Células cerebrais criadas em laboratório aprenderam a jogar Pong

1 min de leitura
Imagem de: Células cerebrais criadas em laboratório aprenderam a jogar Pong
Imagem: Shutterstock

Cientistas da Austrália conseguiram ensinar células cerebrais criadas em laboratório a jogar Pong. A informação é da BBC (via Eurogamer).

De acordo com a reportagem da emissora britânica, pesquisadores da empresa australiana Cortical Labs anunciaram o feito ontem (12) no periódico Neuron, que publica artigos de neurociência revisados por pares.

O texto explica que essas células cerebrais criadas em laboratório e conectadas ao jogo aparentemente foram capazes de aprender a jogar Pong em apenas aproximadamente cinco minutos de "gameplay em tempo real".

Células cerebrais criadas em laboratório aprenderam a jogar PongCélulas cerebrais criadas em laboratório aprenderam a jogar PongFonte:  BBC/Cortical Labs 

O cérebro criado em laboratório foi concebido a partir da mistura de células-tronco hematopoiéticas a embriões de ratos, gerando um sistema com cerca de 800 mil células. Batizado como DishBrain pelos cientistas responsáveis, o experimento consiste basicamente da ligação deste cérebro a uma simulação de Pong usando eletrodos.

Desta forma, sinais elétricos foram usados para controlar a gameplay e indicar ao experimento todos os erros e acertos. Com o feedback positivo propriamente providenciado, os pesquisadores perceberam que o resultado sugere que essas células passaram a acertar bolinha mais e mais frequentemente.

Essa frequência, porém, não é exatamente das mais altas: os cientistas até mesmo admitem que o cérebro não é lá um ótimo jogador de Pong. Mas eles ressaltam que, embora erre bastante, o experimento mostrou resultados muito bons e bem acima do esperado para ocorrências aleatórias.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.