Xbox Series S deve ter melhoria de performance depois de correção na RAM

1 min de leitura
Imagem de: Xbox Series S deve ter melhoria de performance depois de correção na RAM

Em um vídeo de Game Dev revelado pela própria Microsoft foi revelado que jogos de Xbox Series S podem potencialmente ter melhorias de performance e resolução no futuro próximo. Segundo a companhia, os desenvolvedores terão maior controle sobre a memória RAM no devkit do console, permitindo que possíveis gargalos sejam corrigidos.

Para relembrar,  o Xbox Series S é um video game de nova geração assim como seu irmão mais potente, o Xbox Series X, mas com algumas especificações mais modestas para oferecer um preço mais competitivo. Entre elas, está a diminuição da memória RAM para 10 GB (sendo que 2 GB são alocados para o sistema do dispositivo).

Conforme apontado pelo Digital Foundry (e pelo The Verge na matéria original), alguns desenvolvedores têm reportado problemas em otimizações para o Xbox Series S, mas, ao contrário do que se pode imaginar, os gargalos não estão na CPU (que é a mesma do Series X, mas com clock um pouco mais baixo) ou na GPU, mas sim na limitação de memória RAM.

Apesar de não ser um milagre que vá aumentar drasticamente a quantia de RAM no Series S, a solução do devkit deve ajudar a burlar algumas situações que isso afeta a performance de certos jogos, como já vimos no passado com games rodando somente em 1080p (o console consegue renderizar em 1440p), sem ray tracing ou sem um modo de 120 fps.

Por fim, a Microsoft também disse que vai corrigir um problema em que certos elementos gráficos eram alocados mais lentamente na memória do que elementos não-gráficos, algo que também pode aprimorar o desempenho de certos títulos. Portanto, vamos ficar atentos às melhorias de jogos no Xbox Series S.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.