Como surgiu o fungo Cordyceps de The Last of Us?

2 min de leitura
Imagem de: Como surgiu o fungo Cordyceps de The Last of Us?
Imagem: Naughty Dog

A estreia da série da HBO inspirada em The Last of Us finalmente chegou, e embora muitos fãs tenham maratonado os games enquanto esperavam ansiosamente este momento, decidimos relembrar a Infecção do fungo Cordyceps, que mesmo recebendo explicações ao longo dos dois títulos, alguns de seus detalhes podem acabar passando batido.

Então, confiram abaixo mais informações sobre esta enfermidade que dizimou grande parte da humanidade em TLoU.

Como surgiu o fungo Cordyceps?

Fonte:  Naughty Dog 

De acordo com a história do primeiro jogo, o Cordyceps é originário da América do Sul, chegando aos Estados Unidos através de safras infectadas e começando a se espalhar pelos humanos no final de setembro de 2013.

Um jornal local na casa de Joel mostra em sua primeira página a preocupação com hospitais lotados devido a uma infecção misteriosa, e um próximo artigo mencionando que a Food and Drug Administration - agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA - já estava retirando os produtos potencialmente contaminados do mercado, com autoridades da América Central e do México fazendo o mesmo.

Porém, essas ações foram tomadas tarde demais, e meses depois, 60% da humanidade já estava morta ou infectada com o que ficou referido pela comunidade médica como Infecção Cerebral por Cordyceps.

Estágios e propagação da infecção

a  Naughty Dog 

A infecção pode ser contraída através dos esporos transportados pelo ar - o que a torna menos eficaz em ambientes muito abertos - ou através da mordida de indivíduos já infectados. O fungo só se prolifera em hospedeiros vivos, incapaz de afetar cadáveres por conta de sua natureza parasitária, e conta com quatro estágios.

O primeiro ocorre dois dias após a infecção, fazendo com que a pessoa perca sua função cerebral superior, incapacitando pensamentos racionais e causando comportamentos hiperagressivos, o que se caracteriza como o fim de sua humanidade e a transforma em um Corredor.

Fonte:  Creative Uncut 

Após duas semanas, o hospedeiro entra no segundo estágio, com crescimento progressivo do Cordyceps na região da cabeça, causando uma corrupção do córtex visual e alterando sua visão, fase conhecida comumente como Perseguidor.

Já a terceira etapa da infecção ocorre depois de um ano, cobrindo os olhos do indivíduo permanentemente, o que causa uma inevitável cegueira, e o levando a ser classificado como um Estalador.

E no raro evento de um infectado sobreviver por mais de dez anos, o Cordyceps alcança o estágio quatro, com a formação de placas fúngicas deformando grande parte do corpo, e transformando o hospedeiro em um Verme, que após sua morte, cria projeções parecidas com caules que começam a liberar esporos infecciosos.

Inspirações reais

Fonte:  Pinterest 

Um detalhe interessante é que os desenvolvedores de The Last of Us afirmaram que inspiraram a ideia da criação da Infecção Cerebral por Cordyceps em um episódio de um documentário da BBC Planet Earth chamado "Jungles", sobre o Ophiocordyceps unilateralis, ou fungo zumbi.

No seriado, foram apresentados diversos insetos e aracnídeos morrendo após serem infectados pelas diferentes espécies deste fungo, o que levou Neil Druckman, diretor criativo dos jogos, a pensar que "quanto mais numerosa uma espécie se torna, maior é a probabilidade ser atacada por esse fungo".

Felizmente, é basicamente impossível que um humano apresente uma contaminação fatal por Ophiocordyceps, mas não estamos ilesos às mudanças comportamentais que podem causadas pela infecção. Porém, a infecção ocorre mais lentamente em humanos do que em insetos, e a menos que uma cepa semelhante ao Cordyceps surja, ainda estamos a salvo de um possível apocalipse fúngico.

E aí, estão empolgados para a série de The Last of Us? Contem pra gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.