Final Fantasy e Dragon Quest salvaram o PlayStation, diz executivo

2 min de leitura
Imagem de: Final Fantasy e Dragon Quest salvaram o PlayStation, diz executivo
Imagem: Square Enix

Hoje o PlayStation é uma das três maiores plataformas de videogames do mundo, mas esta nem sempre foi a realidade. De acordo com Shuhei Yoshida, executivo de longa data da marca, foi graças a Final Fantasy e a Dragon Quest que o console da Sony teve sucesso.

Yoshida, que hoje lidera a divisão de parcerias com estúdios indies na Sony, esteve em Bilbao, na Espanha, para receber o Prêmio Honorário da BIG Conference. No evento, que aconteceu no último fim de semana, ele conversou com jornalistas e falou um pouco sobre sua carreira, em especial os primeiros anos do PlayStation, antes de se tornar o sucesso que conhecemos hoje (via GameReactor).

Segundo ele, as primeiras negociações com distribuidoras e estúdios foi difícil porque o console ainda era apenas um conceito e nem todo mundo conseguia "entender como os gráficos 3D em tempo real funcionavam". Ele lembra que fez uma 'demo de dinossauro" e usou em visitas a diversas empresas para tentar vender a ideia.

Final Fantasy VII (Reprodução)Final Fantasy VII (Reprodução)Fonte:  Square Enix 

Na época, a Namco foi a primeira grande empresa a apoiar o projeto. Segundo Yoshida, outras empresas perguntavam "onde estão os sprites ou o fundo? Ou admitiu que parecia bom, mas simplesmente não era o gênero com o qual eles estavam acostumados. Muitos estavam bastante céticos. Afinal, muitos tentam e falham nos videogames."

"Uma distribuidora nos disse quando visitamos: 'volte quando você tiver vendido um milhão de unidades do PlayStation'", conta o executivo. "E esse se tornou o nosso objetivo internamente. E, na verdade, o departamento de marketing até criou um comercial de TV, dizendo que "vamos vender um milhão de unidades" como slogan. E conseguimos (risos). E voltamos para a distribuidora".

Mesmo assim, os primeiros anos do aparelho não foram fáceis, até que uma negociação mudou tudo: "Eu estava no departamento de relações com terceiros e ajudamos a convencer a SquareSoft — naquela época, a SquareSoft e a Enix eram empresas separadas, e a Square tinha a franquia Final Fantasy, e a Enix tinha a franquia Dragon Quest, e esses dois RPGs são as maiores IPs do Japão", conta Yoshida.

Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past (Reprodução)Dragon Quest VII: Fragments of the Forgotten Past (Reprodução)Fonte:  Square Enix 

"Ambas se comprometeram a trazer seus novos jogos para o PlayStation. E isso mudou totalmente a sorte para nós. E finalmente tivemos os jogos que precisávamos para tornar o PlayStation bem-sucedido", conclui o executivo.

Final Fantasy VII continua no coração do público, com uma sequência do remake a caminho, enquanto a franquia Dragon Quest agora tem seu 13º título em desenvolvimento.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.