Nvidia quer revolucionar mods com RTX Remix; veja como funciona

3 min de leitura
Imagem de: Nvidia quer revolucionar mods com RTX Remix; veja como funciona

Durante a revelação das GPUs RTX 40, a Nvidia surpreendeu os jogadores não apenas com o desempenho das novas placas de vídeo. Além de revelar o DLSS 3.0, a companhia também apresentou o RTX Remix, solução que promete remasterizar jogos antigos com Ray Tracing e DLSS de graça, sem muita dificuldade.

Durante um evento para a imprensa, a companhia revelou mais detalhes sobre a tecnologia e suas ambições com a novidade. O RTX Remix nasceu como consequência de projetos como Minecraft RTX e visa facilitar a vida da comunidade de modders que já existe no PC, que movimenta mais de 7 bilhões de downloads por ano, segundo dados divulgados pela Nvidia.

Atualmente, a principal limitação do programa, que será lançado em breve, está na utilização em games que rodam apenas em DirectX 8 e DirectX 9. Ainda assim, a solução promete ser uma mão na roda para quem faz mods, pois terá suporte para mais games que plataformas de modificação convencionais e traz soluções avançadas de implementação de recursos.

Enquanto a Nvidia estuda formas de expandir o uso para jogos mais novos ou antigos, o RTX Remix já mostra que pode revolucionar o trabalho de modders. Confira mais detalhes sobre o funcionamento da novidade, que será lançada em breve.

Como funciona o RTX Remix?

Segundo a demonstração da Nvidia, o RTX Remix chegará para resolver as principais dores de cabeça enfrentadas por modders de jogos no computador. A solução funcionará com diversos títulos, evitando ferramentas específicas para cada game, aceitará arquivos vindos de diferentes plataformas e promete seguir um fluxo simples de edição e publicação de arquivos.

O RTX Remix converte arquivos de textura para o formato USD, que é um padrão com amplo suporte na indústria, permite que os modders façam as edições necessárias, incluindo adição de Ray Tracing e DLSS, e depois exportem o projeto como um mod para o jogo. Isso é possível graças a uma ponte realizada pelo programa, que transforma padrões antigos em Vulkan, fazendo com que a implementação de novas tecnologias seja facilitada.


Após as modificações serem realizadas, o processo de exportação e instalação do mod com RTX é exatamente o mesmo que qualquer outro, com um adicional: os jogadores recebem um menu que permite configurar a intensidade de ferramentas como Ray Tracing e até adicionar filtros de pós-processamentoao game. Segundo a Nvidia, as modificações criadas no RTX Remix são empacotadas como qualquer arquivo de modificação e poderão ser disponibilizadas pelos criadores de conteúdo em plataformas como o Nexus Mods.

Recursos RTX e inteligência artificial em games

Além de ser uma plataforma prática para modificações, o grande “pulo do gato” do RTX Remix está no uso de inteligência artificial e soluções como Ray Tracing e DLSS. De acordo com os especialistas da Nvidia, o uso da nova ferramenta pode economizar meses e até anos de trabalho de modders, além de garantir resultados de alta qualidade.

O RTX Remix permite adicionar e editar pontos de luz nos games, além de configurar o comportamento dos raios. O amplo suporte para texturas também garante  que os criadores de conteúdo atualizem objetos antigos nas modificações com facilidade — a solução ainda conta com uma inteligência artificial que faz upscaling de texturas automaticamente.

Integrada na plataforma Omniverse, o RTX Remix também tem como diferencial o suporte para trabalho colaborativo. A Nvidia explica que modders poderão desenvolver juntos e até mesmo utilizar recursos vindos de fontes diferentes em um único projeto.

Quando o RTX Remix estará disponível?

A Nvidia lançou um site oficial para o RTX Remix que possui um cadastro para receber novidades do sistema de modificações. Enquanto a data de lançamento não foi divulgada, a solução exige uma GPU da linha RTX ou com suporte para Ray Tracing para funcionar propriamente.

Considerando a facilidade de uso da ferramenta gratuita, a tendência é que os primeiros mods feitos no RTX Remix apareçam logo após o lançamento da solução. Enquanto isso, os jogadores poderão ter um gosto da novidade com Portal RTX, que será lançado de graça em novembro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.