Conheça a história e o legado de Metal Gear Solid 3: Snake Eater

5 min de leitura
Imagem de: Conheça a história e o legado de Metal Gear Solid 3: Snake Eater
Imagem: Konami

Há oito anos, Metal Gears Solid V: The Phantom Pain era lançado — arrecadando dezenas de prêmios. Desde então, a franquia da Konami esteve dormente quase que por completo, com exceção de questionáveis adaptações para máquinas de jogos de azar. Recentemente, no entanto, novos rumores sugerem um remake de um dos seus títulos mais icônicos: Metal Gear Solid 3: Snake Eater.

Embora nada esteja oficializado, os indícios são fortes e um anúncio parece iminente. Seja como for, não há momento melhor para relembrarmos a história e o legado deste título — não importa se você um novo fã da franquia ou um veterano que chorou no final. Confira!

Antes de mais nada, vale lembrar: o texto a seguir contém spoilers, incluindo sobre o final de Metal Gear Solid 3: Snake Eater.

The Boss e a Missão Virtuosa

The Boss, Volgin e Naked Snake, respectivamente.The Boss, Volgin e Naked Snake, respectivamente.Fonte:  Konami 

Tudo começa em agosto de 1964, no auge da Guerra Fria, com uma operação chamada de "Virtuous Mission". Nela, o soldado de codinome Naked Snake recebe a tarefa de se infiltrar na região de Tselinoyarsk, ao sul da antiga União Soviética, para resgatar Sokolov, um cientista usado pelo país para criar uma arma secreta — o Shagahod.

No entanto, ao recuperar Sokolov, Snake se encontra com sua mentora, de condinome The Boss. A heroína, de reputação militar lendária, revela ter traído os Estados Unidos e derrota seu antigo pupilo, recapturando o cientista. Para piorar, momentos depois, um míssil nuclear norte-americano é detonado em solo soviético e a missão torna-se um completo fracasso.

Responsáveis pelo desastre, The Boss e o extremista soviético Volgin tornam se alvos de seus respectivos governos, fazendo com que os Estados Unidos e a União Soviética unam forças para evitar uma nova Guerra Mundial. Assim, tem início a Operação Snake Eater!

Operação Snake Eater

Sem reforços, Snake deve encarar seus inimigos sem apoio do governo norte-americano.Sem reforços, Snake deve encarar seus inimigos sem apoio do governo norte-americano.Fonte:  Konami 

Durante sua nova missão, Snake precisa enfrentar a Unidade Cobra, um grupo de soldados excepcionais anteriormente liderados pela Boss. O grupo é formado pelo pirotécnico The Fury; pelo franco-atirador The End; pelo especialista em furtividade The Fear; e pelo infiltrador The Pain. Cada batalha envolve mecânicas próprias, junto de revelações sobre o passado de cada combatente.

No processo, Snake é capturado e torturado por Volgin, perdendo um olho. O soldado consegue escapar da prisão, mas, próximo da morte, precisa encarar o médium The Sorrow — falecido membro da Unidade Cobra —, além das almas de todos os soldados que matou no caminho.

Com a ajuda de uma espiã soviética, EVA, o herói retorna para a base de Groznyj Grad, onde derrota Volgin e destrói o Shagahod — um enorme robô capaz de realizar lançamentos nucleares com facilidade. O vilão soviético estava em busca do Philosophers' Legacy, um fundo de US$ 100 bilhões deixado por um grupo secreto composto por agentes dos Estados Unidos, da União Soviética e da China, para o financiamento novas tecnologias militares.

A dupla escapa do local, mas ainda há um último desafio — The Boss.

O sacrifício maior

Cenário da luta entre The Boss e Naked Snake é um dos mais marcantes no mundo dos jogos.Cenário da luta entre The Boss e Naked Snake é um dos mais marcantes no mundo dos jogos.Fonte:  Konami 

Boss revela que o grupo The Philosophers, na verdade, buscava construir um mundo de paz. Ela também afirma compartilhar desse objetivo, mesmo após todo o sofrimento que passou e os sacrifícios que fez a serviço do seu país — inclusive ter sido afastada de seu filho, logo após seu nascimento. Ao fim de um intenso combate, Snake derrota sua mentora e, a pedido dela, deve prosseguir com sua missão até o fim — encerrando sua vida.

Com a posse de um microfilme dos Philosophers, único documento capaz de garantir acesso à fortuna deixada pelo grupo, Naked Snake e EVA deixam a área de operações. Na manhã seguinte, enganada, a espiã foge com uma cópia falsa do arquivo, mas deixa uma gravação explicando que era uma agente dupla, a trabalho do braço chinês da própria organização.

Ela também revela a verdade sobre Boss: tudo o que ela fez foi parte de uma missão secreta para a CIA. Ela precisava morrer e ser vista como uma traidora para que os Estados Unidos pudessem concluir seus planos.

Amargurado, Naked Snake se torna Big Boss.Amargurado, Naked Snake se torna Big Boss.Fonte:  Konami 

Após entregar o verdadeiro microfilme dos Philosophers ao governo dos Estados Unidos, Naked Snake recebe o título oficial de Big Boss pelo sucesso de sua missão — embora sua vitória tenha sabor amargo. Decepcionado, ele então deixa sua unidade de operações, ciente da verdade por trás de tudo o que aconteceu.

Um jogo como nenhum outro

O criador da franquia, Hideo Kojima, é conhecido por suas ideias excêntricas e ambiciosas, e não foi diferente com Metal Gear Solid 3: Snake Eater. O título foi originalmente concebido para PlayStation 3, mas, como o console ainda estava muito distante, o projeto foi transferido para o PlayStation 2 — sendo lançado em 2004.

Não por acaso, o jogo sofreu tecnicamente com esta mudança, já que precisou ser adaptado para um console bem menos poderoso e pouco compatível com o conceito de uma vasta floresta — algo bem diferente dos cenários controlados dos títulos anteriores. Por causa disso, o título rodou em 30 quadros por segundo, em contraste com os 60 quadros por segundo do antecessor, na mesma plataforma.

O objetivo geral de Kojima continuou o mesmo, no entanto: criar um novo ambiente e chefes diferentes de tudo o que existia na indústria naquele momento. O resultado foram passagens memoráveis, como a batalha contra o franco-atirador The End, que pode ser derrotado de diversas formas, além do emocionante combate final contra The Boss.

The End poderia ser derrotado por velhice, caso o jogador demorasse mais de uma semana para enfrentá-lo, na vida real.The End poderia ser derrotado por velhice, caso o jogador demorasse mais de uma semana para enfrentá-lo, na vida real.Fonte:  Konami 

O legado de Metal Gear Solid 3

Sucesso de críticas no lançamento, Metal Gear Solid 3: Snake Eater ainda é um dos títulos mais amados pelos fãs, não apenas pela sua história e jogabilidade, mas também por ajudar a estabelecer muito da complexa mitologia da franquia.

Ao longo dos anos, o título recebeu diversos relançamentos, começando por Subsistence (2006), que adicionou câmera controlável, um Metal Gear Online e os jogos Metal Gear e Metal Gear 2: Solid Snake, originalmente lançados para o MSX. Esta edição também foi a base para a coletânea HD Collection (2011), para PS3, Xbox 360 e Vita. O título ainda ganhou o Snake Eater 3D (2012), para Nintendo 3DS, com diversas mudanças e novidades.

Uma versão HD de Metal Gear Solid 3: Snake Eater chegou ao PS3, Xbox 360 e PS Vita.Uma versão HD de Metal Gear Solid 3: Snake Eater chegou ao PS3, Xbox 360 e PS Vita.Fonte:  Konami 

Mas e agora? Como citado no começo deste artigo, diversos rumores indicam um possível remake há anos, mas eles ficaram mais fortes nos últimos meses. Em dezembro do ano passado, o produtor da franquia afirmou que 2023 será "um ano cheio de anúncios", algo corroborado pelo ator de voz de Raiden. Mais recentemente, informações sugeriram que o título será exclusivo do PS5.

Será que agora vai? Resta aguardar por um anúncio oficial da Konami. Até lá, fique ligado nas redes sociais do Voxel para não perder as últimas novidades sobre o mundo dos jogos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.