As 7 maiores infecções e mutações em jogos

4 min de leitura
Imagem de: As 7 maiores infecções e mutações em jogos

De monstros gigantes e desfigurados a vírus letais, as mutações e infecções em jogos conseguem criar um clima de tensão e medo que envolvem o jogador em uma experiência imersiva.

E enquanto algumas pandemias são apresentadas de forma mais sutil, outras acabam se tornando extremamente marcantes para o público, como os zumbis da icônica franquia Resident Evil ou os infectados em The Last of Us.

Pensando nisso, separamos uma lista com as 7 piores infecções ou mutações do mundo dos games. Confiram abaixo:

1. T-Virus — Resident Evil

Fonte: Capcom

Como um elemento central na narrativa do primeiro Resident Evil, o T-Virus foi criado pelo conglomerado farmacêutico Umbrella Corporation, através da combinação do Progenitor com o DNA de sanguessugas. Em teoria, o intuito era gerar armas biológicas poderosas através dos indivíduos infectados.

Porém, seus efeitos colaterais logo se provaram um grande impedimento para esse plano, com os hospedeiros se tornando criaturas agressivas e perigosas. Alguns chegaram a sofrer mutações que vão além de se tornar um simples zumbi sedento por carne humana, assumindo formas bizarras como o grotesco Licker.

2. Cordyceps — The Last of Us

Fonte: Naughty Dog

Inspirado em um fungo real que infecta insetos e outros animais — como aranhas e formigas —, o Cordyceps da franquia The Last of Us sofreu uma mutação que permitiu atacar os humanos. No universo, ele os transforma em seres conhecidos como Infectados, dizimando rapidamente grande parte da população mundial.

Ao entrar em contato com um organismo, ele cresce e se espalha rapidamente pelo corpo, afetando a mente e o comportamento da vítima em poucas horas, tornando-a extremamente agressiva.

Com o passar do tempo, sua progressão leva a uma transformação do hospedeiro. Após um ano, o infectado tem a cabeça completamente tomada pelo crescimento fúngico e se torna um Estalador — e, se atingir o estágio final, vira um temível Baiacu ou Tropego.

O Cordyceps é um dos principais antagonistas nos jogos, e sua presença é uma ameaça constante para os personagens principais, enquanto também tentam sobreviver em um mundo pós-apocalíptico. Além disso, sua representação na franquia é uma poderosa metáfora para as ameaças biológicas e as consequências da exploração irresponsável do meio ambiente.

3. Radiação — Metro

Fonte: 4A Games

Na trilogia Metro, o mundo foi devastado em 2013 por uma guerra nuclear que afetou diversas nações, incluindo a Rússia. A capital do país, Moscou, se tornou um local ermo e inabitável, obrigando os sobreviventes a se refugiarem nas estações de metrô.

E como resultado de anos de exposição à radiação, surgiram os mutantes. As criaturas variam em forma e tamanho, incluindo desde pequenos insetos a enormes criaturas capazes de devorar um humano sem o menor problema.

Entre os mais assustadores, temos duas espécies de seres derivados de humanos contaminados pela radiação, os Humanimals — criaturas agressivas que caçam em bando e não possuem muita inteligência — e os Dark Ones, uma espécie sapiente que foi capaz de se adaptar às condições deste "novo mundo".

4. Flagelo do Sangue — Bloodborne

Fonte: From Software

A trama de Bloodborne é centrada em Yharnam, uma cidade conhecida por seus rituais de cura envolvendo o uso de sangue sagrado, mas que agora está sendo assolada por uma praga que transforma seus habitantes em monstruosas criaturas, com algumas sendo inspiradas pelas obras de H.P. Lovecraft.

Conforme avançamos pela história, é possível juntar algumas peças do quebra-cabeça e descobrir que o problema não foi causado por nenhum tipo de infecção, mas sim pelas transfusões sanguíneas realizadas pela Igreja. Supostamente, a solução deveria tornar as pessoas saudáveis e curar doenças, porém, com uso prolongado, acabou transformando humanos em bestas violentas.

5. ADAM — Bioshock 1 e 2

Fonte: 2K

Derivado de uma substância colhida de um tipo especial de lesma marítima, o ADAM é um composto bioquímico criado na cidade subaquática de Rapture. Ele consegue reescrever o material genético e desenvolver habilidades sobrenaturais através dos Plasmids.

Para utilizá-lo, os humanos devem passar por algo chamado "splicing", que envolve a injeção do líquido em seu corpo. Porém, o processo pode levar a mudanças físicas e mentais extremas, tornando os indivíduos violentos e instáveis, além de causar deformidades físicas.

Os cidadãos geneticamente modificados são conhecidos como Splicers e podem ser afetados de formas diferentes, com alguns recebendo a capacidade de se teletransportar e outros recebendo mais força física. Porém, todos ainda possuem o mesmo grau de insanidade e instintos agressivos contra o protagonista.

6. Praga de Ratos — Dishonored

Fonte: Bethesda

Parte da trama de Dishonored, a Praga de Ratos é um evento catastrófico que assola Dunwall, sendo causada pela superpopulação de roedores e iniciada através dos esforços do espião real Hiram Burrows. O agente deliberadamente soltou os animais contaminados nos distritos mais pobres como uma forma de matar seus habitantes.

Porém, sua propagação não foi contida. Assim, a doença rapidamente se espalhou pelo resto da cidade, causando um grande sofrimento e muitas mortes, além de uma séria crise econômica.

Seus sintomas incluem inicialmente descoloração da pele, perda de peso e queda de cabelo, progredindo para danos pulmonares e cerebrais, com tosses crônicas e diminuição severa das habilidades cognitivas. Os estágios finais trazem hemorragia subconjuntival, que faz com que o sangue escorra dos olhos.

7. The Filth — Secret World Legends

Fonte: EA

The Filth é um dos antagonistas centrais deste MMORPG, sendo uma forma de corrupção que infecta tudo o que toca, incluindo humanos, animais e objetos. Embora sua origem seja desconhecida, acredita-se que tenha surgido de uma dimensão alternativa, sendo trazida para o mundo pelos Illuminati.

Ela é uma substância altamente contagiosa e letal, capaz de transformar as pessoas em monstros deformados e insanos, com aqueles infectados por essa doença viva sofrendo uma dor terrível e perdendo sua sanidade. Além disso, é uma ameaça constante e se espalha rapidamente, tornando a luta para contê-la uma tarefa árdua que os jogadores devem assumir.

E aí, curtiu a lista? Nos conte o que acho nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.