Xbox Series S: estúdios desejam abandonar o console, diz dev

2 min de leitura
Imagem de: Xbox Series S: estúdios desejam abandonar o console, diz dev
Imagem: Divulgação/Microsoft

Aparentemente, vários estúdios e desenvolvedores estariam pedindo para que Microsoft abandone a compatibilidade obrigatória de jogos com o Xbox Series S, o modelo de entrada e mais modesto da atual geração de consoles da empresa. A informação é de Ian Maclure, artista do Bossa Studios, responsável pela franquia Surgeon Simulator.

A declaração foi uma resposta a um comentário do jornalista Jeff Gerstmann, que opinou em seu perfil no Twitter que o argumento de que o Xbox Series S estaria limitando os jogos de nova geração não se sustenta. "A maioria desses jogos também chega ao PC e já tem que cobrir uma grande variedade de configurações", explica Jeff.

Na tentativa de mostrar o que se passa por trás dos panos, Ian Maclure, que trabalhou recentemente em I Am Fish, respondeu: "Pode parecer que não se sustenta, mas a razão pela qual você tem ouvido muito sobre [esse assunto] é que MUITOS desenvolvedores têm se encontrado no último ano tentando desesperadamente derrubar o requisito de lançar [seus jogos] no Series S", afirma o artista.

Ele acrescenta, ainda, que os desenvolvedores têm mergulhado em um ciclo de desenvolvimento no qual o Xbox Series S se tornou um verdadeiro obstáculo. "Agora que os jogos estão sendo firmemente produzidos com os novos consoles em mente, os times não querem repetir o processo [de desenvolvimento]", acrescentou.

Mais relatos

Na semana passada, quando foi confirmado que Gotham Knights rodará travado a 30 fps em todos os consoles, Lee Devonald, artista de personagens da Rocksteady, também culpou o Xbox Series S pela decisão de desenvolvimento. Vale lembrar que o jogo teve suas versões de antiga geração canceladas em maio deste ano.

"Eu gostaria que os jogadores entendessem o que 60 fps significa, em termos do que eles 'perdem' para fazer o jogo rodar mais rápido", disse em uma série de tweets deletados. "Especialmente levando em conta que temos um console de atual geração que não é muito melhor que um da geração passada", complementou.

O Xbox Series S é considerado um produto estratégico e teria desempenhado melhor, segundo estimativas, que o Xbox Series X em mercados selecionados em seu primeiro ano, além de ter sido o console mais vendido da Black Friday de 2021 nos EUA.

A popularidade do console de entrada se deve especialmente ao seu preço, que é expressivamente mais barato se comparado ao do Xbox Series X. Vale notar, no entanto, que a Microsoft não divulga seus dados de vendas publicamente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.