Elden Ring: mod melhora a performance do jogo removendo icônica árvore

1 min de leitura
Imagem de: Elden Ring: mod melhora a performance do jogo removendo icônica árvore
Imagem: Bandai Namco/Divulgação

Elden Ring chegou dominando o mercado, alcançando surpreendentes números de vendas e se tornando um dos candidatos favoritos de diversos jogadores ao prêmio de melhor jogo do ano. Apesar de ser o queridinho de muita gente, o título não é perfeito e sofre com a queda na performance em algumas situações. Pelo menos até jogador quase que literalmente cortar o mal pela raiz.

Quem jogou o mais recente souls-like da FromSoftware sabe que no mapa das Terras Intermédias existe uma gigantesca árvore brilhante que pode ser vista mesmo a longínquas distâncias. Pelo visto a icônica Térvore era responsável por boa parte das engasgadas sofridas pelo jogo. A solução? Remover a árvore, é claro.

E foi justamente isto o que fez o modder conhecido como K4richard, que liberou uma modificação no site Nexus Mods que permite aos jogadores curtir as partidas com muito menos quedas da taxa de quadros por segundo ao remover a árvore do mapa.

Remover a gigantesca árvore das Terras Intermédias resultou em melhoria na taxa de quadros por segundoRemover a gigantesca árvore das Terras Intermédias resultou em melhoria na taxa de quadros por segundoFonte:  Bandai Namco/Nexus Mods 

Em entrevista ao PC Gamer, o modder relatou perceber que o jogo parecia exigir muito mais do poder de processamento do computador ao se aproximar da gigantesca estrutura e suas belíssimas ramificações. Segundo ele, a Térvore e seus efeitos de partículas eram os causadores dos problemas de performance do jogo.

Ao removê-la, o jogo começou a rodar bem melhor, reduzindo bastante as quedas na taxa de quadros por segundo e tornando a experiência de jogo mais fluida, o que ajudou bastante principalmente em batalhas perto da raiz da Térvore. K4richard afirma até mesmo ter conseguido jogar Elden Ring a 30 fps em um computador mais fraco e ter conseguido aumentar a taxa em 15 quadros em uma GT 1030. "Este mod praticamente reduziu os requisitos de vídeo mínimos para o jogo", disse o modder.

Ainda em beta, a modificação não é perfeita: embora a Térvore tenha sido removida, alguns de seus galhos continuam visíveis — algo que o modder afirma estar trabalhando para consertar. De qualquer forma, se você está sofrendo com quedas de fps ou seu computador não atendia aos requisitos mínimos, K4richard pode ter a solução para os seus problemas a poucos cliques de distância.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.