Candy Crush: 8 curiosidades sobre o game lançado em 2012

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Imagem: King

Quem não passou os últimos dez anos dormindo – ou era novo demais –, certamente ouviu falar em Candy Crush. Lançado em abril de 2012, o jogo da King foi uma febre, tema de pesquisas, reportagens e fez com que pessoas ficassem muitas horas na frente do Facebook e dos smartphones.

Ele tomou o posto de Farmville, outra sensação no início da década passada. Em 2017, atingiu a impressionante marca de 2,7 bilhões de downloads, entrando para a história como um dos aplicativos de jogos mais utilizado em todo o mundo.

Dez anos depois, que tal relembrar – ou descobrir – algumas curiosidades do jogo da King? Mas cuidado, o perigo de terminar de ler este artigo e sair jogando o game é real. Confira!

1. Criou uma geração de viciados

Uma das curiosidades de Candy Crush foi desvendada por pesquisadores. Eles mostraram como o jogo produzia dopamina, conhecido como neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.

A cada vez que um usuário conseguia ultrapassar uma fase, a substância era secretada no organismo. Acontece que a dopamina também entra em ação no organismo pelo vício em drogas e jogatina.

A coisa chegou a tão ponto que no Reino Unido havia um programa de reabilitação a viciados, cujo tratamento chegava a custar R$ 10 mil.

2. Novos níveis são lançados frequentemente

(Fonte: King/Reprodução)(Fonte: King/Reprodução)Fonte:  King 

Quando a King, a desenvolvedora do jogo, percebeu que precisava manter os usuários motivados a seguir jogando, ela criou um padrão de lançamento de novos níveis – ou fases.

Desde 2012, ela alternou entre fazer esses lançamentos semanalmente e quinzenalmente, mas sempre em mesmo número: 15 novos níveis adicionados frequentemente para os fãs mais fervorosos.

Até maio de 2022, o jogo contava com 11150 níveis. Nada mal para um game que iniciou com apenas 65 fases.

3. Jogo teve um programa na TV

Em 2017, a CBS, uma das principais emissoras de TV dos Estados Unidos, teve a ideia de capitalizar o sucesso de Candy Crush transformando o jogo em um game show na TV.

Eram enormes tabuleiros interativos baseados no título da King, usando tecnologia de última geração para transformar o fenômeno mundial em sucesso televisivo. Não deu muito certo e, após 12 episódios, o programa foi cancelado.

4. Maioria dos jogadores de Candy Crush são mulheres

(Fonte: King/YouTube/Reprodução)(Fonte: King/YouTube/Reprodução)Fonte:  King 

Os dados mais recentes sobre usuários ativos diários no jogo – março de 2022 – mostram que Candy Crush segue mantendo um número relativamente alto: 13,23 milhões de jogadores.

Esse número foi maior no auge da pandemia – chegou a atingir 19 milhões –, mas segue sendo alto. O que também é expressivo é a porcentagem de mulheres que jogam o game: 58%.

5. Um jogo sem "game over"

(Fonte: King/Reprodução)(Fonte: King/Reprodução)Fonte:  King 

Uma das grandes estratégias da King para transformar o jogo em um sucesso mundial foi não dar espaço a um "game over". Em nenhum instante o jogo tem um término. Havia, é claro, o risco de que o jogo ficasse enjoativo.

Pois a equipe de designers da produtora do jogo pensou em uma solução simples: limitação temporária. A cada período de tempo, o limite de vidas é reestabelecido, fazendo o usuário retornar à plataforma, mantendo o estado de excitação no aplicativo.

6. Candy Crush e Call of Duty são da mesma família

(Fonte: Activision/Reprodução)(Fonte: Activision/Reprodução)Fonte:  Activision 

Em 2016, a Activision Blizzard adquiriu a King em  um acordo que movimentou US$ 5,9 bilhões. A dona de franquias de sucesso como Call of Duty apostou na aquisição para colocá-la no topo entre as maiores redes de jogos do mundo.

Na época, a empresa atingiu a expressiva marca de 500 milhões de usuários ativos em seus títulos. Dados mais recentes indicam que só a franquia de Candy Crush tenha 350 mil jogadores mensais.

7. Candy Crush gerou outros 3 jogos

(Fonte: King/Reprodução)(Fonte: King/Reprodução)Fonte:  King 

Tal qual no cinema, um título de sucesso rende sequências, correto? No caso de Candy Crush, rendeu outros títulos com premissa semelhante – e nomes distintos.

Além da versão normal, a King criou o Soda Saga, o Jelly Saga e o Friends Saga. Cada um tem sua particularidade, mas são jogos parecidos. Inclusive, na liberação de dopamina, diga-se de passagem.

8. Já faturou mais de US$ 2 bilhões com compras no app

(Fonte: King/Reprodução)(Fonte: King/Reprodução)Fonte:  King 

Em jogos eletrônicos, uma das fontes de rende são as aquisições chamadas in-app. No título da King, os jogadores têm a possibilidade de comprar vidas ou ferramentas para ajudar a ultrapassar níveis difíceis.

Desde a estreia, o título já rendeu US$ 2,2 bilhões em gastos de jogadores. Desta fatia, US$ 1,1 bilhão foram feitos apenas nos Estados Unidos.

Vale a pena jogar Candy Crush em 2022?

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)Fonte:  Pixabay 

Depende. Candy Crush é um jogo que exige um certo perfil, que jogadores acostumados a grandes títulos de Xbox ou PlayStation podem não se encaixar. O mesmo vale para os apaixonados por Roblox ou Minecraft.

Em contrapartida, pesam a favor a mobilidade do game a contínua atualização e seus gráficos mais modestos, que permitem que seja instalado até em dispositivos mais antigos, seja com Android ou iOS.

Não esqueça que aqui no Voxel você encontra outros artigos como esse, em um deles pode estar seu próximo game favorito. Compartilhe o conteúdo e conheça outros amantes de games eletrônicos!

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