Hot Coffee: relembre o polêmico mod de GTA San Andreas

4 min de leitura
Imagem de: Hot Coffee: relembre o polêmico mod de GTA San Andreas
Imagem: Adriano Camacho, Voxel
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Para quem joga bastante no PC, a palavra mod não é nenhuma novidade. Derivado de modification, trata-se de um termo para qualquer modificação em um jogo, se distanciando do conteúdo original. Naturalmente, a mera menção do termo traz de volta memórias de muitos jogadores — de Skyrim ao saudoso Bomba Patch. Porém, existe uma "expansão" que trouxe bastante polêmica em seu lançamento — Hot Coffee, de GTA San Andreas.

Caso ainda não o conheça, não se preocupe, mas tire a família da sala antes de ler: trata-se de um mod mais apimentado que o costumeiro — sendo voltado exclusivamente para o romance. Confira!

Polêmica, em um jogo já polêmico

A franquia mais famosa da Rockstar não dispensa polêmicas com seus jogos: afinal, são títulos onde é possível assaltar, apostar corridas ilegais, comprar armas, e fazer absolutamente de tudo que poderia chamar a atenção da grande mídia — de um jeito ou de outro. E nada mudou, mesmo após um ano de lançamento de GTA San Andreas, em meados de 2005.

Antes de mais nada, vale contextualizar para os jogadores mais casuais. O enredo do jogo é o seguinte: após alguns anos fora de Los Santos, Carl Johnson retorna à cidade após receber uma ligação de seu irmão, dizendo que sua mãe morreu. Ao chegar, ele descobre que a antiga gangue de seu bairro está totalmente acabada e que seus antigos parceiros agora são traíras que trabalham para a polícia. Cabe a ele deixar tudo em ordem, mais uma vez.

Uma boa história de vingança e redenção, certo? Nem tanto. Na época, a Rockstar já havia tido problemas com GTA 3 e Vice City sendo banidos na Austrália; seu outro jogo polêmico, Manhunt, foi proibido em diversos países por conta de violência explicita. Sem surpresas, o ritmo se manteve com GTA San Andreas.

aaaaaManhunt chocou jogadores e crítica por sua história adulta e violenta.Fonte: Wired

Durante o jogo, CJ pode ter algumas namoradas pelas cidades e, se você levá-las para um encontro, passear e coisas do tipo, elas o convidariam para "tomar um café" em seus apartamentos. Sugerindo atividades mais animadas, o jogo exibe uma cena do local com sons abafados. Após ganhar alguns itens, o jogador poderia continuar sua jogatina. Mas não era tão simples na versão para PC.

Durante o desenvolvimento de GTA San Andreas, alguns desenvolvedores criaram um mini-game de sexo que não estrearia na versão final, e seu nome era justamente Hot Coffee. Nele, ao entrar nas residências de suas respectivas namoradas, o jogador poderia realmente simular a atividade ao apertar alguns botões que aparecessem na tela — sem os devidos acabamentos, já que se tratava de uma piada interna na empresa. Contudo, seu código ficou esquecido e chegou às prateleiras, até que alguns modders  o encontraram.

Sem censura

Naturalmente, não demorou para que desbloqueassem o mini-game explícito de sexo — e foi aí que a dor de cabeça da Rockstar começou. Os jogadores descobriram que também era possível desbloquear o Hot Coffee no Playstation 2 e no Xbox, além de implementar mods para remover as roupas... o problema começou a escalar e tornou-se grande o suficiente para chegar no congresso dos Estados Unidos.

Jack Thompson, ativista e advogado famoso por ser anti-videogames considerados violentos, levou isso aos ouvidos de Hillary Clinton, até então senadora, que chegou a comparar jogos com álcool e cigarro. Na época, a Rockstar até tentou culpar os modders pelo conteúdo, dizendo que hackers haviam alterado o código-fonte do jogo e inserido o conteúdo erótico — a desculpa não foi aceita, já que os jogadores apenas o encontraram.

Com isso, todas as primeiras cópias de GTA San Andreas receberam a classificação Somente para Adultos, atrasando sua estreia tradicional nas prateleiras. Após alterar o código, a Rockstar pôde voltar sua classificação para Mature Only, ou seja: para maiores de dezessete anos. Porém, o estrago já estava feito.

asdsadsadNão demorou para que GTA San Andreas recebesse diversos mods com conteúdo erótico.Fonte: GTAall

Com o episódio, a Rockstar perdeu milhões de dólares, sua imagem foi manchada perante os ativistas anti-jogos, prejudicando sua reputação. Por pouco tempo, porém, já que GTA San Andreas foi um sucesso estrondoso de público, crítica e vendas.

Anos depois, a empresa resolveu levar na brincadeira e transformar o caso em piada: em GTA IV, a “Estátua da Felicidade” ganhou o rosto de Hilary Clinton e, no lugar da tocha, a figura segura um copo de café.

Problema remasterizado

Se a Rockstar recebesse R$1 por cada vez que um código impróprio vazasse em um jogo seu, ela teria R$ 2 — o que não é muito, mas é estranho ter acontecido duas vezes. E por incrível que pareça, o infame Hot Coffee também apareceu na trilogia remasterizada de GTA!

Desta vez, um youtuber especializado em investigar recursos escondidos em jogos da franquia encontrou sinais do código na nova versão. Porém, para alívio de todos, parece que o código está lá justamente para que ninguém cometa os mesmos erros do passado.

Mas e aí, você chegou a jogar alguma versão de GTA San Andreas com Hot Coffee? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.