Switch Lite: vale a pena comprar o portátil mais barato da Nintendo?

2 min de leitura
Imagem de: Switch Lite: vale a pena comprar o portátil mais barato da Nintendo?
Imagem: Nintendo

O Nintendo Switch tem se mostrado um grande sucesso e sua fabricante não está fazendo pouco para aproveitar o hype. Atualmente temos três modelos diferentes do console portátil, mas o que mais levanta dúvidas é o menor e mais acessível deles - afinal de contas, vale a pena comprar um Switch Lite? Vamos tentar ajudá-lo a decidir com este artigo.

Vantagens do Nintendo Switch Lite

Se o seu foco é portabilidade, o Switch Lite vai lhe oferecer diversas vantagens em relação aos outros modelos. Sim, ele tem a tela menor de todas - apenas 5,5'', contra 6,2'' no modelo padrão e 7'' no OLED. Mas essa tela menor resulta num aparelho pequeno e mais leve. O Switch Lite pesa apenas 280g, enquanto o padrão vai pra 400g e o OLED pesa 420g.

O Switch Lite menor, mais leve e mais baratoO Switch Lite menor, mais leve e mais baratoFonte:  Nintendo 

Mesmo sendo menor, o Switch Lite não sacrifica armazenamento em relação ao modelo padrão, vindo com os mesmos 32 GB de espaço livre.

O console conta com controles embutidos e tem uma variedade maior de cores para escolher, que são exclusivas para o modelo Lite.

Mas claro que a principal vantagem dessa versão do Switch, e o grande motivo dele existir, é que ele é mais barato. Atualmente, é possível encontrar o Switch padrão por valores que ficam numa média a partir dos R$ 2.500, enquanto o Switch Lite aparece até por menos de R$ 2.000.

Desvantagens do modelo Lite

Claro que uma versão mais barata do Nintendo Switch não traria só vantagens, e o modelo tem suas limitações.

Já mencionamos sua tela menor, mas a principal desvantagem do Switch Lite é que ele é feito para usar apenas como portátil, ou seja: ele é incompatível com o dock e, de maneira oficialmente suportada, não permite passar sua tela para uma TV ou monitor.

Além disso, ele não acompanha os Joy-Con com todas as suas funcionalidades avançadas de HD Rumble e câmera IR Motion. Os controles do Switch Lite são embutidos e tradicionais, algo que prejudica na compatibilidade nativa com jogos que usam sensores de movimentos, como Super Mario Party e 1-2 Switch (além de não ter como jogar The Legend of Zelda: Twilight Princess HD no modo de movimentos).

Esse problema pode ser contornado ao conectar Joy-Cons ou um Pro Controller externo, mas você terá que jogar com o Switch apoiado em alguma superfície e, claro, adquirir um par de joystick extra.

Algumas funcionalidades são limitadas no modeloAlgumas funcionalidades são limitadas no modeloFonte:  Nintendo 

Sendo um aparelho menor, o Lite também vem com uma bateria menor, prometendo autonomia entre 3 e 7 horas, enquanto o Switch padrão e o OLED prometem entre 4,5 a 9 horas longe da tomada.

Então vale ou não vale a pena?

No fim das contas é óbvio que a pessoa que está comprando que deve decidir se o Switch Lite vale a pena ou não. Levando em conta as vantagens e desvantagens listadas aqui, podemos apenas ressaltar que o Switch Lite talvez seja uma boa opção pra quem busca realmente aproveitar a experiência portátil do Switch, e que pode economizar uma boa grana escolhendo o console.

Uma boa opção para seu segundo consoleUma boa opção para seu segundo consoleFonte:  Nintendo 

Esse pode ser o caso de quem não pretende ter o Switch como console principal, mas como secundário, aproveitando sua portabilidade e seus exclusivos. Mas se o seu plano é ter o Nintendo Switch como principal vídeo game da casa, provavelmente vale mais a pena investir um pouco mais e pegar o modelo padrão, pra poder aproveitar o dock e jogar na TV.

Imagem: Nintendo Switch Lite
Imagem: Tecmundo Recomenda

Nintendo Switch Lite

Switch Lite é uma versão mais barata do adorado console da Nintendo. Mesmo sendo mais acessível, ele ainda é ótimo para você que ama videogames portáteis.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.