10 jogos que poderiam virar séries tão boas quanto The Last of Us

5 min de leitura
Imagem de: 10 jogos que poderiam virar séries tão boas quanto The Last of Us
Imagem: Repositório de imagens NZN

Encerrando sua primeira temporada com um final chocante e divisivo, The Last of Us se provou um sucesso absoluto entre a crítica especializada e a audiência. Reacendendo um disputado debate sobre adaptações baseadas em jogos, a série dramática segue o título homônimo lançado pela Naughty Dog, ainda em 2013, para o PlayStation 3 e se destacou pela fidelidade em sua narrativa.

Porém, não é de hoje que os produtores, tanto de cinema quanto de televisão, enxergam um grande potencial expansivo no mundo dos jogos digitais. Nesse sentido, vale destacar que Hollywood já se apropriou diversas vezes de algumas dessas histórias no desenvolvimento de filmes bem-recebidos pelo público, embora o histórico geral não seja tão favorável para o gênero.

Pensando nisso, que tal conferir alguns outros títulos que poderiam render boas séries televisivas? Veja nossa seleção:

10. Beyond: Two Souls (2013)

Beyond: Two Souls surpreende pela narrativa dramática. (Sony Interactive Entertainment/Reprodução)Beyond: Two Souls surpreende pela narrativa dramática. (Sony Interactive Entertainment/Reprodução)Fonte: Sony Interactive Entertainment

Desenvolvido pela Quantic Dream, Beyond: Two Souls (2013) trouxe uma grande carga dramática para o público na época de seu lançamento. Contando ainda com o ator Elliot Page na interpretação de um dos personagens centrais, a produção se desenvolve de forma interativa, em meio a muita ação e aventura.

Elementos sobrenaturais estão presentes no decorrer da narrativa, que ainda apresenta uma entidade conhecida como "Aiden", que possui poderes como o controle de mentes. Repleta de possibilidades, uma adaptação do jogo poderia render temporadas de sucesso sem grandes esforços.

9. Call of Duty: Modern Warfare (2019)

Além da ação frenética, Call of Duty: Modern Warfare apresenta uma história sóbria e bastante dramática. (Activision/Reprodução)Além da ação frenética, Call of Duty: Modern Warfare apresenta uma história sóbria e bastante dramática. (Activision/Reprodução)Fonte: Activision

Atualmente, na televisão aberta estadunidense, há algumas séries focadas em grupos de táticas especiais (S.W.A.T), de investigação policial (FBI, Chicago P.D.) e espionagem (The Blacklist) em exibição.

Dessa forma, não seria estranho se alguma produção inspirada no que Call of Duty: Modern Warfare (2019) tem a oferecer fosse lançada, aproveitando seu enredo que envolve conspirações, combate ao terrorismo e investigações federais perigosas. Vale destacar que a franquia ficou bastante conhecida por sua ação frenética, algo que também poderia ser abordado em possíveis produções no futuro.

8. Counter Strike: Global Offensive (2012)

Outrora polêmica, a franquia Counter-Strike reúne milhões de jogadores em todo o mundo. (Valve/Hidden Path/Reprodução)Outrora polêmica, a franquia Counter-Strike reúne milhões de jogadores em todo o mundo. (Valve/Hidden Path/Reprodução)Fonte: Valve/Hidden Path

Similarmente, Counter-Strike: Global Offensive (2012) poderia se tornar outra grande adaptação, ao considerar seu tema e grande público. Desenvolvido pela Valve Corporation, o título explora missões dinâmicas contra grupos terroristas ao redor do mundo.

Seja priorizando uma ação frenética ou uma tensão metódica, o título certamente possui um forte público alvo a ser explorado. Afinal, todo o sucesso no mundo dos games e dos esports certamente chamaria a atenção dos jogadores para conferir uma adaptação nas telinhas.

7. Metal Gear Solid

Ação, espionagem tática e bom-humor: a franquia Metal Gear Solid revive clássicos dos anos 1980 com grande estilo. (Konami/Reprodução)Ação, espionagem tática e bom-humor: a franquia Metal Gear Solid revive clássicos dos anos 1980 com grande estilo. (Konami/Reprodução)Fonte: Konami

Dispensando muitas apresentações, a franquia cuidadosamente planejada pelo icônico Hideo Kojima possui um material riquíssimo a ser adaptado. Reunindo elementos clássicos de espionagem, ação e ficção científica, os títulos da saga apresentam uma narrativa surpreendente aos jogadores — sempre acompanhada de um inusitado senso de humor autoconsciente.

Apesar da especulação acerca do desenvolvimento de um filme da franquia, nada foi oficialmente confirmado pela Konami, detentora de seus direitos.

6. Valorant (2020)

Valorant apresenta uma gama de agentes únicos para o jogador. (Riot Games/Reprodução)Valorant apresenta uma gama de agentes únicos para o jogador. (Riot Games/Reprodução)Fonte: Riot Games

É possível afirmar que Valorant (2020) é um verdadeiro fenômeno no mundo dos jogos para PC. Desenvolvido e publicado pela Riot Games, o título aborda conflitos táticos entre duas equipes, onde o objetivo é implantar ou desarmar uma bomba em determinado local.

Contudo, há um grande cuidado no design dos personagens, incluindo suas motivações e seu passado. Facilmente, o título poderia se tornar uma adaptação de sucesso como Arcane (2021), produzida pela Netflix e baseada em outro popular jogo da Riot Games, League of Legends (2009).

5. Borderlands

Bem-humorada e violenta, a franquia Borderlands poderia ser um sucesso de audiência. (2K/Reprodução)Bem-humorada e violenta, a franquia Borderlands poderia ser um sucesso de audiência. (2K/Reprodução)Fonte: 2K

A franquia Borderlands apresenta certas pitadas de ficção científica que tornam sua narrativa complexa, trazendo ainda um potencial narrativo instigante para ser explorado na televisão. Seus personagens carismáticos, a ação sangrenta e rítmica, ainda que bem-humorada, poderiam ser pontos positivos em uma adaptação — como o redimido O Esquadrão Suicida (2021).

4. Detroit: Become Human (2018)

Questões éticas e morais são o foco de Detroit: Become Human. (Quantic Dream/Reprodução)Questões éticas e morais são o foco de Detroit: Become Human. (Quantic Dream/Reprodução)Fonte: Quantic Dream

Lançado em 2018 pela Quantic Dream, Detroit: Become Human tem como foco principal três androides e suas respectivas interações com a humanidade. Durante sua jornada, os robôs questionam sua identidade e as linhas que os separam de seus donos começam a se borrar.

Com foco na evolução de inteligências artificiais, sem dúvidas, Detroit: Become Human poderia se tornar uma produção televisiva bastante atual. Seus personagens complexos possuem uma jornada que poderia render boas temporadas.

3. Mass Effect

Mass Effect se destaca por sua narrativa complexa. (Electronic Arts / Reprodução)Mass Effect se destaca por sua narrativa complexa. (Electronic Arts / Reprodução)Fonte: Electronic Arts

Personagens marcantes, decisões difíceis e dilemas morais: a trilogia Mass Effect não poupa esforços para se diferenciar de uma aventura tradicional no espaço. Contando com uma narrativa rica e densa, os títulos da franquia lançada pela EA Games têm potencial para se destacar tanto nas telinhas quanto nas telonas.

2. Ghost of Tsushima (2020)

Ghost of Tsushima é repleto de ação e drama. (Sony Interactive Entertainment/Reprodução)Ghost of Tsushima é repleto de ação e drama. (Sony Interactive Entertainment/Reprodução)Fonte: Sony Interactive Entertainment

Sucesso de vendas, Ghost of Tsushima (2020) trata-se de um jogo alucinante, com visual único e uma trama de tirar o fôlego. Uma produção da Sucker Punch, o título aborda Jin Sakai, um samurai designado a proteger a famosa ilha de Tsushima.

Porém, em meio a narrativa, os jogadores vão descobrindo mais sobre esse personagem tão complexo que, inclusive, precisa tomar algumas decisões que podem ou não ferir sua própria moral. Em uma série televisiva, haveria muito material para ser explorado dentro deste universo dramático.

1. The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)

Dragões são ameaças constantes em The Elder Scrolls V: Skyrim. (Bethesda Softworks/Reprodução)Dragões são ameaças constantes em The Elder Scrolls V: Skyrim. (Bethesda Softworks/Reprodução)Fonte: Bethesda Softworks

Inovador, icônico e atemporal, The Elder Scrolls V: Skyrim (2011) trata-se de um clássico responsável por reapresentar toda uma franquia para um novo público. Explorando elementos de RPG, Aventura e Ação, o título tornou-se um sucesso entre o público e a crítica especializada, rendendo diversos lançamentos nos anos seguintes.

Sua narrativa conta a história do último Dovahkiin, um caçador de dragões, que deve derrotar um mal antigo e evitar o fim do mundo. Não é preciso ir longe para perceber como essa história renderia uma grande produção épica de fantasia, né?

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no Voxel e confira tudo sobre o mundo dos jogos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.