9 fatos curiosos sobre Super Mario Bros que talvez você não saiba

3 min de leitura
Imagem de: 9 fatos curiosos sobre Super Mario Bros que talvez você não saiba
Imagem: Nintendo

Em 1985, o primeiro título da franquia Super Mario Bros. foi lançado pela Nintendo. Criado por Shigeru Miyamoto, logo no início, o personagem se aventurava em mundo colorido, porém repleto de perigos. Neste ano, o jogo completa 37 anos de existência, mas há muitas curiosidades interessantes envolvidas em seu desenvolvimento.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Confira uma lista recheada de informações que muitos fãs talvez não saibam até o momento. Aproveite!

1. A origem do nome

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

De acordo com os desenvolvedores, em 1981, a Nintendo desejava se estabelecer em Tukwila, no estado norte-americano de Washington. Após alugarem um local, em determinado dia, o dono do imóvel surgiu para cobrar o aluguel atrasado. Ele se chamava Mario Segale e, de certa maneira, marcou os funcionários da companhia que estavam por lá naquele momento.

Segundo os estudos de Benj Edwards, um historiador focado no mundo dos jogos digitais, Segale não era muito alto e utilizava suspensórios em sua vestimenta. Este Mario faleceu em 2018.

2. Sua primeira aparição

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Embora o primeiro jogo da franquia só tenha sido lançado oficialmente em 1985, o personagem surgiu em 1981, introduzido em Donkey Kong, também criado por Shigeru Miyamoto.

Consistindo em um jogo de plataforma arcade, o título mostrava um macaco jogando barris para todos os lados e os jogadores precisavam se articular para encontrar um Jumpman que poderia controlá-lo. Posteriormente, esse personagem em questão foi rebatizado e ganhou uma franquia inteira para chamar de sua.

3. Inicialmente ele era um vilão

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Ainda falando de Donkey Kong, o Jumpman surgia como uma espécie de agente para controlar a fúria do grande macaco. No entanto, nas sequências que vieram nos anos seguintes, Donkey Kong Junior foi introduzido.

E sempre que o Mario da época prendia o Donkey Kong, seu filho aparecia para salvar seu pai de todo o mal. Mesmo que a vilania do personagem não estivesse tão implícita, a Nintendo o redesenhou para ter uma aparência mais assustadora.

4. Mario já entrou para o Guinness Book

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

A franquia já quebrou alguns recordes ao longo de sua história, entrando diretamente para o Guinness Book, que registra esses feitos anualmente. Por exemplo, Super Mario ainda detém o recorde de personagem de videogame mais antigo em atividade. Além disso, ele também é o personagem que mais rendeu jogos — são mais de 200! Seu último recorde está relacionado ao seu alcance, pois a franquia é a mais vendida de todos os tempos.

5. O personagem esteve em mais de 200 jogos

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Conforme mencionado anteriormente, Super Mario já participou de mais de 200 títulos jogáveis. A maioria de seus fãs consegue citar alguns deles sem consultar qualquer página na internet, como Super Mario Odyssey, Super Smash Bros., Super Mario Kart, entre outros. Mas há muito mais, pois a franquia se expandiu para diversos setores, incluindo séries de RPG, jogos temáticos, especiais, para celular, educativos, entre outros.

6. Um jogo com Popeye

(King Features Syndicate/Reprodução)(King Features Syndicate/Reprodução)Fonte:  King Features Syndicate 

No início dos anos 1980, Shigeru Miyamoto desejava criar um jogo baseado no clássico desenho animado Popeye, no qual o personagem titular, Olivia e Brutus estariam presentes.

Contudo, a Nintendo não conseguiu adquirir os direitos para desenvolver esse projeto e Donkey Kong foi criado logo na sequência, baseando-se, de alguma forma, em Popeye. E como Mario estava envolvido nesse título, podemos dizer que ele é o primeiro Popeye da Nintendo.

7. Mario chega a Hollywood

(Buena Vista Pictures/Reprodução)(Buena Vista Pictures/Reprodução)Fonte:  Buena Vista Pictures 

O sucesso de Super Mario Bros. foi grandioso no mundo inteiro. E não demorou muito para que Hollywood se interessasse pelo personagem e desenvolvesse seu primeiro filme. Em 1993, Super Mario Bros. foi lançado contando com Bob Hoskins, Dennis Hopper e John Leguizamo nos papéis principais. Curiosamente, esse é o primeiro filme baseado em um jogo de videogame da história.

8. As profissões do personagem

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Mario ficou bastante conhecido por ser um encanador. Mas ao longo de sua carreira, se aventurou em muitas outras profissões. Inicialmente, ele foi apresentado como um carpinteiro em Donkey Kong, mas também já foi piloto, artista marcial, atleta, construtor, jogador de tênis, piloto, jogador de futebol e também jogador de golfe.

9. As limitações técnicas moldaram o design de Mario

(Nintendo/Reprodução)(Nintendo/Reprodução)Fonte:  Nintendo 

Para fechar a lista, é preciso falar sobre o design do personagem, que foi pensado justamente levando em consideração a tecnologia da época. Segundo o que alguns historiadores investigaram, o bigode foi feito para que ninguém pudesse ver sua boca, algo difícil de modelar. Além disso, o macacão com as cores fortes ajudava a deixar os movimentos mais visíveis para quem estivesse jogando.

Gostou da lista? Continue ligado aqui no Voxel para não perder nenhuma curiosidade ligada ao mundo dos jogos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.