Nvidia revela DLSS 3.0, que cria frames para reduzir uso de GPU

1 min de leitura
Imagem de: Nvidia revela DLSS 3.0, que cria frames para reduzir uso de GPU
Imagem: Nvidia

A Nvidia apresentou hoje (20) a nova geração do Deep Learning Super Sampling, o DLSS 3.0. A próxima versão da solução promete criar novos frames utilizando inteligência artificial em games, garantindo saltos de desempenho em games de computador.

Diferente da geração anterior, que já garantia ganhos significativos de performance, o DLSS 3.0 não focará apenas nos pixels. Segundo a Nvidia, a rede neural será otimizada para gerar novos quadros nos games em tempo real, o que ajudará não apenas a placa de vídeo, mas também a CPU.

Imagem

De acordo com Jensen Huang, o CEO da Nvidia, a tecnologia  garantirá até quatro vezes mais performance nos jogos compatíveis. Para exibir um pouco do que podemos esperar do DLSS 3.0, a companhia exibiu alguns comparativos com a solução funcionando nos jogos Cyberpunk 2077 e o pesado Microsoft Flight Simulator.

DLSS 3.0 em ação!

A demonstração de Cyberpunk 2077 com Ray Tracing ligado exibida pela Nvidia mostra o DLSS 3.0 fazendo o framerate do jogo saltar. O game deixa de rodar em 24 quadros por segundo e passa para 97fps.

O poder do DLSS 3.0 também foi exibido em Flight Simulator, que é bastante pesado. Em um dos comparativos da tecnologia, o simulador realista da Microsoft salta de 60 quadros por segundo para 131 quadros por segundo com a nova tecnologia.

Jogos que terão DLSS 3.0

O DLSS 3.0 foi anunciado com a família de placas de vídeo da família Ada Lovelace, que rodarão a nova tecnologia. Segundo a Nvidia, a princípio, apenas as GPUs RTX 40 serão compatíveis com a novidade, mas a companhia já trabalha para trazer a solução para mais produtos.

Nvidia

O DLSS 3.0 começará a ser liberado em outubro. A empresa garante que a solução já é compatível com muitas engines e chegará em mais de 35 jogos já no lançamento, incluindo Cyberpunk 2077, A Plague Tale Requiem e Dying Light 2: Stay Human.

Mais detalhes sobre a tecnologia estão disponíveis no site da fabricante.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.