Saints Row: não adianta reclamar, o reboot será muito diferente

8 min de leitura
Imagem de: Saints Row: não adianta reclamar, o reboot será muito diferente
Imagem: Volition/Reprodução

O reboot de Saints Row foi anunciado em agosto do ano passado e pegou muita gente de surpresa. Apesar do tradicional clima de guerra de gangues que consagrou a saga, tudo visto no primeiro vídeo era bastante diferente: o clima, os protagonistas, a estética... Se a essa altura você ainda tem dúvida de que o novo game será completamente diferente do original, é bom se preparar.

O Voxel foi convidado pela Deep Silver (publisher) para assistir a uma apresentação hands-off (não jogamos, só vimos um longo gameplay) do título. E ainda tivemos a oportunidade de participar de um bate-papo com parte da equipe de desenvolvimento.

Antes de mostrar o trailer com a jogabilidade, a equipe da desenvolvedora Volition reproduziu em looping o vídeo abaixo, que aborda a customização do próximo game. Ele é importante porque realmente mostra um dos pilares do novo jogo.

O grau de personalização é impressionante. Além de aspectos mais triviais, como cor da pele, olhos, cabelos, sobrancelhas, lábios e formato do corpo, será possível colocar braços e pernas mecânicas, dezenas de acessórios e até tampões divertidos nas regiões genitais e nos mamilos.

E não será só o personagem principal que o jogador poderá moldar, já que veículos e armas também serão customizáveis. A ideia, de acordo com os desenvolvedores, é tornar a experiência na cidade de Santo Ileso bastante pessoal.

Mundo realmente aberto

Passando para o material inédito, a nova gravação de gameplay começou dando uma ideia de como Santo Ileso será grande e estará aberta à exploração com nove distritos e ambientes, do mais desértico até os mais urbanos.

Adjetivado como "vibrante", o novo mundo parece ser bastante divertido para a exploração de carro, como um bom game inspirado em GTA. Na direção pelas ruas foi possível observar que a iluminação e os efeitos de sombra estão bem bonitos, como um título que será lançado para PS5 e Xbox Series X deve ser.

Para recriar os ambientes, a equipe da Volition se inspirou em locais como Novo México, Nevada e Dallas (EUA). As regiões foram fotografadas e transformadas digitalmente para gerar a sensação de realidade e reconhecimento nas paisagens.

"Eu nunca vi uma cidade como essa em um jogo antes", disse Brian Traficante, diretor criativo da Volition

Saints RowOs cenários desérticos em Saints Row chamam a atenção pela luz e pela vegetação.

A promessa é que haverá centenas de formas de resolver os desafios e interagir com Santo Ileso. Além do tradicional carro, o mundo poderá ser explorado com helicópteros, tanques, jatos, caminhões, motos e muito mais.

Nessa exploração, o celular – que também servirá para personalização – será um dos aliados, já que com ele será possível acessar o GPS e indicar pontos de interesse. Uma ferramenta que parece divertida é que alguns carros têm ejetores que podem ser utilizados para ativar o wingsuit para planar pela cidade. Com a asa ativa, será possível rebater em alguns pontos para pegar altura de novo e até mesmo pousar em veículos, em uma mecânica bem parecida com a de Just Cause.

Saints RowEm trechos do jogo será possível sacar um violão para cantar e tocar com a galera.

Com essas opções, o jogador terá uma liberdade bastante grande para definir como acessar os locais e cumprir os desafios que envolvam mobilidade e destruição. E isso nos leva ao próximo tópico.

Combate divertido

Apesar de nada revolucionário, o combate de Saints Row parece que será um dos destaques do título. A seleção de armas no melhor estilo roleta evidencia que serão várias as opções, das mais tradicionais, como pistolas, shotguns e metralhadoras, até um lançador de bolas de eletricidade.

O aspecto galhofa continua. O jogador poderá utilizar equipamentos não usuais, como armas que deixam inimigos em neon para que sejam identificados à noite ou criam barreiras.

Além da treta a distância, também haverá a opção de combates corporais. As sequências de socos e chutes têm ritmo, e, apesar de não chegarem nem perto de jogos como os da série Arkham, será bastante importante controlar os combos e ficar atento aos ataques dos inimigos.

Saints RowCaso não seja possível lutar, será possível fugir dos inimigos em Saints Row.

A dinâmica de briga, que se baseia no sistema chamado Flow, parece simples, mas chama a atenção por possibilitar golpes especiais e "perks". Um deles é o icônico golpe da garça, além de um soco de fogo que tira bastante vida dos inimigos e poderá ser um diferencial principalmente contra gangues com membros fisicamente mais fortes, como é o caso de Los Panteros. Enquanto isso, o grupo Idols, que é a gangue rosa do primeiro trailer, atacará em bando.

Ter a possibilidade de enfrentar os algozes tanto "na mão" quanto com armas permite misturar estilos, aumentando a gama de enfrentamento e dando certa liberdade para escolher a melhor forma de vencer os bandidos rivais.

Haverá ainda os combates dentro dos veículos. No carro, por exemplo, será preciso enfrentar a polícia em perseguições. Nesses casos, será possível bater nos veículos dos tiras para causar dano e até explodir os perseguidores.

SaintsOs tiroteios prometem ser insanos em Saints Row.

Se o jogador quiser, poderá atirar de dentro do veículo e até subir nele, caso seja necessário ter um campo de visão melhor – e mais estilo. Ainda sobre os policiais, um trecho do gameplay mostrou que será possível roubar o escudo deles para fazer um enfrentamento com cobertura no mano a mano.

Missões e personagens

Saints Row tem missões frenéticas. Uma das quests mostradas no vídeo é um roubo contra os Los Panteros, no qual o jogador utiliza um helicóptero para acessar um ponto mais distante na cidade e acaba encontrando um grupo da gangue rival. De dentro do veículo voador será possível disparar contra os inimigos que estiverem no chão.

Para que os jogadores tenham o que fazer nesse mundo enorme, também haverá missões alternativas como as Side Hustles, chamadas de "novas oportunidades" para ganhar dinheiro. Esses objetivos paralelos servirão também para fornecer experiência que poderá ser utilizada para evoluir a árvore de habilidades do personagem.

Já com o dinheiro, são dezenas as opções do que fazer. A principal delas, que foi mostrada no vídeo, é mesmo a personalização. A grana poderá ser usada para comprar não apenas novas roupas, mas também itens para personalizar o quartel general dos Saints, que é um ponto de encontro dos membros da facção protagonista do game e poderá ganhar estátuas e outros objetos customizáveis.

Saints RowA Volition brincou e mostrou até o Shrek como personagem customizável.

Os Saints, inclusive, são um aspecto interessante do reboot. Diferentemente do título original, o grupo é formado por integrantes mais diversos e que se parecem pouco com o que definimos de forma estereotípica como "bandidos".

Nesse novo game, o jogador continuará sendo o protagonista Boss e terá como objetivo destruir os grupos rivais para dominar Santo Ileso (com o apoio de Neenah, Kevin e Eli). Porém, desta vez, o enredo parece mais "pé no chão".

Saints RowOs protagonistas foram criticados por não parecerem uma "gangue".

A sensação de que as coisas estão diferentes do original também estará nas cores, nos diálogos, na cidade e nos objetivos dos protagonistas. A trama mostrará jovens buscando dinheiro para pagar um empréstimo estudantil, por exemplo. Essa mudança nos rumos gerou muita reclamação, mas os diretores seguem firme na ideia de refrescar a série com elementos que podem gerar mais apelo a um grande grupo de fãs.

Para que um reboot?

"Tudo está diferente porque queríamos oferecer algo totalmente novo. E estamos empolgados para ver [o jogo lançado]", disse Traficante. "A melhor parte [de trabalhar no reboot] foi o que nós ouvimos [dos jogadores]", disse rindo o diretor, sugerindo que a Volition não ligou muito para as críticas que recebeu.

Falando mais sério, ele já havia afirmado que a desenvolvedora não queria fazer apenas um sucessor espiritual, mas sim uma obra diferente. E, apesar de divertido, o projeto foi desafiador.

Para fazer que todos tivessem uma sensação inédita ao passear pela nova Santo Ileso, a história foi reconstruída com mais seriedade. Isso não indica, porém, que não há humor. Muito pelo contrário.

"Tudo está diferente porque queríamos oferecer algo totalmente novo", explicou Traficante

Saints Row

De acordo com os produtores, haverá certa similaridade no tom humorístico de Saints Row: The Third. O bom humor será embalado, contudo, com momentos de reflexão. "Apesar dos momentos absurdos, pensamos que precisaríamos oferecer emoção para o jogador. Então em alguns trechos há uma forte questão emocional por trás", explicou Jeremy Bernstein, roteirista de missões.

"É difícil manter a parte emocional quando há um personagem vestido de hot dog, mas nós tentamos", complementou Jennifer Campbell, roteirista do game.

Por que jogar o novo Saints Row?

Além de abordarem por que entendiam que a série precisava de um recomeço, os representantes da Volition falaram bastante sobre as decisões de gameplay. Questionado se seria possível jogar em primeira pessoa dentro do carro, Traficante negou, salientando que o combate nos veículos foi todo imaginado para ser em terceira pessoa.

Danielle Benthien, artista de interface, pontuou que o HUD poderá ser modificado e que os elementos poderão ser colocados na parte de baixo ou de cima da tela, como o jogador preferir. Também será possível deixar o visor completamente limpo de informações e utilizar opções de acessibilidade. Com isso, Saints Row poderá ser jogado por pessoas com deficiência visual ou motora, tendo vários níveis de dificuldade e recursos para dispensar a necessidade de pressionar botões por um longo período, por exemplo.

Outra novidade – nem tão nova assim na série – é o modo cooperativo. Será possível jogar a campanha inteira com um amigo ou sozinho, sendo que há missões que foram planejadas para ser mais bem aproveitadas com uma companhia.

Saints RowO modo cooperativo de Saints Row terá mecânicas para evoluir os dois personagens juntos.

A equipe ainda explicou que alguns itens serão desbloqueáveis, mas não ficou claro se haverá opções pagas, por exemplo. E, além de simples acessórios estéticos, algumas das customizações serão centrais na trama, segundo Kenzie Lindgren, designer de experiência do usuário (UX), que afirmou que a escolha de roupas pode, inclusive, facilitar o enfrentamento a determinadas facções.

Traficante explicou que as equipes já estão fazendo os ajustes finais no jogo. Dando uma justificativa para quem não gostou dos primeiros trailers e das informações liberadas até agora, o diretor disse que em Saints Row será possível fazer "praticamente qualquer coisa" nas ruas de Santo Ileso.

"O jogador poderá explorar [a cidade] de centenas de formas", garantiu. "Cada vídeo de gameplay mostrará a pessoa jogando de uma forma diferente. Pode ser a mesma missão, mas tudo será diferente. Distribuímos atividades por todo o mapa e [o reboot de Saints Row] é um verdadeiro sandbox", prometeu.

Originalmente planejado para sair em 25 de fevereiro de 2022, Saints Row foi adiado; agora a previsão é que o jogo estreie em 23 de agosto para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X/S.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.