Dragon Ball FighterZ terá rollback netcode e versões next-gen

1 min de leitura
Imagem de: Dragon Ball FighterZ terá rollback netcode e versões next-gen
Imagem: Divulgação/Bandai Namco

A comunidade de Dragon Ball FighterZ tem motivos para comemorar. Durante a EVO 2022 na madrugada deste último sábado (6), a Bandai Namco anunciou que o jogo receberá suporte a netcode de rollback em breve.

De acordo com o anúncio, a novidade estará disponível somente no PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S, com o lançamento de versões dedicadas para a nova geração de consoles. O PlayStation 4 e Xbox One não terão suporte, mas haverá caminhos de upgrade para as novas versões.

Um suposto vazamento, que teria sido fruto do ataque de ransomware sofrido pela Bandai Namco, já teria apontado o lançamento de Dragon Ball FighterZ Super, que pode se tratar da versão do jogo para a nova geração. Até o momento, a publicadora não deu mais detalhes sobre a novidade.

Como o rollback é mais exigente, os requisitos mínimos e recomendados de Dragon Ball FighterZ no PC também devem passar por mudanças. Por esse motivo, a publicadora garante que ainda será possível jogar com o netcode de delay habilitado.

Mas o que é rollback?

Para quem não está familiarizado com a tecnologia, o rollback é um código de rede que garante que a resposta dos botões dos jogadores seja imediata durante as partidas online. E nos jogos de luta, qualquer atraso de frames tem grandes consequências no desempenho.

Em vez de aplicar um atraso dependendo da distância ou qualidade da conexão, o código faz simulações das ações dos jogadores, e com altas taxas de acerto. Isso faz com que instabilidades e lags praticamente não sejam notados. Caso a previsão esteja errada, o jogo pula alguns quadros de animação para sincronizar a partida.

Cada vez mais jogos de luta têm aderido ao netcode de rollback, especialmente após a pandemia da Covid-19. Como a comunidade não conseguiu mais se juntar para jogar, passou-se a cobrar mais do ambiente online dos jogos, que costumavam usar mais netcodes baseados em delay.

Vários jogos fazem bom uso do rollback hoje em dia, com destaque para DNF Duel, Guilty Gear: Strive, The King of Fighters XV e Killer Instinct. Já se sabe que Street Fighter 6 fará uso da tecnologia, enquanto Samurai Shodown receberá uma atualização em 2023.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.