Intel Core: entenda o nome das CPUs

3 min de leitura
Imagem de: Intel Core: entenda o nome das CPUs
Imagem: Shutterstock

Os processadores da Intel talvez sejam uma das peças de hardware mais conhecida pelo público mais leigo, principalmente devido a grande hegemonia da marca em parte da década passada.

Neste artigo, vamos explicar a nomenclatura dos processadores domésticos que integram o portfólio da Intel e tentar desmistificar as inúmeras siglas e letras que compõem o "alfabeto das CPUs".

A nomenclatura da Intel

Entendendo a nomenclatura da IntelEntendendo a nomenclatura da IntelFonte:  Intel (adaptado)/Tecmundo 

A imagem acima será nosso guia e o primeiro passo para saber ler qualquer processador da empresa é entender com que marca estamos lidando.

A marca Intel Core

Atualmente, a marca Intel Core é dedicada aos processadores domésticos ou corporativos da empresa que vão ser utilizados por um consumidor casual, um gamer, algum profissional de edição ou até mesmo em um computador de escritório.

Todavia, a empresa também usa a marca Xeon, que é referente as CPUs utilizadas para workstations, servidores, nuvem, Inteligência Artificial ou projetos de grande porte. Dessa forma, encontrar processadores Xeon é mais difícil e não é recomendado para montar um PC Gamer ou um computador para apenas navegar na internet.

As famílias

Identificar a família de um processador já é o meio do caminho para escolher o componente que mais se adequa ao seu uso. Hoje, a Intel divide sua linha em seis segmentos principais: Celeron, Pentium, Intel Core i3, i5, i7 e i9.

IntelProcessadores i5 são um dos mais visados do mercado

  • Celeron: São os processadores mais básicos da Intel. Geralmente acompanha 2 núcleos e até 4 threads com clocks bem baixos. São indicados para quem quer apenas navegar na internet e fazer tarefas muito simples;
  • Pentium: Muito parecido com o Celeron, mas geralmente tem clocks levemente mais altos. Ainda assim, não é indicado para multitarefas;
  • Core i3: Primeira família principal da Intel. Os modelos mais recentes tem 4 núcleos e até 8 threads com frequências mais altas. Ideal para muitos consumidores, gamers, empresas, etc. O famoso "bom e barato";
  • Core i5: Processadores intermediários que podem chegar a até 12 núcleos. Indicados para diversos cenários e considerados os melhores custo/benefício da marca. Alguns chegam a encostar nos i7;
  • Core i7: CPUs de alta performance indicados para quem quer muito poder de fogo e utilizados pela maioria dos entusiastas;
  • Core i9: Melhores processadores da Intel, indicados para usos extremos. É o topo de linha de marca feito para os mais exigentes, podendo ter até 16 núcleos e 24 threads.

Gerações

A próxima informação relevante é a geração, evidenciada como os dois primeiros números após o travessão. Anualmente a Intel lança uma nova geração de processadores, aumentando frequências, diminuindo consumo energético, otimizando o arrefecimento e assim por diante.

Hoje os processadores da companhia estão na 12ª Geração, que se destaca por conta de uma arquitetura híbrida e compatibilidade com módulos de memória DDR5. Porém, para consumidores casuais é interessante investir em modelos a partir da 8ª ou 9ª Geração.

Arquitetura híbrida da 12ª GeraçãoArquitetura híbrida da 12ª GeraçãoFonte:  Intel/Divulgação 

Já para quem quer jogar ou executar tarefas mais pesadas, adquirir modelos a partir da 10ª Geração pode ser um investimento mais sábio.

Os modelos

Os próximos números talvez sejam os mais complexos do consumidor entender. De forma geral, as principais variações dos modelos dentro de uma mesma família são clocks mais altos, economia de energia, desempenho superior e assim por diante.

Existem muitas variações e, para não haver dúvidas, é bom consultar o site oficial da Intel para saber se aquele processador específico vai te atender. Por exemplo: a grande diferença entre um Core i3-12100 contra um Core i3-12300 é que o primeiro chega a 4,4 Ghz e o segundo a 4,3 Ghz.

No caso dos i5, o i5-12400 é um ótimo processador mais voltado ao segmento intermediário, enquanto o i5-12600K já está numa categoria beirando a topo de linha. Mesma marca, geração e família, mas modelos diferentes.

Sufixo

Por fim, chegamos aos sufixos, que como o nome indica, são pequenas letrinhas que indicam referências especiais em cada processador.

  • K (Unlocked): Processador desbloqueado para overclock;
  • H (High Performance Graphics): Processadores de alta performance para notebooks;
  • U (Ultra Low Power): CPUs de baixa tensão para notebooks finos e ultraleves;
  • T (Power Optimized): Tem mais eficiência energética em modelos de desktop; clocks mais baixos;
  • G: Possui placa gráfica integrada adicional, como no NUC8i7HVK, com gráficos Radeon RX Vega;
  • F: Apenas para desktop, significa que o processador não tem gráficos integrados;
  • S: Edição especial, geralmente usada para desktops com frequências mais altas;
  • X (Extreme Edition): Linha de processadores para fluxos de trabalho avançados;

Esses sufixos podem se juntar para indicar diferentes modelos de processadores. Um processador para notebooks com final HK significa que ele é de alta performance (H) e desbloqueado para overclock (K), por exemplo.

Assim, entender o nome dos processadores da Intel é só uma questão de assimilar cada informação e depois juntar todo esse quebra-cabeça. Aliás, vale a pena ficar ligado no Tecmundo para acompanhar os futuros lançamentos da empresa!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.