The Last of Us: veja recap do primeiro episódio

4 min de leitura
Imagem de: The Last of Us: veja recap do primeiro episódio
Imagem: HBO/Divulgação

A adaptação para as telinhas de The Last of Us chegou ontem (15) à noite à grade de programação da HBO e ao catálogo da HBO Max e o nível de expectativa e popularidade da série era tão grande que o serviço de streaming chegou a sair temporariamente do ar. Mas será que a espera compensou?

A resposta para esta pergunta você confere agora no nosso recap de "Quando estiver perdido na escuridão," o primeiro episódio da série The Last of Us da HBO.

O começo do fim

Antes de mais nada, é preciso parabenizar a produção do seriado: não apenas parece que eles conseguiram capturar a essência dos games como literalmente em certas partes você esquece que se trata de um seriado com atores reais, e não cenas do primeiro jogo. Obviamente, a adaptação tomou algumas liberdades, fazendo por exemplo certas alterações à forma como o contágio ocorre, mas tudo funciona perfeitamente no contexto exibido na telinha.

O episódio começa com uma entrevista em um programa de TV décadas atrás, quando dois cientistas debatem sobre potenciais pandemias que poderiam vir a acabar com a civilização num futuro próximo. (Tema ainda hoje muito relevante, não é mesmo?) Um deles sugere a possibilidade de a sociedade acabar graças a surtos de fungos, ideia prontamente descartada pelo colega já que fungos não sobreviveriam às temperaturas da época... mas e se a Terra por algum motivo começasse a esquentar?

Anos depois, mais especificamente em 2003, e obviamente com o planeta mais quente do que anteriormente (valeu, aquecimento global!), a história realmente começa e somos apresentados ao núcleo familiar de Joel (Pedro Pascal), que vive com sua filha Sarah (Nico Parker) e seu irmão Tommy (Gabriel Luna). O trio parece viver relativamente bem, com os irmãos trabalhando bastante no ramo de construção civil para pagar as contas enquanto Sarah estuda e dá uma ajudinha aos vizinhos mais idosos.

Durante uma rápida visita a uma relojoaria no centro da cidade, onde foi consertar o relógio de seu pai como presente de aniversário, Sarah percebe uma movimentação bastante diferente: a polícia e os militares parecem muito mais ativos do que o comum, relembrando o medo e a sensação de angústia causada pelos ataques terroristas aos EUA no começo dos anos 2000. Não demora até a menina descobrir que seus vizinhos foram infectados por algum tipo de patógeno e o caos se instaurou na cidade.

Joel tenta acalmar Sarah quando a cidade vira um caos no começo da epidemiaJoel tenta acalmar Sarah quando a cidade vira um caos no começo da epidemiaFonte: HBO/Reprodução

Salva pelo pai e pelo tio, o trio agora precisa dirigir a esmo em busca de uma forma de fugir da epidemia — algo que, como bem sugere a menina, pode ser inútil se todos os lugares também foram impactados —. E é nessa tentativa de fuga que Sarah é ferida no tornozelo e a família se depara com um soldado que recebe ordens expressas de eliminá-los. Ele dispara contra Joel e Sarah, mas antes de conseguir dar o tiro final é eliminado por Tommy. Ainda que Joel tenha saído com vida, acabava ali a jornada de Sarah.

Quando estiver perdido na escuridão, procure a luz

20 nos depois, o mundo agora é dominado pelo Cordyceps, um fungo capaz de infectar os hospedeiro e transformá-lo em uma verdadeira marionete. Os infectados buscam apenas se alimentar e proliferar ainda mais o fungo, então as pessoas agora são obrigadas a viver por trás de altos muros e basicamente seguir um regime de ditadura.

Lutando pelos direitos dos cidadãos estão os Vaga-lumes, um grupo de resistência taxado como terroristas e liderados por Marlene (Merke Dandridge), cujo lema é "quando estiver perdido na escuridão, procure a luz." Por algum motivo o grupo vem mantendo refém uma jovem que logo vem a ser revelada como Ellie (Bella Ramsay), uma importante peça no plano de Marlene para acabar com o domínio do abusivo governo. Enquanto isso, Joel agora é um contrabandista ao lado de Tess (Anna Torv), e o casal tem um plano de escapar da cidade em busca de Tommy, desaparecido há 3 semanas.

Joel e Tess planejam deixar a cidade em busca de TommyJoel e Tess planejam deixar a cidade em busca de TommyFonte: HBO/Reprodução

Quando tanto os planos dos Vaga-lumes quanto os de Joel e Tess dão errado, os envolvidos acabam decidindo que a dupla agora fica encarregada de levar Ellie ao destino previamente planejado, prometendo fornecer armas e equipamento suficientes para que Joel possa continuar procurando pelo irmão desaparecido caso a menina chegue ao local em segurança.

Tess, Joel e Ellie conseguem então finalmente usar túneis subterrâneos para deixar passar pelos muros, mas ainda precisam tomar muito cuidado com os seguranças na área externa. Eles acabam se deparando com um deles, que ao examinar a menina percebe que ela está infectada com Cordyceps e ameaça matá-la. Ver o soldado apontando a arma para Ellie fez com que Joel lembrasse do momento em que sua filha foi morta vinte anos atrás, fazendo com que o homem saltasse sobre o soldado e o espancasse provavelmente até a morte (ou perto disso).

Joel defende Ellie de soldado disposto a eliminá-la fora dos limites da cidadeJoel defende Ellie de soldado disposto a eliminá-la fora dos limites da cidadeFonte: HBO/Reprodução

Ellie explica que apesar de o exame mostrar que ela está infectada, ela foi exposta ao Cordyceps três semanas atrás e mesmo assim não vem mostrando sinais de transformação, indicando que este é o motivo de ela ser tão importante para o plano dos Vaga-lumes. O trio segue então rumo às ruínas da cidade externa, onde os perigos envolvem não apenas os infectados, mas também saqueadores, escravistas e todo tipo de gente ruim que você puder imaginar.

Começa então a jornada de Joel e Ellie, que vamos continuar seguindo todos os domingos, às 23h, quando novos episódios de The Last of Us estrearem na HBO e na HBO Max.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.