Xbox: Microsoft planejava comprar a Square Enix em 2019

1 min de leitura
Imagem de: Xbox: Microsoft planejava comprar a Square Enix em 2019
Imagem: Square Enix

A Microsoft fez planos para comprar a Square Enix, um dos estúdios orientais mais populares da atualidade. Os documentos entregues pela dona do Xbox à Federal Trade Comission (FTC), como parte do processo da Activision Blizzard, revelaram os planos.

De acordo com um documento datado de 2019, a Microsoft queria adquirir a produtora japonesa por conta de três de seus principais jogos: Final Fantasy, Dragon Quest e Tomb Raider. Entretanto, a negociação também visava a aquisição em algumas séries secundárias, como Deus Ex e Kingdom Hearts, desenvolvida em parceria com a Disney.

A ação, apelidada internamente como Project Phoenix, teve como principal catalisador a tentativa de se fazer mais presente no mercado asiático, onde a Square Enix possui bastante aceitação com muitas de suas franquias, especialmente as de RPG. Os jogos para smartphones também estavam nos planos, pois a Microsoft acreditava que isso poderia aumentar a adoção do Game Pass em dispositivos móveis.

No entanto, há uma chance de que essa negociação tenha se tornado menos prioritária para a Microsoft — ou até mesmo completamente descartada. No ano passado, a Square Enix vendeu muitas de suas propriedades para a Embracer Group.


Negociações podiam envolver 17 produtoras

Ainda nesta semana, outros planos de aquisição da Microsoft também foram revelados pelo processo da FTC. A dona do Xbox também tinha interesse em adquirir outras produtoras, como Sega, Bungie e IO Interactive. Além disso, a companhia ainda possui uma "lista de desejos" com produtoras que geram interesse para o crescimento do Game Pass.

Vale lembrar que, ainda que muitos desses projetos sejam relativamente antigos, nada impede que a empresa de Bill Gates ainda tenha interesse em fechar algumas das compras que foram planejadas há algum tempo. Entretanto, nenhuma informação oficial foi divulgada até aqui.

Já sobre a compra da Activision Blizzard, é sabido que a Microsoft tem até o mês de julho para finalizar a negociação. Porém, está confiante de que essa ida ao tribunal pode ser benéfica para o processo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.