6 dicas para iniciantes em Free Fire

3 min de leitura
Imagem de: 6 dicas para iniciantes em Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

O Free Fire é um dos maiores sucessos entre os Battle Royales no mundo, com uma legião de jogadores aqui no Brasil. Com tanta gente jogando tanto no iOS quanto no Android, é importante mandar bem desde o início para conseguir chegar ao fim das partidas e gritar o booyah da vitória. Por isso, selecionamos 6 dicas para iniciantes:

1. Avalie bem o mapa e onde quer cair

Assim como de costume em outros jogos do gênero, no Free Fire a posição onde o jogador cai na ilha é de extrema importância. Alguns locais possuem drops melhores ou são mais disputados por outros players, por exemplo. Por isso, separe um tempo das suas primeiras partidas para explorar bem o mapa e conhecer todas as localidades.

Mapa do Free Fire visto de cimaMapa do Free Fire visto de cimaFonte:  Divulgação/Garena 

Depois de algumas quedas, você já vai sacar quais regiões combinam mais com sua estratégia de jogo — às vezes você quer rushar desde o início, enquanto em outras partidas prefere jogar com mais cautela, em locais mais afastados.

2. Conheça os personagens e os pets

O Free Fire possui uma lista enorme de personagens que podem ser adquiridos com diamantes, a moeda oficial do jogo. Cada um deles possui habilidades diferentes, como, por exemplo, aumentar o dano aos adversários ou recuperar vida mais rapidamente. Com tantas opções, é importante ler o que cada um faz e com qual você mais se identifica.

Personagens e petsPersonagens e petsFonte:  Divulgação/Garena 

O mesmo vale para os pets, que dão uma ajudinha extra com suas habilidades únicas. Para não gastar seus dimas à toa, vale a pena fazer uma comparação entre as opções de personagens e bichinhos para fazer compras que de fato te ajudem em suas partidas.

3. Teste as armas

Um jogo de tiro não faz sentido sem boas armas, não é? E elas são essenciais para o sucesso nas partidas do game. Com diversas opções de armamento, que vão de foice a snipers, cada uma é indicada para momentos diferentes de um confronto. Viu um inimigo em campo aberto? Aposte em uma boa sniper, como a AWM. Está rushando? Os rifles de assalto e pistolas fazem mais sentido em confrontos a média e curta distância.

Armas do FFArmas do FFFonte:  Divulgação/Garena 

É importante ressaltar que assim como na vida real, as armas possuem diferentes recuos, capacidade de balas e danos. Não existe arma certa: o que existe é escolher com quais você mais se adapta. Aproveite para conhecer a Ilha de Treinamento, onde é possível testar todos os armamentos com munição infinita

4. Coloque um fone e preste atenção aos sons

No Free Fire, os sons são essenciais para a jogabilidade. É possível ouvir passos dos adversários, barulho de recarga de arma, tiros, veículos, entre outros. No início os sons podem parecer meio iguais, mas com o tempo é fácil se acostumar a identificar o que cada um significa e de qual direção eles estão vindo.

Usar um fone é recomendável para facilitar o reconhecimento de todos os barulhos, já que o título usa som direcional. Nas configurações também é possível ajustar o volume da música, efeitos sonoros e voz no chat.

5. Nada de ficar parado

Em jogos que misturam tiro e estratégia, ficar parado nunca é uma boa ideia. Isso porque dependendo de onde você está, outros jogadores podem te identificar de longe e atirar facilmente. Quanto mais nos movemos pelo mapa, seja correndo, pulando ou trocando de posição, mais difícil fica para os adversários nos atingirem.

Movimentação no jogo é importante, seja a pé ou em veículosMovimentação no jogo é importante, seja a pé ou em veículosFonte:  Divulgação/Garena 

Os jogadores profissionais costumam agachar e mexer bastante seus personagens, mesmo quando estão em um momento de observação. Ao correr em campo aberto, também vale não seguir só uma única direção, assim fica mais difícil para os inimigos prever seus próximos movimentos.

6. Aprenda a usar a parede de gel

No Fortnite os jogadores têm a construção, no Free Fire existe a parede de gel. A ferramenta cria literalmente uma parede onde é colocada, formando assim uma estrutura de defesa para o jogador. Sabendo usar bem, é possível também prender adversários usando várias paredes, ou até destruir a estrutura do inimigo para atingi-lo enquanto ele se cura, por exemplo.

Uma das paredes de gel do Free FireUma das paredes de gel do Free FireFonte:  Reprodução/Garena