Fortnite: veja comparação dos gráficos entre PS4, PS4 Pro e PS5

1 min de leitura
Imagem de: Fortnite: veja comparação dos gráficos entre PS4, PS4 Pro e PS5
Imagem: YouTube/Reprodução

No último domingo (4), teve início um novo capítulo em Fortnite e, além de uma porção de coisas novas, a Epic Games anunciou que o jogo agora tem suporte a um novo motor gráfico nas plataformas da atual geração.

Agora com suporte à Unreal Engine 5.1, o famoso battle royale passou a apresentar visuais incríveis e viu uma boa melhora na performance nos consoles PS5 e Xbox Series X|S, no PC e até em dispositivos móveis. Rodando na Unreal Engine 5.1, o jogo agora tem acesso a várias melhorias proporcionadas pelo motor gráfico de última geração.

Como a Unreal Engine 5 impactou o visual de Fortnite

Para você ter uma ideia do quão diferente o jogo parece na "nova geração", o YouTuber ElAnalistaDeBits publicou um vídeo comparando o jogo no PS4, no PS4 Pro e no PS5.

Como você pode ver acima, Fortnite realmente viu um belo salto geracional nos dispositivos da atual geração. A seguir, você confere alguns dos principais responsáveis pelos gráficos do jogo terem ficado tão mais bonitos e detalhados.

Nanites

Oferecendo "geometrias arquiteturais altamente detalhadas", este recurso permite ao jogo renderizar construções em tempo real com milhões de polígonos, com cada elemento (como tijolos e tábuas nas paredes, por exemplo, além de folhas de árvore e pedras no chão) sendo modelados individualmente. Para você ter uma ideia de como isto resultou em paisagens mais detalhadas, cada árvore da ilha agora tem cerca de 300.000 polígonos.

Lumen

Com altíssima qualidade, esta tecnologia de traçados de raios (Ray Tracing) faz com que a luz agora reflita melhor na água e em materiais mais brilhosos. Isto significa que os efeitos de iluminação ficaram mais realistas, proporcionando iluminação global em tempo real a 60 fps.

A novidade é bem perceptível, principalmente quando você estiver dentro de uma casa, por exemplo, e abrir a porta: a luz do lado de fora vai iluminar o ambiente interno de maneira fiel ao visto no mundo real.

Mapas de Sombras Virtuais

Este sistema permite ao jogo exibir sombreamento mais detalhado em todos os objetos, com tijolos, folhas e tudo o que for modelado tendo sua própria sombra individual. Mesmo o sombreamento dos personagens agora ficou mais preciso, com cada detalhe dos trajes sendo exibido na sombra.

Super-resolução Temporal

Adeus, serrilhados! A adição da Super-resolução Temporal impactou ainda mais no Antisserrilhamento (Anti-aliasing) Temporal do jogo, oferecendo uma grande melhoria geral na qualidade visual dos elementos do game a uma taxa de quadros por segundo bastante alta.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.