A PlayStation anunciou oficialmente nesta terça-feira (29) seu novo serviço, que unirá PlayStation Plus e PlayStation Now em um único lugar. E apesar de a nova assinatura contar com mais de 700 jogos, os lançamentos da Sony não chegarão em Day One na biblioteca pelo menos no curto prazo.
"[Em termos de] colocar nossos próprios jogos neste serviço, ou qualquer um de nossos serviços, após o lançamento… não é um caminho que vamos seguir. Achamos que se fizermos isso com os jogos que fazemos no PlayStation Studios, esse ciclo virtuoso será quebrado. O nível de investimento que precisamos fazer em nossos estúdios não seria possível e achamos que o efeito indireto na qualidade dos jogos que fazemos não seria algo que os jogadores desejam”, argumentou Jim Ryan, CEO da PlayStation, em entrevista ao site Games Industry.
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O executivo defendeu que os jogadores da marca gostam desse “ciclo virtuoso”, que nasce dos altos investimentos nos títulos first-parties e do consequente sucesso deles no mercado. O próprio Ryan também afirmou que a marca japonesa gosta de trabalhar nessa linha.
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Mesmo defendendo que lançar jogos em Day One na nova Plus contrariaria o planejamento da empresa, o chefão da PlayStation não negou que isso pode acontecer no futuro. De acordo com ele, o mercado muda muito rápido e nenhuma decisão é “para sempre”.
“Quem diria quatro anos atrás que você veria uma IP AAA da PlayStation sendo publicada no PC? Começamos no ano passado com Horizon Zero Dawn, depois Days Gone e agora God of War — uma versão para PC extremamente polida e bem-sucedida. [Tivemos] grande sucesso crítico, grande sucesso comercial e todo mundo fez as pazes com isso acontecendo e está completamente à vontade. Eu olho quatro anos para trás e acho que ninguém teria visto isso acontecer”.
“Então, não quero colocar nada em pedra nesse estágio. Tudo o que estou falando hoje é a abordagem que estamos adotando no curto prazo. Na maneira como nosso modelo de publicação funciona agora, não faz nenhum sentido [colocar os jogos em Day One na PS Plus]. Mas as coisas podem mudar muito rapidamente nessa indústria, como todos sabemos”, fez questão de salientar.
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Outra questão que ele comentou sobre o não lançamento dos jogos em Day One foi a viabilidade financeira. Apesar de o serviço ser relativamente caro (o plano mais caro no Brasil custa R$ 59,90 por mês), Ryan disse que a maioria das pessoas realiza a assinatura anual e que mesmo assim a operação financeira não fecha no fim das contas.
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