J.K. Rowling faz comentário transfóbico no Twitter e é criticada

Minha Série
Imagem de: J.K. Rowling faz comentário transfóbico no Twitter e é criticada

Recentemente, a autora J.K. Rowling, famosa pela publicação da saga Harry Potter, usou seu perfil no Twitter para fazer um comentário transfóbico. A escritora repostou um artigo sobre a criação de um mundo mais igualitário para pessoas que menstruam. Em comentário adicional, Rowling afirmou que o termo “mulheres” deveria ter sido utilizado.

A comunidade LGBT+ criticou duramente a afirmação. Para militantes e especialistas em estudos de gênero, igualar mulheres a "pessoas que menstruam" exclui pessoas transexuais do discurso, já que existem homens transexuais que menstruam e mulheres que não.

"’Pessoas que menstruam’. Tenho certeza de que costumava existir uma palavra para essas pessoas", escreveu Rowling, completando com algumas palavras modificadas para se assemelharem à "woman", palavra em inglês para mulher. 

(Fonte: The Australian/Reprodução) The Australian/Reprodução

Fãs apontam falta de diversidade na saga Harry Potter, de J.K. Rowling

Além de criticar o comentário transfóbico, os fãs de Harry Potter ressaltaram ainda a falta de diversidade ao longo dos sete livros do universo do bruxinho. Há alguns anos, Rowling revelou que Alvo Dumbledore era um personagem homossexual. Porém, a representatividade parava por aí.

Foram feitas ainda comparações ao autor Rick Riordan, da saga Percy Jackson. O escritor é conhecido por seus personagens negros, latinos, chineses, índios, héteros e homossexuais, além de um personagem com gênero fluido. Para os fãs, essa representatividade também deveria fazer parte do universo Harry Potter.

Após as críticas, Rowling disse não ter o desejo de ofender a comunidade transexual, mas que acredita veemente que o gênero é real e tem consequências. A resposta também não foi bem recebida pela comunidade LGBT+. 

Texto escrito por Flávio Motta Coutinho via Nexperts.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.