10 jogos parecidos com Age of Empires para afiar sua estratégia

4 min de leitura
Imagem de: 10 jogos parecidos com Age of Empires para afiar sua estratégia
Imagem: Repositório de imagens NZN

Vamos conversar um pouquinho sobre Age of Empires?! A Ensemble mandou muito bem na criação desse RTS que se tornou um clássico, atingindo alto nível no design de jogos do gênero. Os criadores demoraram 16 anos para lançar a quarta sequência em 2021, indicando que eles estavam relutantes em desafiar o próprio legado da série.

Com a chegada de Age of Empires 4 ao Xbox e mobile neste ano, há uma procura maior por obras parecidas. Por isso, reunimos uma lista de 10 jogos que seguem uma fórmula semelhante - quer você goste de gerenciar recursos, planejar batalhas ou governar povos, esses títulos são capazes de mantê-lo entretido por horas. Confira nossa lista abaixo!

1. Star Wars: Galactic Battlegrounds

Fonte:  Insira a fonte 

O primeiro título da lista é Star Wars Galactic Battlegroundsque é basicamente uma versão com temática de Star Wars do Age of Empires, com algumas sutis diferenças. Afinal, são trabalhos do mesmo estúdio, Ensemble. Lançado em 2001, chegou pouco antes do AoE II, que é o grande responsável por fortalecer o nome da franquia. Bastante competente, é possível aproveitá-lo ainda mais com alguns mods excelentes disponíveis para ele.

2. Northgard

Fonte:  Insira a fonte 

Nesse jogo, você é o líder de um dos clãs vikings que desembarcam em um novo e desconhecido território. Sua missão é construir sua vila e dominar a terra ao redor, enfrentando monstros míticos e outros clãs agressivos. O legal é que cada clã tem sua própria jogabilidade, então dá pra jogar várias vezes sem ficar entediado. O diferencial de Northgard em relação a outros jogos RTS é o uso de controle indireto e a fase de inverno, que exige planejamento para evitar que sua aldeia passe fome.

3. Bad North

Fonte:  Insira a fonte 

Falando em vikings, outro exemplar de estratégia em tempo real é Bad North, em que o jogador deve proteger sua ilha de invasões deste povo que habitava o norte da Europa. Você controla um pequeno grupo de guerreiros que devem se mover estrategicamente para proteger cada parte da ilha enquanto coletam recursos e expandem sua força. Não se deixe enganar pelo charme dos visuais – Bad North é brutal.

4. Rise of Nations

Fonte:  Insira a fonte 

Assim como Age of Empires, Rise of Nations cobre toda a história humana, e você pode escolher entre 18 civilizações diferentes, cada uma com suas próprias unidades e habilidades exclusivas. O título se destaca por ser um jogo mais estratégico e complexo. Ele leva em consideração fatores como recursos naturais, tecnologia, cultura e religião. Além disso, o jogo também apresenta batalhas em terra, ar e mar, o que adiciona ainda mais camadas de estratégia.

5. Frostpunk

j  Insira a fonte 


Em Age of Empires, você está construindo uma civilização desde a sua origem, já em Frostpunk, seu dever é manter a última cidade sobrevivente funcionando em um mundo pós-apocalíptico. Isso não é tarefa fácil quando temos que lidar com recursos escassos, além dos dilemas morais que são colocados à frente de um líder. Enquanto AoE pode ser jogado com uma abordagem mais leve e descontraída, Frostpunk testa seus limites morais e desafia sua capacidade de tomar decisões difíceis.

6. StarCraft 2: Wings of Liberty

Fonte:  Insira a fonte 

Desenvolvido pela Blizzard Entertainment, este jogo apresenta três raças distintas – Terrans, Zergs e Protoss – cada uma com habilidades e estratégias únicas. Além disso, Starcraft 2 conta com uma campanha intensa e emocionante, bem como um modo multiplayer competitivo que desafia até mesmo os jogadores mais experientes. Com gráficos impressionantes e jogabilidade refinada, é uma escolha fantástica para qualquer fã de jogos de estratégia.

7. Total War: Warhammer II

Fonte:  Insira a fonte 

Total War: Warhammer II é uma excelente opção para aqueles que buscam um jogo de estratégia com profundidade. É a combinação da jogabilidade clássica da série Total War com o universo rico e fantástico do Warhammer. Nele, você pode controlar um dos quatro exércitos: Lizardmen, High Elves, Dark Elves ou Skaven, cada um com habilidades únicas. A jogabilidade envolve gerenciamento de recursos, construção de cidades, diplomacia e, claro, batalhas épicas em tempo real com centenas de unidades em campo.

8. Civilization VI

Fonte:  Insira a fonte 

Desenvolvido pela Firaxis Games, Civilization VI permite que o jogador construa uma civilização desde os seus primórdios até a era moderna, ao mesmo tempo em que explora e interage com outras culturas. O jogador precisa administrar seus recursos e tomar decisões importantes em cada turno para alcançar seus objetivos e tornar sua civilização a mais poderosa do mundo. São várias opções de vitória: conquista militar, diplomática, cultural ou a científica.

9. Rise of Kingdoms

Fonte:  Insira a fonte 

Agora, uma dica mobile! Em Rise of Kingdoms, os jogadores começam escolhendo uma civilização e, em seguida, constroem suas cidades, treinam unidades militares e lutam contra inimigos para expandir seu território. O jogo apresenta gráficos impressionantes e uma grande variedade de unidades, tecnologias e edifícios, além de uma árvore de talentos que permite aos jogadores personalizar seu estilo de jogo.

10. Command and Conquer: Red Alert 3

Fonte:  Insira a fonte 

Para fechar com chave de ouro, um dos grandes clássicos de RTS - Command and Conquer: Red Alert 3.  O jogo se passa em uma realidade alternativa, onde a União Soviética enfrenta as forças dos Aliados em um conflito que envolve viagem no tempo e armas futurísticas. Os jogadores podem escolher entre três facções diferentes, cada uma com suas próprias habilidades e unidades exclusivas. Gráficos detalhados, jogabilidade envolvente e uma campanha emocionante garantem uma ótima experiência.

E aí, curtiu nossa lista? Se você curte jogos de estratégia e quer experimentar algo novo, dê uma chance para esses títulos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.