens.

SCP: Secret Files está disponível na Steam.

SCP: Observer (PC)

SCP: Observer gira em torno de um engenheiro de manutenção preso em uma sala de segurança. Nela, é preciso sobreviver gerenciando o fornecimento de energia de emergência, monitorando o sistema de câmeras da instalação em busca de ameaças e bloqueando os caminhos dos horrores que se aproximam.

O jogo apresenta duas zonas diferentes para você explorar: a Zona de Contenção Leve, que é usada para armazenar objetos SCP de nível inferior, como SCP-173 e SCP-914 e a Zona de Contenção Pesada, que é empregada para conter os de alto nível, como SCP-106 e SCP-049.

SCP: Observer está disponível na Steam.

SCP-432 (PC)

SCP-432 coloca os jogadores em um armário misterioso, que abriga um labirinto escuro e perigoso. Nele, é possível encontrar objetos estranhos, pistas sobre o que está acontecendo e até mesmo criaturas assustadoras e extremamente letais. Seu único equipamento é uma lanterna para iluminar o caminho e é preciso tomar cuidado com a bateria. O objetivo é explorar o máximo que puder e tentar sair vivo dessa.

SCP-432 está disponível neste link!

Menção honrosa

Control (PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC e Nintendo Switch)

Control é um título que vai além de capturar a essência da Fundação SCP, transformando-a em algo único e distinto. Ambientado em uma instalação governamental secreta dedicada ao estudo de fenômenos sobrenaturais, o jogo compartilha várias semelhanças com essa organização fictícia, desde a estrutura burocrática até a documentação encontrada, formatada como as entradas em sua Wiki.

Mikael Kasurinen, o diretor, confirmou que ela foi uma das várias influências, resultando em uma narrativa rica e envolvente que se destaca por sua profundidade e complexidade.

E aí, o que acharam da lista? Curtiram? Contem para nós nas redes sociais do Voxel!

--

Console Xbox Series S

13% off
Imagem: Console Xbox Series S
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console Xbox Series S

O menor e mais elegante dos consoles da Microsoft, com taxas de quadros mais altas, tempos de carregamento mais rápidos e mundos mais ricos e dinâmicos.

R$ 2.649,00

Console Playstation 5

Imagem: Console PlayStation 5
Imagem: Tecmundo Recomenda

Console PlayStation 5

A quinta edição do console da Sony chega mais moderno do que nunca, com ótimos recursos, compatibilidade e um design futurista. Conte com 825 GB, 120 Hz e imagens em 4K.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.